Social Icons

domingo, 16 de setembro de 2012

Mastodon - Discografia Comentada

Após deixarem o Today Is The Day em 1999, os companheiros de banda Brann Dailor (bateria) e Bill Kelliher (guitarra, backing vocals) se mudaram para Atlanta, Estados Unidos, no começo de 2000 e após conhecerem o baixista Troy Sanders e o guitarrista Brent Hinds, em um show, se uniram a eles na criação de uma nova banda.
Devido a experiência de mais de uma década de Dailor e Kelliher não tiveram problemas pra se entrosar e começar a compor. Estava criado o Mastodon.
Logo em seguida iniciaram a gravação de uma demo, contando com a participação do vocalista Eric Saner. Esse trabalho que ficou conhecido entre os fãs como 9 Song Demo, causou um grande alvoroço, devido ao impacto do trabalho que trazia uma sonoridade forte e uma excelente técnica dos músicos.
De fato, uma das coisas mais difíceis é conseguir encaixar o Mastodon em um gênero específico. O conjunto tem elementos de Thrash Metal, Death Metal, Heavy Metal, Progressive, Nu Metal, Hardcore, Grindcore, entre outros. Talvez a definição que melhor se aproxime da proposta da seja o Progressive Groove Metal.
Após a gravação de demo, Eric Saner deixou a banda e os vocais passaram a ser divididos entre Troy Sanders e Brent Hinds.
Em 2001 foi lançado o compacto Lifesblood que conta com 5 músicas, ilustrando a habilidade técnica e força desta nova banda na cena de metal pesada americana.
Em 2002, saiu o debut da banda, chamado Remission. Com o lançamento desse álbum, a banda ganhou críticas positivas e arrebanhou um grande número de fãs.
Depois do sucesso de Remission, o Mastodon preparou uma nova cartada, lançar um álbum conceitual. 
Assim, em 2004, veio Leviathan, baseado no conto Moby Dick, escrito originalmente por Herman Melville. Pra quem gosta do estilo, ou para aqueles que tem paciência de entender o conceito após várias audições, Leviathan é um álbum muito foda! 
Blood Mountain, de 2006, segue a mesma linha dos álbuns anteriores e também digno de elogios.
Crack The Skye, de 2009, mostra uma banda em evolução. Desta vez boa parte das fusões com o hardcore, punk e jazz são deixadas de lado, dando maior espaço ao metal progressivo, porém a banda ainda mostra muito do som característico dos álbuns anteriores.
O álbum é conceitual e tem uma história bem maluca, conforme resume bem o Whiplash!:
"A história do álbum persegue algo realmente diferente e caótico como as músicas da banda. Basicamente o álbum trata de um tetraplégico que descobre como fazer viagens astrais. Em uma de suas viagens ele se aproxima demais do sol, queimando o cordão que o prende a seu corpo, caindo no mundo dos espíritos, sendo enviado ao culto de Rasputin na Rússia czarista. Lá o espírito do tetraplégico prevê a morte do místico russo, que pretende usurpar o trono do czar. Rasputin, após ser morto, tenta guiar o espírito do homem de volta para seu corpo, mas no final eles encontram o Demônio, que tenta roubar suas almas e os levar para o inferno."
Quem criou esse enredo, com certeza, não tava só bebendo cerveja! rs!
Em 2011, lançam The Hunter, um álbum mais direto, mais Heavy Metal, mas de forma geral ainda é muito Mastodon.
Essa é uma banda em que numa primeira audição você pode não gostar da banda, mas se der mais algumas oportunidades, vai descobrir um conjunto sensacional e que mostra que a música pesada não tem limites e que pode se renovar, sem perder a qualidade, constantemente.


 Demo - 2000

01 - Shadows That Move
02 - Welcoming War
03 - We Thank You For This
04 - We Built This Come Death
05 - Call Of The Mastodon
06 - Slick Leg
07 - Hail To Fire
08 - Deep Sea Creature
09 - Battle At Sea

Download

 Lifesblood - EP - 2001

01 - Shadows That Move
02 - Welcoming War
03 - We Built This, Come Death
04 - Hail To Fire
05 - Battle At Sea

Download

 Remission - 2002

01 - Crusher Destroyer
02 - March Of The Fire Ants
03 - Where Strides The Behemoth
04 - Workhorse
05 - Ol'e Nessie
06 - Burning Man
07 - Trainwreck
08 - Trampled Under Hoof
09 - Trilobite
10 - Mother Puncher
11 - Elephant Man

Download

 Leviathan - 2004

01 - Blood & Thunder
02 - I Am Ahab
03 - Seabeast
04 - Island
05 - Iron Tusk
06 - Megalodon
07 - Naked Burn
08 - Aqua Dementia
09 - Hearts Alive
10 - Joseph Merrick

Download

 Blood Mountain - 2006

01 - The Wolf Is Loose
02 - Crystal Skull
03 - Sleeping Giant
04 - Capillarian Crest
05 - Circle Cysquatch
06 - Bladecatcher
07 - Colony Of Birchmen
08 - Hunters Of The Sky
09 - Hand Of Stone
10 - This Mortal Soil
11 - Siberian Divide
12 - Pendulous Skin

Download

 Call Of The Mastodon (Compilation) - 2006

01 - Shadows That Move
02 - Welcoming War
03 - Thank You For This
04 - We Built This Come Death
05 - Hail To Fire
06 - Battle At Sea
07 - Deep Sea Creature
08 - Slickleg
09 - Call Of The Mastodon

Download

 Crack The Skye - 2009

01 - Oblivion
02 - Divinations
03 - Quintessence
04 - The Czar: I. Usurper II. Escape III. Martyr IV. Spiral
05 - Ghost Of Karelia
06 - Crack The Skye
07 - The Last Baron

Download

 Oblivion - EP - 2009

01 - Oblivion
02 - Divinations (Live At XFM)
03 - The Bit (Live At XFM)
04 - Colony Of Birchmen (Live At XFM)

Download

 Jonah Hex: Revenge Gets Ugly - EP - 2010

01 - Death March
02 - Clayton Boys
03 - Indian Theme
04 - Train Assault
05 - Death March (Alternate Version)
06 - Clayton Boys (Alternate Version)

Download

 Live At The Aragon - 2011

01 - Oblivion
02 - Divinations
03 - Quintessence
04 - The Czar: I. Usurper II. Escape III. Martyr IV. Spiral
05 - Ghost Of Karelia
06 - Crack The Skye
07 - The Last Baron
08 - Circle Of Cysquatch
09 - Aqua Dementia
10 - Where Strides The Behemoth
11 - Mother Puncher
12 - The Bit

Download

 The Hunter - 2011

01 - Black Tongue
02 - Curl Of The Burl
03 - Blasteroid
04 - Stargasm
05 - Octopus Has No Friends
06 - All The Heavy Lifting
07 - The Hunter
08 - Dry Bone Valley
09 - Thickening
10 - Creature Lives
11 - Spectrelight
12 - Bedazzled Fingernails
13 - The Sparrow

Download

 Live At Brixton 2012 - 2013

01 - Dry Bone Valley
02 - Black Tongue
03 - Crystal Skull
04 - I Am Ahab
05 - Capillarian Crest
06 - Colony Of Birchmen
07 - Megalodon
08 - Thickening
09 - Blasteroid
10 - Sleeping Giant
11 - Ghost Of Karelia
12 - All The Heavy Lifting
13 - Spectrelight
14 - Curl Of The Burl
15 - Bedazzled Fingernails
16 - Circle Of Cysquatch
17 - Guitar Solo
18 - Aqua Dementia
19 - Crack The Skye
20 - Where Strides The Behemoth
21 - Iron Tusk
22 - March Of The Fire Ants
23 - Blood And Thunder
24 - Creature Lives

Download

 Once More 'Round The Sun - 2014

01 - Tread Lightly
02 - The Motherload
03 - High Road
04 - Once More 'Round The Sun
05 - Chimes At Midnight
06 - Asleep In The Deep
07 - Feast Your Eyes
08 - Aunt Lisa
09 - Ember City
10 - Halloween
11 - Diamond In The Witch House

Download


5 comentários:

  1. Aqui está uma puta de uma banda, mto foda!

    ResponderExcluir
  2. Conheci no rock in rio, ouvi e vim aqui baixar um álbum. Muito interessante o sim da banda.

    ResponderExcluir
  3. Tai outra banda Foda !!!!!! e daquelas, que vc fica exausto, mas com um grande sorriso na cara... Os mano te pregam na parede, sem dó c/ sua massa sonora, mas tem um detalhe, o som é altamente trabalhado. Musicas complexas, altas passagens. Chega. Se não viu no Rock in Rio, "SIFU". Perdeu um dos shows + legais desta edição... + 1 X VLW WOTM, Rudão, sem palavras. Força e Atitude, homem. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Curti o batera,o cara toca pra caraio e ainda canta,banda muito boa!

    ResponderExcluir
  5. Conheci a banda no Rock in Rio Lisboa em 2011, curti pra caralho a banda e ouvi muito eles por uns 6 meses, depois caiu no esquecimento
    Lembrei deles esse ano quando ouvi q eles iam tocar no RiR (dessa vez no Rio msm) e curti mto o show deles
    Agora eu sei q eles vieram pra ficar!

    ResponderExcluir