Social Icons

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eu me lembro de quando eu era mais novo, ignorante, e não dava a mínima para bandas nacionais que cantavam em português. Pra mim era tudo lixo, com som xoxo, coisa de quem quer dar uma de roqueiro, esses chamados "Pauleira". Bom, acho que o que restou foi só a aversão ao rótulo "Pauleira" mesmo, acho feiíssimo, mas infelizmente, é um bom rótulo para generalizar esse tipo de banda, que não faz coisa leve, mas também não é pesado assim.
Meu irmão sempre foi muito fã de Rock Nacional, de bandas mais emos também (é, incrível ele ouvir essas coisas e eu o que todos sabem que ouço, que compõe o enorme acervo desse blog), além de, claro, o Heavy Metal e outras bandas fodas que ele nunca deixou de lado, tendo ele apenas ampliado seus horizontes para outros estilos que o agradam. Mas enquanto eu ouvia um som que considerava de primeira de um lado, ele estava do outro ouvindo, por exemplo, o Detonautas Roque Clube, e ficava aquela batalha de som. Eu não gostava, como já disse, achava ridículo. Mas pois é... a gente cresce, não é verdade? Abrimos nossa cabeça, deixamos o preconceito de lado, evoluímos. O Detonautas foi uma das primeiras bandas que entraram na minha lista da "era da mente aberta", me fazendo descobrir que, com a cabeça aberta, descobrimos excelentes sons, variamos nossos gostos, enriquecendo nosso paladar musical, e isso se expande também às outras coisas da vida, como assuntos ideológicos de qualquer tipo. Abrir a cabeça, portanto, só abre portas, ao invés de fechá-las.
Hoje sou um admirador de bandas nacionais que sim, cantam em português. Na verdade, o Detonautas eu descobri o quanto é bom e o quanto eu conhecia uma porrada de músicas de cabo a rabo quando resolvi ir com a galera em um show deles, eu bebi, eu pulei, eu cantei praticamente todo o repertório. Nem eu sabia que eu sabia cantar, hahaha... graças ao meu irmão. Depois disso nunca mais fui o mesmo, e é inclusive por isso que as bandas que posto aqui no blog são de tão diferentes gêneros.
O Detonautas Roque Clube é um exemplo de que a internet realmente resolve vidas, inclusive musicalmente. É uma das primeiras, senão a primeira banda do Brasil a ser formada online. Lá no início, na época do sofrimento da internet discada, em 1997, num bate-papo, o vocalista Tico Santa-Cruz, carioca, morador de Copacabana, perguntou "Alguém aí toca algum instrumento?", e Tchello, o baixista, mineiro que administrava uma pousada em Ilhéus, na Bahia, respondeu.
Um encontro foi marcado no Rio de Janeiro, nascendo, assim, uma das maiores bandas de Rock do país: o Detonautas Roque Clube. O nome escolhido tem tudo a ver com o modo como a banda nasceu. Trata-se da fusão entre as palavras "detonadores" e "internautas". A banda passou por várias formações no princípio, até que Renato Rocha entrou na equipe, como tecladista, mas logo se desviando para a função de guitarrista. O fato da banda ter seu início graças à internet repercutiu bem, e não demorou para shows serem realizados. Entre idas e vindas, a formação se firmou com a adição do guitarrista Rodrigo Netto em 1999, o baterista Fábio Brasil em 2000, e o DJ Cléston (Clééééééééstoooon!! Quem lembra do RockGol MTV aí?) em 2001.
Com muito esforço e insistência por parte do Tico Santa-Cruz, e com a decisiva ajuda de seu amigo Gabriel, O Pensador, o Detonautas foi crescendo aos poucos, conseguindo fazer shows em locais cada vez melhores, e conseguindo com que suas canções fossem tocadas nas rádios. O recompensador de todo esse esforço foi a assinatura de um contrato com a Warner Music Brasil, que possibilitou que o excelente debut "Detonautas Roque Clube" fosse lançado, em 2002.
Nada como uma grande banda começar a trilhar seus caminhos com um grande primeiro álbum, com grandes sucessos a nível nacional. "Olhos Certos", "Outro Lugar", e principalmente "Quando O Sol Se For" são suas joias, que é o melhor álbum da banda, na minha opinião. Mesmo que não seja uma sonoridade considerada "madura", sendo mais "pauleira", fazendo uma espécie de Rock Alternativo com uma leve influência do Punk, também bem rotulado como "Rock de Garagem", o álbum dota de grande excelência. Chegaram a abrir dois shows para o Red Hot Chili Peppers (um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, no Pacaembu).
A partir daí as coisas fluíram de forma muito mais suave. O Detonautas ganhou, em 2003, o prêmio VMB de Banda Revelação, e ainda abriu três shows do Silverchair.
No embalo, em 2004 saiu o segundo e também fodástico álbum "Roque Marciano". O amadurecimento natural da banda gerou mais grandes hits como "O Amanhã", "Tênis Roque" e principalmente a impactante "O Dia Que Não Terminou". As canções desse álbum, a exemplo do primeiro, fazem críticas políticas, falam de violência, além de, claro, a dorzinha de cotovelo costumeira das bandas do ramo. As influências remontam ao Hardcore estadunidense, além do Pop Rock. O sucesso rendeu ao Detonautas seu primeiro disco de ouro.
O próximo trabalho foi lançado em 2006: o álbum "Psicodeliamorsexo&distorção", que apresenta uma revolução na sonoridade da banda, que dessa vez está mais sombria, mais pesada, passando a fazer um som, inclusive, mais psicodélico, influência que se estende principalmente ao próximo álbum. Um excelente álbum com destaques para "Não Reclame Mais", "Dia Comum" e, principalmente, "Você Me Faz Tão Bem", um verdadeiro hino nos shows do grupo.
No dia 4 de junho de 2006, uma infeliz tragédia mancha a história da banda: morre o guitarrista Rodrigo Netto, vítima de um tiro na axila que atingiu seu coração, morrendo na hora, provavelmente disparado por um menor de idade, segundo a PMRJ, que estava com outros assaltantes que procuravam roubar seu carro, enquanto passava por uma importante avenida na Zona Norte do Rio de Janeiro. O tiro foi disparado mesmo sem que Rodrigo tivesse reagido ao assalto. Dentro do carro também estavam sua avó e seu irmão, que também foi atingido por dois tiros, que não foram graves.
O impacto de sua morte abalou profundamente aos membros do Detonautas, em especial ao Tico Santa-Cruz, que passou por sérios problemas depressivos, chegando a quase deixar a carreira de músico, quase terminar o casamento, perdendo completamente o sentido de viver. Como uma forma de homenagem ao grande amigo, ele tatuou sua assinatura na costela, e o baixista Tchello tatuou a imagem de seu rosto nas costas. A revolta fez a banda se aprofundar ainda mais em questões políticas e sociais. Para continuar a banda, o substituto de Rodrigo foi Philippe, que já vinha trabalhando com a banda desde o final de dezembro de 2005. Suas participações se limitavam a tocar guitarra base atrás do palco, mas enfim em 2007, começou a se apresentar no palco como músico contratado, e finalmente, em 2008, se tornou membro integral.
Enquanto tudo isso se desenrolava, a gravadora lançou duas compilações: "Warner 30 Anos: Detonautas Roque Clube", em 2006, e "The Best of", em 2007, contendo os hits do grupo, músicas inéditas, além de, no segundo, versões acústicas ao vivo de três canções: "Você Me Faz Tão Bem", "Quando O Sol Se For" e "Outro Lugar".
Em 2008, o Detonautas começou a ter atritos com a Warner Music Brasil por vários motivos. Pior foi quando Tico Santa-Cruz se recusou a lançar um álbum acústico, desembocando na rescisão do contrato. O grupo, então, assinou com a rival, Sony Music, possibilitando o lançamento do quarto e psicodeliquíssimo "O Retorno de Saturno", um álbum mais "calado" do que os antecessores, mais depressivo. Ele rendeu um Grammy Latino à banda, além de ser considerado por fãs como o marco da superação do Detonautas depois do triste incidente de dois anos antes.
De qualquer modo, um disco ao vivo acústico foi lançado em 2009, gravado no Pólo de Cine, no Rio de Janeiro, contendo os grandes hits do conjunto, além de duas faixas inéditas: "Só Nós Dois" e "O Inferno São Os Outros", que se tornaram sucesso absoluto nas rádios. No DVD ainda contém duas faixas covers: "Até Quando Esperar" da Plebe Rude e "Mais Uma Vez", do Renato Russo.
Mais um salto na carreira da banda aconteceu em 2011, quando fizeram uma mini-turnê no Japão. Dois shows, que aconteceram na casa noturna Young Adult, em Hamamatsu, Shizuoka, e em Toyohashi, para um público de 30 mil pessoas.
Um fato legal foi que a banda foi eternizada na calçada RockWalk Brasil, representando o Rock nacional, gravaram suas mãos na calçada, ao lado de bandas como SepulturaDr. SinCapital Inicial, dentre outras.
O mais recente trabalho da banda foi lançado em 2012, ao vivo, gravado num evento que foi considerado por muitos, inclusive por mim, vergonhoso: Rock In Rio. O show do dia 2 de outubro de 2011, que aconteceu no Palco Mundo, o mesmo onde tocaram bandas como Elton JohnSlipknotMetallicaMotörheadSystem of A DownColdplayGuns N' RosesEvanescence, entre outros,  foi considerado por internautas como a melhor apresentação nacional do evento. Pelo menos algo a se orgulhar de um evento onde parecia que estava tudo errado!
Atualmente a banda está em processo de composição de seu quinto álbum, mas dessa vez de forma independente. Algumas singles já foram soltas na internet, como "Combate" e "Um Cara de Sorte". Agora é esperar pelo lançamento do álbum. Enfim, está aí, uma grande banda nacional!


 Detonautas Roque Clube (2002)

01 - No Way Out
02 - Outro Lugar
03 - Quando O Sol Se For
04 - Ei Peraê!!!
05 - Olhos Certos
06 - Nem Me Lembro Mais
07 - O Bem e O Mal
08 - Ladrão de Gravata
09 - Mais Além
10 - Que Diferença Faz
11 - Outro Lugar (Versão Acústica)

Download

 Roque Marciano (2004)

01 - O Amanhã
02 - Nada Vai Mudar
03 - O Dia Que Não Terminou
04 - Mercador das Almas
05 - Só Por Hoje
06 - Com Você
07 - Silêncio
08 - Meu Bem
09 - Tênis Roque
10 - Tô Aprendendo A Viver Sem Você
11 - Send U Back

Download

 Warner 30 Anos: Detonautas Roque Clube (Coletânea) (2006)

01 - Quando O Sol Se For
02 - Mercador das Almas
03 - Ei Peraê!!!
04 - Tênis Roque
05 - O Amanhã
06 - O Dia Que Não Terminou
07 - Ladrão de Gravata
08 - Silêncio
09 - Diz Quanto É Então
10 - Olhos Certos
11 - Só Por Hoje
12 - Outro Lugar
13 - Que Diferença Faz
14 - Nada Vai Mudar

Download

 Psicodeliamorsexo&distorção (2006)

01 - No Escuro O Sangue Escorre
02 - Não Reclame Mais
03 - Sonhos Verdes
04 - Assim Que Tem Que Ser
05 - Quem Sou Eu?
06 - Dia Comum
07 - Prosseguir
08 - Você Me Faz Tão Bem
09 - Ela Não Sabe (Mas Nós Sabemos)
10 - Apague A Luz
11 - Insone
12 - Tudo Que Eu Falei Dormindo
13 - Um Pouco Só do Seu Veneno

Download

 The Best of (Coletânea) (2007)

01 - Você Me Faz Tão Bem (Versão Acústica)
02 - Quando O Sol Se For (Versão Acústica)
03 - Outro Lugar (Versão Acústica)
04 - Olhos Certos
05 - Dia Comum
06 - Tênis Roque
07- O Amanhã
08 - Só Por Hoje
09 - O Dia Que Não Terminou
10 - Mercador das Almas
11 - Ladrão de Gravata
12 - Por Quem Os Sinos Dobram (Ao Vivo)
13 - Não Reclame Mais
14 - Ei Peraê!!!

Download

 O Retorno de Saturno (2008)

01 - O Retorno de Saturno
02 - Nada É Sempre Igual
03 - Verdades do Mundo
04 - Só Pelo Bem Querer
05 - Lógica
06 - Tanto Faz
07 - Oração do Horizonte
08 - Soldado de Chumbo
09 - Ensaio Sobre A Cegueira
10 - Enquanto Houver...
11 - Eu Vou Vomitar Em Você

Download

 Detonautas Acústico (Ao Vivo) (2009)

01 - O Retorno de Saturno
02 - Sonhos Verdes
03 - O Dia Que Não Terminou
04 - O Amanhã
05 - Nem Me Lembro Mais
06 - Olhos Certos
07 - Dia Comum
08 - Até Quando Esperar (Plebe Rude Cover)
09 - Quando O Sol Se For
10 - O Inferno São Os Outros
11 - Só Nós Dois
12 - Só Por Hoje/Tênis Roque
13 - Outro Lugar
14 - Você Me Faz Tão Bem

Download

 Detonautas Roque Clube EP (EP) (2011)

01 - Um Cara de Sorte
02 - Combate
03 - Sabemos Fingir
04 - Conversando Com O Espelho
05 - Sua Alma Vai Vagar Por Aí!

Download

 Detonautas Ao Vivo Rock In Rio (2012)

01 - Mercador das Almas
02 - Combate
03 - O Amanhã
04 - Você Me Faz Tão Bem
05 - O Dia Que Não Terminou
06 - Send U Back
07 - Olhos Certos
08 - Um Cara de Sorte
09 - Quando O Sol Se For
10 - Só Por Hoje
11 - Metamorfose Ambulante (Raul Seixas Cover)
12 - Outro Lugar
13 - Smells Like Teen Spirit (Nirvana)

Download

 A Saga Continua (2014)

CD 1:
01 - Vamos Viver
02 - Essa Noite
03 - Hello, Hello
04 - Quem É Você?
05 - Sabemos Fingir
06 - Um Cara de Sorte
07 - Sempre Brilhará
08 - Quem Vai Decidir?
09 - É Problema Meu

CD 2:
01 - Seja Forte Para Lutar
02 - 4 Ever Alone
03 - Combate
04 - O Alienista
05 - Acredite No Seu Coração
06 - Sexo Tântrico
07 - Conversando Com Espelho
08. - Tudo Vai Melhorar
09 - Sua Alma Vai Vagar Por Aí!

Download

Um comentário: