Social Icons

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Northland - Discografia Comentada

Muitos de nós estamos acostumados a ouvir bandas de Folk Metal, seja com Power Metal, seja até com Death Metal ou o Black Metal, o que já faz o estilo ter um bom número de fãs em diferentes áreas, com diferentes bandas que têm o Folk em comum. Mas a parada é foda mesmo quando a banda é Folk PRA CARALHO! O Northland traduz exatamente o que eu quero dizer. A sonoridade é Folk brabo, enraizado, pra quem realmente gosta do estilo e procura bandas com características Folk cada vez mais aparentes e específicas, com vocais grunhidos.
A banda é originária de Barcelona, na Espanha, e tem suas raízes por volta do ano de 2004, quando o vocalista e guitarrista Pau Murillo formou uma banda com a proposta de fazer Folk Metal viking com influências de Death Metal Melódico, mas por diferentes razões, o Northland se dissolveu. Pau Murillo chegou a ingressar em uma outra banda com propostas parecidas, o Everfrost, onde chegou a assumir a posição de líder e escrever material e tudo, mas o destino da banda foi o mesmo.
Com muita vontade de levar a proposta adiante, Pau Murillo anunciou que estava ressuscitando o Northland e que procurava por músicos. Então correu atrás de amigos confiáveis de bandas passadas, e conseguiu formar o line-up somando o guitarrista Sergi, o baterista Cristian e o tecladista Jonathan. Muita discussão sobre a sonoridade da banda veio e foi, até que, a fim de tornar o lado Folk mais forte, decidiram adicionar um violinista ao elenco, e foi aí que o violinista Guzmán entrou. Por fim, em seguida, um amigo de Pau, Eric Vila, assume a posição de baixista, completando então a formação. Entretanto, não durou muito. O baterista Cristian saiu por problemas pessoais, mas pouco depois Daniel Mateu tomou seu posto.
Tudo pronto, e mãos na massa! As composições começaram a sair e shows foram sendo realizados pela Catalunha e pela Península Ibérica, divulgando seu som.
Em 2007, veio o primeiro trabalho, a demo "Freezing Sadness" que obteve ótima resposta da crítica, pois contém mesmo excelentes músicas, apesar daquele conhecido arzinho de demo. Mas infelizmente, as coisas desandaram novamente, e Jonathan, Sergi, Guzmán e Eric saíram do Northland por não terem encontrado inspiração. Pau Murillo não desistiu, e logo ele e o baterista Daniel Mateu foram complementados pelas entradas de Alex Fernández na guitarra, Yolanda Gago no baixo, Pol Lemaire nos teclados e Pau Vazquez no violino, completando com sucesso a formação novamente, e voltando com tudo para os palcos.
Mais uma demo chegou a sair em 2008, chamada "Freezing Sadness Demo 2008", mas não há informações se isso foi antes ou depois da troca de integrantes.
De qualquer modo, no fim do ano de 2009, o conjunto assinou contrato com o selo Black Bards Entertainment, possibilitando o lançamento de seu excelente debut auto-intitulado no ano ano seguinte, em 2010. O lançamento rendeu à banda uma turnê europeia em festivais medianos, mas não é difícil entender por que os caras conseguiram seus estouros rapidamente. O debut é simplesmente foda, Folk Metal forte mesmo, com excelentes músicas animadas e baladas lindas. Um verdadeiro retorno à Idade Média. Mesmo que o Folk Metal gire em torno disso, não é toda banda que nos faz sentirmos como se estivéssemos voltando no tempo, mas o Northland nos propicia essa sensação, pois a atmosfera é muito forte.
Um pouco depois, a baixista Yolanda Gago deixa o grupo por razões pessoais, e seu posto é ocupado por Vic A. Granell, que trabalhou na engenharia de som do debut.
Atualmente, a banda está tentando meios para lançar seu segundo álbum, que estava previsto para o fim de 2011, mas esse tempo já passou e até agora nada. Vai saber as dificuldades que estão tendo. O jeito é esperar e curtir o debut enquanto isso!
Como eu já havia dito, a banda é foda, se as breves descrições do som que eu dei não deram uma noção mais ou menos exata da sonoridade dos caras, talvez dizer que se parecem com o Korpiklaani ou o Heidevolk ajude. O Northland realmente é digno de uma boa ouvida, ainda mais se você for aquele ouvinte apaixonado pelo gênero!


 Freezing Sadness (Demo) (2007)

01 - Where The Heroes Die
02 - Warriors of Ice
03 - Ancient Tales
04 - Freezing Sadness
05 - The Awakening

Download

 Freezing Sadness Demo 2008 (Demo) (2008)

01 - Prelude To Revenge
02 - Revenge
03 - Ancient Tales
04 - Freezing Sadness
05 -  Warriors of Ice
06 - The Awakening
07 - ...Where The Heroes Die

Download

 Northland (2010)

01 - Prelude To Revenge
02 - Revenge
03 - Immortal Forest Song
04 - The Old Town's Inn
05 - Lord of The Flies
06 - Everything Becomes Dust
07 - Path To...
08 - Northland
09 - Distant Land
10 - Where The Heroes Die
11 - Withering Rose

Download

 Downfall and Rebirth (2015)

01 - When Nature Awakes
02 - Bloodred Sunrise
03 - Together We Die
04 - The Rite
05 - Fury's Unleashed
06 - Duskriders
07 - Spirit In Darkness
08 - Whispers In The Wind
09 - Downfall and Rebirth
10 - Moonlight Spell
11 - Newborn Star

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário