Social Icons

sábado, 23 de junho de 2012

MindFlow - Discografia Comentada

A banda paulistana MindFlow teve o seu início em 1999, sob o nome de Trilogy, na época composta por Rafael Pensado (bateria), Rodrigo Hidalgo (guitarra) e Ricardo Winandy (baixo). Após algumas apresentações, conheceram Miguel Spada, que disse curtir o som do Trilogy e que tocava guitarra. Logo em seguida, os demais membros descobriram que além da guitarra, Miguel também tocava teclados, e foi como tecladista que o músico entrou para a banda. O conjunto que se apresentava como uma banda instrumental, iniciou a procura por um vocalista, até que, em 2003, encontraram o cara certo: Danilo Herbert. Com a entrada de Danilo, resolveram mudar o nome banda, passando a ser chamar MindFlow.
Com a formação consolidada, o MindFlow partiu para a gravação de seu primeiro disco e para isso chamaram o guitarrista Joe Moghrab para auxiliar na produção.
Assim, ainda em 2003, veio Just The Two Of Uf... Me And Them, disco que é uma produção independente e que provou que não se precisa estar com uma grande gravadora para se lançar um trabalho com tanta qualidade.
A sonoridade do MindFlow é um Prog Metal, com grandes influências do Dream Theater.
Just The Two Of Us... Me And Them é um disco conceitual  que conta a história de Ariel, John e Pearl e é baseado em uma experiência real vivida pelo guitarrista Rodrigo Hidalgo, cujo primo (que era considerado como irmão) piloto de avião sonhou que iria morrer, e uma semana depois sofreu um acidente que lhe tirou a vida. O disco é excelente, mas a falta de uma divulgação eficiente (vez que era feita pela própria banda) fez com que o álbum só tivesse algum reconhecimento no Brasil mais de dois anos após o seu lançamento e se deu em razão da repercussão que o MindFlow teve em outros países, vez que o trabalho foi distribuído para mais de quarenta nações. 
Em 2005, lançam seu segundo trabalho, Mind Over Body. Lembro que esse disco foi a primeira coisa que eu ouvi do MindFlow, mais precisamente a faixa Crossing Enemys Line e me surpreendi. Danilo Herbert é um puta vocalista e o instrumental da banda não deixa nada a desejar para os grandes nomes do Prog Metal.
Apesar de mais uma vez se produzido e distribuído pela própria banda, Mind Over Body (que tem uma capa belíssima) e Just The Two Of Us... Me And Them venderam mais de quarenta e cinco mil cópias!
Após tais lançamentos, o conjunto pegou a estrada e chegou a fazer excursões bem sucedidas pelos Estados Unidos.
Destructive Device, que saiu em 2009, contou com a produção de Ben Grosse (Megadeth, Slipknot, Disturbed). O terceiro disco é mais direto e pesado que os antecessores, mas consegue demonstrar bem as influências do conjunto e a evolução de Danilo Herbert, que nesse disco explorou novas linhas vocais.
Entre 2009 e 2010, o MindFlow trouxe um projeto audacioso e muito interessante: lançar um disco pela internet, disponibilizando a cada trinta dias uma faixa paa download. A primeira faixa, Thrust Into This Game, foi disponibilizada para download no dia 09/09/09. As doze faixas foram saindo mês a mês e formaram o disco que não poderia ter outro nome: 365. O disco reafirmou o direcionamento dado em Destructive Device. A ausência no projeto é Miguel Spada que deixou o conjunto.
Em 2011, a banda lançou o álbum With Bare Hands, e segue fazendo a diferença no Prog Metal, pois consegue aliar técnica e excelentes composições com uma sonoridade mais acessível e que agrada a todos os ouvidos.


 Just The Two Of Us... Me And Them - 2003

01 - Focus
02 - Meeting Her Eyes
03 - The Logic Behind Heads And Tails
04 - Real Illusion
05 - Deadly Event
06 - October, 17th
07 - So That Life Can Move Along
08 - Invisible Messages
09 - Premonition (Wake Up Ariel!)
10 - Honesty
11 - Touch Of Immortality
12 - Dangerouself Engineering
13 - 2nd Dawn
14 - Another Point of View
15 - The House Of A Locked Mind
16 - 4th Noble Truth
17 - Invisible Messages (Acoustic Version)

Download

 Mind Over Body - 2005

01 - Crossing Enemys Line
02 - Upload Spirit
03 - Thousand Miles From You
04 - Just Water You Navigate
05 - Chair Designer
06 - A Gift To You
07 - Hellbitat
08 - Follow Your Instinct
09 - Hide And Seek

Download

 Destructive Device - 2009

01 - Destructive Device
02 - Lethal
03 - Breakthrough
04 - Under An Alias
05 - Inevitable Nightfall
06 - Said & Done
07 - Fragile State Of Peace
08 - Not Free Enough
09 - Inapt World
10 - First Things First
11 - Shocking Deathbed Confession
12 - The Screwdriver Effect

Download

 365 - 2010

01 - Thrust Into This Game
02 - The Ride
03 - Instinct
04 - Corrupted
05 - Walking Tall
06 - Crisis FX
07 - Break Me Out
08 - To Say Goodbye
09 - Rules Of Engagement
10 - Shuffle Up And Deal
11 - Reset The Future
12 - With Bare Hands

Download

 With Bare Hands - 2011

01 - Break Me Out
02 - Reset The Future
03 - Breakthrough
04 - Walking Tall
05 - With Bare Hands
06 - Corrupted
07 - Under An Alias
08 - Shuffle And Deal
09 - Lethal
10 - Thrust Into This Game
11 - The Ride
12 - Destructive Device
13 - Instinct
14 - Fragile State Of Peace

Download

3 comentários:

  1. Nunca me agradou o MindFlow, sempre achei a banda superestimada pela crítica...

    ResponderExcluir
  2. Não to aqui querendo pagar uma de troll, mas já tive oportunidade de ir a um show da banda e, sinceramente, fiquei com péssima impressão. Não gostei do som deles ao vivo...o show foi mto morgado, com problemas técnicos, mas a maior gafe daquela noite de 2008 foi o vocalista errar por diversas vezes o nome da nossa cidade e não demonstrar nem um pouco de carisma e simpatia com o público... pow pegou mto mal =|Pior que ele não se tocou da gafe ehehe... Tal como disse o Jorge aí em cima, concordo que eles são superestimados...mas desejo sorte na carreira...

    ResponderExcluir