Social Icons

domingo, 9 de setembro de 2012

Europe - Discografia Comentada

E que ser vivente nesse planeta que tenha pelo menos mais de 15 anos de idade nunca sequer ouviu falar nesse tamanho clássico do Hard Rock chamado Europe?! Ou que ser vivente nesse planeta nunca tenha sequer ouvido aquele tecladinho clássico de introdução da The Final Countdown?! O Europe dispensa comentários, simplesmente.
O Europe teve início no ano de 1978, em Upplands Väsby, em Estocolmo, na Suécia, por iniciativa do vocalista Joey Tempest e do guitarrista John Norum, contando posteriormente com a entrada de Peter Olsson no baixo e Tony Reno na bateria, completando a formação inicial do então chamado Force, o primeiro nome da banda. Durante os primeiros anos da banda, várias demos foram enviadas para várias gravadoras, mas sempre recebendo respostas negativas e completamente contra a sua vontade. Queriam que cortassem os cabelos e cantassem em sueco. Houve então uma embolação em 1980, com o baixista Peter Olsson deixando o Force e sendo substituído por John Levén, mas alguns meses mais tarde ele foi pro Yngwie Malmsteen e Marcel Jobs, baixista anterior do Malmsteen, se juntou ao Force, mas houveram problemas de relacionamento lá, por sinal, e ao fim de três meses, as posições foram invertidas novamente.
Em 1982 aconteceu um concurso de talentos sueco chamado Rock-SM, concurso no qual o Force fez parte, graças à namorada de Joey Tempest, que os inscreveu. Concorreram com mais de quatro mil bandas, e venceram aquele concurso, com Tempest ganhando a nomeação de melhor vocalista e John Norum a de melhor guitarrista, além do contrato de gravação de um álbum com uma pequena gravadora sueca. Durante esse concurso, o nome da banda foi modificado para Europe, como conhecemos hoje. É aí que o legado do Europe começa.
Seu primeiro álbum saiu logo no ano seguinte, em 1983, homônimo. Um ótimo álbum pra começar, fazendo mais um Heavy Metal com pitadas de Hard Rock. Quem conhece os trabalhos do ápice da banda, percebe que eles já no primeiro álbum demonstravam um estilo próprio e uma tendência a fazer aquele tipo de som. Alcançaram a oitava posição na Suécia e a décima no Japão, com a excelente "Seven Doors Hotel" recebendo destaque especial como single, principalmente no Japão.
O segundo "full-lenght" saiu em 1984, intitulado "Wings of Tomorrow", novamente apresentando um som mais voltado para o Heavy, e claro, ótimas canções, a exemplo de "Stormwind", "Scream of Anger" (que inclusive o Children of Bodom fez cover), a semi-balada "Open Your Heart" e a bela balada "Dreamer". A single "Open Your Heart" chegou à segunda posição na Suécia, e foi a responsável pelo interesse da CBS Records na banda, assinando um contrato a nível mundial em 1985. Enquanto isso, mudanças na formação aconteceram: o baterista Tony Reno foi chutado pra fora por desinteresse e falta de ensaios. Ian Haugland ocupou sua vaga. Além disso, houve a adição de um tecladista na formação, o Mic Michaeli, a princípio apenas para shows, mas posteriormente se tornou membro integral.
Os tempos de ouro do Europe começaram a partir daí. Com "The Final Countdown", lançado em 1986, a banda alcançou sucesso mundial absoluto, com a faixa-título ocupando a posição número um em 26 países. A balada "Carrie" é outra faixa bem sucedida, alcançando a terceira posição na Billboard Hot 100 dos EUA. "The Final Countdown" ficou em oitava lá, e outras faixas como "Rock The Night" e "Cherokee" não ficaram muito atrás. Para mim, o melhor álbum da banda, e o primeiro que é mais Hard Rock. Ele é completamente impecável, apesar de apresentar uma musicalidade bastante comercial, com as guitarras distorcidas quase inaudíveis nas canções. Mas é claro que essa fase comercial não agradou a todos da banda. Insatisfeito com essa tendência, e também se estranhando com o empresário, o guitarrista John Norum decidiu se desligar da banda, seguindo carreira solo. Kee Marcello recebeu o convite para substituí-lo, mas ele exigiu que pudesse produzir, compor e cantar. Felizmente isso não aconteceu, mas ele entrou na banda mesmo assim.
O próximo trabalho e quarto álbum de estúdio do Europe foi lançado em 1988 e recebeu o nome "Out of This World". Ele mantém uma atmosfera e sonoridade parecida com a de seu antecessor, e para mim, é um grande álbum, à altura de The Final Countdown, mas com este antecessor ainda sendo melhor, talvez por uma questão de carinho próprio que eu tenho. Entretanto, ele não vendeu nada se comparado com o anterior, sendo considerado até mesmo um fiasco. Mesmo assim, a turnê foi extensa, passando inclusive pelo festival em National Bowl, em Milton Keynes, na Inglaterra, ao lado de Bon JoviSkid Row e Vixen.
"Prisoners In Paradise" chegou às prateleiras em 1991, apresentando um trabalho um tanto diferente de qualquer outro que tenham lançado anteriormente. Os teclados não são tão utilizados mais, e o Hard Rock é bem mais puro. Apesar de ser mais um excelente álbum, ele foi menos notado ainda por uma questão de época. Naquele tempo, bandas como Nirvana e Pearl Jam estavam estourando as paradas, ofuscando a cena do Hard. Até aqui, o Europe alcançou o status de uma das bandas mais bem sucedidas dos anos 80. No meio da turnê de "Prisoners In Paradise", em março de 1992, a banda entrou em hiato, que acabou por durar um longo tempo. Durante esse tempo, a gravadora lançou algumas compilações, mas nada de novidades da banda. Até chegaram a participar de um festival na véspera da virada do milênio, contando inclusive com os guitarristas John Norum e Kee Marcello, e durante os anos seguintes, muitas especulações sobre um possível retorno do Europe eram feitas.
Enfim, em 2003, a banda anunciou oficialmente o seu retorno, com a formação clássica da época de "The Final Countdown". Anunciaram, inclusive, planos para um novo álbum e uma turnê mundial. O primeiro trabalho desde a volta às atividades foi o ótimo "Start From The Dark", lançado em 2004. A crítica deu respostas positivas sobre ele, mas não tanto alguns fãs. Para mim, claro, um ótimo álbum, mas não chega a ser nem de longe aquele Europe que todos esperam e conhecem. Ele não tem uma música que você ouça e fala "é ela, é foda", apesar de cada música ter, de certo modo, suas particularidades. Mas é simplesmente um álbum reto, com boas músicas, e pesado.
Em 2006 veio o "Secret Society", mais um álbum experimental e nada a ver com o Europe oitentista. As músicas são mais modernas, flertando mais com o Alternativo e até dando impressões eletrônicas. Entretanto, estamos falando de mais um ótimo álbum e um dos mais pesados na banda, com solos que não deixam nada a desejar e distorções dignas de serem ouvidas no volume máximo!
Algo que já vinha em falta na discografia da banda era algum trabalho "unplugged". Felizmente ele veio, mas "quase-unplugged". Hahaha... "Almost Unplugged" foi lançado em 2008, registro de um show "quase-acústico" (acústico na maior parte do tempo, rsrs) na sala Nalen, em Estocolmo. Além de apresentar versões de seus maiores sucessos, também tocaram covers de bandas que os influenciaram, como Pink FloydUFOLed Zeppelin e Thin Lizzy.
O excelente "Last Look At Eden" veio de jeito, em 2009. Álbum maravilhoso, pesado, e um pouco mais comercial. Linha parecida também segue o "Bag of Bones", lançado em 2012, que também me agradou bastante. Nesse meio tempo, um DVD maneiro de um show em Londres foi lançado, o "Live! At Shepherd's Bush, London", em 2011, além do "Live Look At Eden", mais um ao vivo, também lançado naquele ano.
Já o ano de 2013 viu o lançamento de mais um CD/DVD ao vivo, mas dessa vez ainda mais especial! "Live At Sweden Rock: 30th Anniversary Show" é um grandioso registro do extensivo show no Sweden Rock em comemoração aos 30 anos de estrada da banda!
O legal é reparar o amadurecimento da voz de Joey Tempest nos trabalhos pré-hiato e pró-hiato. Hoje em dia ele não tem aquela voz aguda que tinha nos anos 80, mas ainda assim ele sabe bem como usá-la nos mais recentes trabalhos do Europe. Também é possível notar duas bandas completamente distintas entre esses dois espaços de tempo. Para ouvir o Europe de 2004 em diante, é preciso estar de mente aberta, esquecer aquele Europe fodão dos anos 80 para curtir de modo mais puro esses excelentes trabalhos. Por fazerem uma sonoridade mais pesada, mais Heavy e mais Alternativa, os solos de guitarra acabam por perder aquele feeling que tinham na primeira fase do grupo, aqueles solos que fazem a guitarra chorar. Entretanto, o Europe é um grande expoente do Hard Rock mundial, uma banda super bem sucedida, uma banda de respeito. Afinal, até hoje a banda vendeu mais de 20 milhões juntando álbuns mundialmente, fazendo eles o 4º grupo mais bem sucedido da Suécia na história da música daquele país. Tá aí uma grande discografia!


 Europe (1983)

01 - In The Future To Come
02 - Farewell
03 - Seven Doors Hotel
04 - The King Will Return
05 - Boyazont
06 - Children of This Time
07 - Words of Wisdom
08 - Paradize Bay
09 - Memories

Download

 Wings of Tomorrow (1984)

01 - Stormwind
02 - Scream of Anger
03 - Open Your Heart
04 - Treated Bad Again
05 - Aphasia
06 - Wings of Tomorrow
07 - Wasted Time
08 - Lyin' Eyes
09 - Dreamer
10 - Dance The Night Away

Download

 On The Loose (EP) (1985)

01 - Rock The Night
02 - On The Loose
03 - Broken Dreams
04 - Rock The Night (Video Edit '85) (Bonus Track)

Download

 The Final Countdown (1986)

01 - The Final Countdown
02 - Rock The Night
03 - Carrie
04 - Danger On The Track
05 - Ninja
06 - Cherokee
07 - Time Has Come
08 - Heart of Stone
09 - On The Loose
10 - Love Chaser

Download

 Out of This World (1988)

01 - Supersitious
02 - Let The Good Times Rock
03 - Open Your Heart
04 - More Than Meets The Eye
05 - Coast To Coast
06 - Ready Or Not
07 - Sign of The Times
08 - Just The Begining
09 - Never Say Die
10 - Lights and Shadows
11 - Tower's Callin'
12 - Tomorrow

Download

 Prisoners In Paradise (1991)

01 - All Or Nothing
02 - Halfway To Heaven
03 - I'll Cry For You
04 - Little Bit of Lovin'
05 - Talk To Me
06 - Seventh Sign
07 - Prisoners In Paradise
08 - Bad Blood
09 - Homeland
10 - Got Your Mind In The Gutter
11 - 'Til My Heart Beats Down Your Door
12 - Girl From Lebanon
13 - Mr. Government Man
14 - Long Time Comin'

Download

 1982-1992 (Compilation) (1993)

01 - In The Future To Come
02 - Seven Doors Hotel
03 - Stormwind
04 - Open Your Heart
05 - Scream of Anger
06 - Dreamer
07 - The Final Countdown
08 - On Broken Wings
09 - Rock The Night
10 - Carrie
11 - Cherokee
12 - Superstitious
13 - Ready Or Not
14 - Prisoners In Paradise
15 - I'll Cry For You (Acoustic Version)
16 - Sweet Love Child (Previously Unreleased)
17 - Yesterday's News (Previously Unreleased)

Download

 Super Hits (Compilation) (1998)

01 - The Final Countdown
02 - Sign of The Times
03 - Carrie
04 - Cherokee
05 - Time Has Come
06 - Open Your Heart
07 - Let The Good Times Rock
08 - Halfway To Heaven
09 - Tomorrow
10 - Prisoners In Paradise

Download

 1982-2000 (Compilation) (1999)

01 - In The Future To Come
02 - Seven Doors Hotel
03 - Stormwind
04 - Open Your Heart
05 - Scream of Anger
06 - Dreamer
07 - The Final Countdown
08 - On Broken Wings
09 - Rock The Night
10 - Carrie
11 - Cherokee
12 - Superstitious
13 - Ready Or Not
14 - Prisoners In Paradise (Single Edit)
15 - I'll Cry For You (Acoustic Version)
16 - Sweet Love Child (Previously Unreleased)
17 - Yeasterday's News (Previously Unreleased On An Album)
18 - The Final Countdown 2000 (Edit Version)

Download

 Rock The Night: The Very Best of Europe (Compilation) (2004)

CD 1:
01 - Rock The Night
02 - Superstitious
03 - I'll Cry For You (Acoustic Version)
04 - Cherokee
05 - Stormwind
06 - Sweet Love Child (Single B-Side)
07 - In The Future To Come
08 - Here Comes The Night
09 - Sign of The Times
10 - Dreamer
11 - Seventh Sign
12 - Yesterday's News
13 - Got Your Mind In The Gutter
14 - Ready Or Not
15 - Aphasia
16 - Time Has Come (Live)

CD 2:
01 - The Final Countdown
02 - Halfway To Heaven
03 - Open Your Heart
04 - Long Time Coming (Single B-Side)
05 - Mr. Government Man (Outtake From Prisoners In Paradise Session)
06 - Carrie
07 - Seven Doors Hotel (Single B-Side)
08 - Girl From Lebanon
09 - The King Will Return
10 - More Than Meets The Eye
11 - Prisoners In Paradise
12 - Wings of Tomorrow
13 - On Broken Wings
14 - Scream of Anger
15 - Heart of Stone
16 - Let The Good Times Rock (Live At Ahoy Stadium Rotterdam 1989)

Download

 Start From The Dark (2004)

01 - Got To Have Faith
02 - Start From The Dark
03 - Flames
04 - Hero
05  - Wake Up Call
06 - Reason
07 - Song No. 12
08 - Roll With You
09 - Sucker
10 - Spirit of The Underdog
11 - America
12 - Settle For Love

Download

 The Final Countdown Tour 1986 (Live) (2004)

01 - The Final Countdown
02 - Ninja
03 - Carrie
04 - On The Loose
05 - Cherokee
06 - Time Has Come
07 - Open Your Heart
08 - Stormwind
09 - Rock The Night

Download

 Secret Society (2006)

01 - Secret Society
02 - Always The Pretenders
03 - Love Is Not The Enemy
04 - Wish I Could Believe
05 - Let The Children Play
06 - Human After All
07 - The Getaway Plan
08 - A Mother's Son
09 - Forever Traveling
10 - Brave and Beautiful Soul
11 - Devil Sings The Blues

Download

 Extended Versions (Live) (2007)

01 - The Final Countdown
02 - Danger On The Track
03 - Carrie
04 - Time Has Come
05 - Rock The Night
06 - I'll Cry For You
07 - On The Loose
08 - Cherokee
09 - On Broken Wings
10 - Let The Good Times Rock

Download

 Almost Unplugged (Live) (2008)


01 - Got To Have Faith
02 - Forever Traveling
03 - Devil Sings The Blues
04 - Wish You Were Here (Pink Floyd Cover)
05 - Dreamer
06 - Love To Love (UFO Cover)
07 - The Final Countdown
08 - Yesterday's News
09 - Since I've Been Lovin' You (Led Zeppelin Cover)
10 - Hero
11 - Suicide (Thin Lizzy Cover)
12 - Memories
13 - Superstitious
14 - Rock The Night

Download

 The Final Countdown: The Best of Europe (Compilation) (2009)

CD 1:
01 - The Final Countdown
02 - Carrie
03 - Rock The Night
04 - Superstitious
05 - Love Chaser
06 - Cherokee
07 - Open Your Heart
08 - Let The Good Times Rock
09 - Sign of The Times
10 - More Than Meets The Eye
11 - Tomorrow
12 - Prisoners In Paradise (Single Edit)
13 - I'll Cry For You (Radio Edit)
14 - Halfway To Heaven
15 - Sweet Love Child (Previously Unreleased)
16 - The Final Countdown 2000
17 - Time Has Come
18 - Heart of Stone

CD 2:
01 - On Broken Wings
02 - In The Future To Come
03 - Seven Doors Hotel
04 - Stormwind
05 - Scream of Anger
06 - Dreamer
07 - Ninja
08 - Coast To Coast
09 - Ready Or Not
10 - Seventh Sign
11 - Got Your Mind In The Gutter
12 - Aphasia
13 - A Long Time Comin'
14 - Girl From Lebanon
15 - Wings of Tomorrow
16 - Danger On The Track
17 - Never Say Die
18 - Lights and Shadows

Download

 Last Look At Eden (2009)

01 - Prelude
02 - Last Look At Eden
03 - Gonna Get Ready
04 - Catch That Plane
05 - New Love In Town
06 - The Beast
07 - Mojito Girl
08 - No Stone Unturned
09 - Only Young Twice
10 - U Devil U
11 - Run With The Angels
12 - In My Time

Download

 Live! At Shepherd's Bush, London (Live) (2011)

01 - Prelude
02 - Last Look At Eden
03 - The Beast
04 - Rock The Night
05 - Scream of Anger
06 - No Stone Unturned
07 - Carrie
08 - The Getaway Plan
09 - Seventh Sign
10 - New Love In Town
11 - Love Is Not The Enemy
12 - More Than Meets The Eye
13 - Always The Pretenders
14 - Start From The Dark
15 - Supersticious
16 - The Final Countdown

Download

 Live Look At Eden (Live) (2011)

01 - Last Look At Eden
02 - Love Is Not The Enemy
03 - Superstitious
04 - Scream of Anger
05 - No Stone Unturned
06 - New Love In Town
07 - Seventh Sign
08 - Rock The Night
09 - The Beast
10 - The Final Countdown

Download

 Bag of Bones (2012)

01 - Riches To Rags
02 - Not Supposed To Sing The Blues
03 - Firebox
04 - Bag of Bones
05 - Requiem
06 - My Woman My Friend
07 - Demon Head
08 - Drink and A Smile
09 - Doghouse
10 - Mercy You, Mercy Me
11 - Bring It All Home

Download

 Live At Sweden Rock 30th Anniversary (Live) (2013)

CD 1:
01 - Riches To Rags
02 - Firebox
03 - Not Supposed To Sing The Blues
04 - Scream of Anger
05 - Superstitious
06 - No Stone Unturned
07 - New Love In Town
08 - In The Future To Come
09 - Paradize Bay
10 - Girl From Lebanon
11 - Prisoners In Paradise
12 - Always The Pretenders
13 - Drink and A Smile
14 - Open Your Heart
15 - Love Is Not The Enemy
16 - Sign of The Times

CD 2:
01 - Start From The Dark
02 - Wings of Tomorrow
03 - Carrie
04 - Jailbreak
05 - Seven Doors Hotel
06 - Drum Solo
07 - The Beast
08 - Let The Good Times Rock
09 - Lights Out
10 - Rock The Night
11 - Last Look At Eden
12 - The Final Countdown

Download (Ulozto)
Download (4shared)

 War of Kings (2015)

01 - War of Kings
02 - Hole In My Pocket
03 - Second Day
04 - Praise You
05 - Nothin' To Ya
06 - California 405
07 - Days of Rock 'n' Roll
08 - Children of The Mind
09 - Rainbow Bridge
10 - Angels (With Broken Hearts)
11 - Light Me Up
12 - Vasastan (Instrumental) (Bonus Track)

Download

5 comentários:

  1. parabens cara... ta fazendo um otimo trabalho... a melhor banda tirando bon jovi e scorpions hahaha parabens irmao

    ResponderExcluir
  2. Muchísimas gracias por la discografía :)

    ResponderExcluir
  3. Muchísimas gracias por la discografía :)

    ResponderExcluir
  4. Muito top... muito obrigado por compartilhar!!!

    ResponderExcluir