Social Icons

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bad Salad - Discografia Comentada

Eu sempre digo que é impressionante essa onda de novas bandas surgindo, bandas com sério potencial, com objetivo, e canções de tirar o fôlego. Bandas desse tipo estão surgindo nos diversos gêneros, e o melhor é que estou falando de bandas brasileiras. Mais uma que compõe essa lista de grandes novas bandas é o Bad Salad, banda brasiliense de Progressive Metal, formada em maio de 2007. É Brasil!
O início do grupo foi marcado pela falta de atividades relevantes, talvez procurando firmar a formação, além de suas próprias ocupações pessoais. O fato é que a formação foi fechada mais tarde com Denis Oliveira no vocal, Thiago Campos nas guitarras, Felipe Campos no baixo, Caco Gonçalves na bateria e César Zolhof nos teclados, já em 2010, quando as atividades no Bad Salad começaram a, de fato, acontecer, e foi nessa época que conheci a banda.
O processo de composição de canções então se iniciou, e, fatalmente, o de publicidade também, uma vez que cada progresso era postado no Youtube e no Facebook. Na época que os conheci, tive a grata surpresa de ver o vídeo da faixa "Crowded Sky" ainda em processo de composição, apenas com metade dela disponível em um vídeo. Foi apaixonante e gratificante ver uma banda nacional de tamanha qualidade no Progressive Metal, e a expectativa por mais trabalhos já começou desde então. Graças às redes sociais, o Bad Salad foi atingindo o mundo, e atualmente, mesmo antes de ter lançado seu debut, já tinha seguidores no mundo inteiro, e certamente, após o lançamento do mesmo, o número de seguidores aumentou!
A promoção da banda não ficou completamente dependente da publicação de seus progressos, mas também teve uma boa ajuda de um projeto organizado por eles mesmo chamado "Split-Screen Covers", que consiste em covers de determinadas músicas feito por pessoas do mundo inteiro em diferentes instrumentos. Ao receber os vídeos, os caras compilam todos em uma só música e vídeo, fazendo um cover foderoso à distância. Um belo exemplo é a faixa "Metropolis Pt. I: The Miracle and The Sleeper", cover do Dream Theater, onde o vocalista estadunidense Will Shawn apresenta um vocal afinadíssimo.
No agitado ano de 2010, duas singles vieram à luz: "Crowded Sky" e "Nemesis". Claro, duas ótimas singles, apresentando com perfeição o que os caras viriam a fazer em seu debut. É até engraçado lembrar que eu acompanhei a banda com ansiedade. Eu não tinha me ligado que tinham lançado em singles, pra falar a verdade, mas estava ligado nas músicas prontas desde sempre. Nesse mesmo ano aconteceu a única alteração na formação do Bad Salad: o tecladista César Zolhof saiu, mas ainda não foi substituído.
Finalmente, sob muita expectativa, no dia 26 de julho de 2012, o debut "Uncivilized" foi lançado! Ouvi adoidado esse magnífico álbum, um trabalho realmente impressionante pra uma banda que está começando a trilhar seus caminhos agora, ainda mais em um estilo onde a maestria é fundamental, como o Progressive Metal. O álbum é digno e autêntico, Progressive Metal de ponta a ponta, em momentos se assemelhando com o Dream Theater, seja na guitarra, seja no vocal. Em algumas passagens lembra bastante o álbum "Systematic Chaos", de 2007. Ele é longo, tem uma hora e dezenove minutos de duração, mas não é, nem de perto, cansativo. Você ouve tranquilamente e a cada ouvida você descobre algo novo nas músicas. Os duetos entre a guitarra e o teclado são impressionantes, e toda a variação da bateria dá às canções diferentes atmosferas e ritmos, mesmo em trechos parecidos. A versatilidade do vocal de Denis Oliveira também é algo bastante notável, porque chega a parecer vocalistas diferentes em diferentes músicas, por ser capaz de cantar tanto num tom mais baixo e agressivo quanto em tons mais altos e agudos.
Fiquei ouvindo dias consecutivos esse magnífico trabalho, e até mesmo me esquecendo que apesar de toda maestria, o lançamento é independente! Lógico que a qualidade da gravação é alta, mas é possível perceber que se trata de uma gravação independente em determinados trechos, como na metade de "Nemesis". As enormes faixas "Sights From Within" e "Dawn of The Machine" fecham o álbum com chave de ouro, até por serem duas faixas um tanto bombásticas.
Ainda engrenados no fodaço e técnico trabalho que fazem, a banda não descansou após o lançamento do debut e seguiu compondo novo material. Com isso, em 2013, mais um disco de responsa foi lançado: o EP de três músicas intitulado "Puzzled".
Então estamos aqui com mais uma grande e promissora banda brasileira que tem tudo para nos representar seriamente lá fora. Como serão os próximos trabalhos do Bad Salad? Só tendem a ser melhores e melhores! Mas enquanto não lançam nada mais, podemos apreciar com muito gosto o "Uncivilized", afinal, acabou de ser lançado. Não faz sentindo ficar já pensando no próximo álbum!

 Crowded Sky (Single) (2010)

01 - Crowded Sky

Ouvir (Spotify)

 Nemesis (Single) (2010)

01 - Nemesis

Ouvir (Spotify)

 Uncivilized (2012)

01 - Crowded Sky
02 - Nemesis
03 - Mourning
04 - The Second Calling
05 - Damned
06 - Sights From Within
07 - Dawn of The Machine

Ouvir (Spotify)

 Puzzled (EP) (2013)

01 - Pain That Binds Us
02 - Moonlight
03 - Deep Roots

Ouvir (Spotify)

Nenhum comentário:

Postar um comentário