Social Icons

terça-feira, 19 de junho de 2012

Fleshgod Apocalypse - Discografia Comentada

Tá aí uma puta banda! Talvez essas sejam as palavras certas, afinal, trata-se de uma banda Extrema, que faz um som do caralho mesmo, porradaria para os ouvidos. Para os ouvintes mais extremos, os dois álbuns descem como mel, mas para quem não gosta de algo mais cru, o segundo é um pouco mais apropriado, pois os teclados e orquestrações são introduzidos de modo mais frequente na sonoridade das canções. Sonzaço de primeira!
Fleshgod Apocalypse é uma banda fodíssima proveniente de RomaItália, formada em abril de 2007, com Cristiano Trionfera no vocal e guitarra solo, Francesco Paoli na guitarra base, Paolo Rossi no baixo e Francesco Struglia na bateria. Sua primeira demo, "Promo '07", não demorou para ser lançada, o que aconteceu mais tarde naquele ano, deixando clara sua proposta: Technical Death Metal. Para ajudar na promoção de seu som, o Fleshgod Apocalypse e mais três bandas amigas (Septycal GorgeModus Delicti e Onirik) lançaram um split no ano seguinte intitulado "Da Vinci Death Code", o que despertou o interesse de algumas gravadoras, o que culminou no Fleshgod assinando com a Neurotic Records. Após a assinatura do contrato, o grupo saiu em turnê pela Europa, abrindo para bandas como BehemothOriginDying FetusHate EternalSuffocation, entre outras.
Nesse meio tempo, as músicas para o debut foram sendo escritas, e em maio de 2008, finalmente, começaram os processos de gravação. Houve uma enrolação com o selo e em dezembro daquele ano, a banda decidiu assinar com a Willowtip Records, que lançou "Oracles" em 2009. Esse álbum é, com certeza, muito foda!, porém, um tanto cru. Seus arranjos orquestrais e teclados não são tão aparentes ao longo das músicas, e sim apenas em pequenas passagens no início ou fim das canções, ou na última faixa, homônima, que é instrumental, em piano, bastante dark, vindo à sua cabeça filmes sobre Conde Drácula até (o que é legal, inclusive, para fãs de Castlevania). Algo interessante no Fleshgod Apocalypse é que, geralmente no fim de algumas músicas, há passagens mais melódicas de teclado ou até mesmo coros lembrando igrejas medievais, que desembocam direto na próxima faixa. Detalhes que deixam beleza em complemento a tamanha agressividade, gutural fechado, guitarras rápidas e bateria técnica, exigência do gênero.
Após o lançamento do debut, houveram mudanças no line-up: Tommasso Ricardi foi adicionado, assumindo os vocais e guitarra rítmica, transferindo Francesco Paoli para as baquetas.
Em 2010, o EP "Mafia" foi lançado. Excelente EP, que continua a linha do debut, mas com tendências ao que estaria por vir em seu próximo álbum, contendo quatro faixas inéditas e um cover de "Blinded By Fear", do At The Gates. Após seu lançamento, nova turnê europeia se iniciou, e ao fim desta, foi a vez de uma turnê russa. Até aqui, o baterista Francesco Paoli estava simultaneamente no Fleshgod Apocalypse como baterista e na sua banda anterior, Hours of Penance, como vocalista. Ele decidiu então deixar o Hours of Penance e se dedicar integralmente ao Fleshgod Apocalypse. Nos tempos subsequentes foram, então, assinados dois contratos a nível global: primeiro com a Extreme Management Groupo, Inc. em novembro de 2010, e mais tarde, com a Nuclear Blast em maio de 2011, para o lançamento de seu novo álbum. Durante esse tempo, um novo membro foi adicionado: Francesco Ferrini, que já trabalhava com a banda desde "Oracle", mas não era oficial. Ele é o responsável pelos pianos e orquestrações daquele álbum, e agora entra como pianista e orquestrador integral. Essa adição foi crucial para o tipo de sonoridade que a banda apresentaria em seu próximo álbum.
Em agosto de 2011 chega às prateleiras o incrível "Agony", que nos traz músicas realmente pegadas, agressivas, rígidas e ricas. As orquestrações e teclados deram um belo toque em cada canção, que mesmo com sonoridade mais melódica, não perdeu em nada seu Death Metal Extremo. Se tirasse as orquestrações, pareceria igual ao seu antecessor. Símbolos de sua expansão musical são a introdução de vocal limpo gritando á lá Emperor em algumas canções, e até mesmo de vocal mezzo-soprano na canção "The Egoism". Não preciso nem mencionar que a bateria tem destaque especial, propiciando pancadaria firme e ensurdecedora, fazendo-o imaginar realmente um cara com oito braços tocando com fúria! As passagens melódicas no início e fim de algumas canções continua, sua marca, e os solos muitas vezes são lentos e melódicos, fazendo um contraste interessante com a base pegada e frenética que faz você jurar que pede solos rápidos. A faixa-título, novamente, é instrumental em piano, mais uma bela música para se ouvir em uma madrugada gótica.
Já o ano de 2013 viu o lançamento do poderoso "Labyrinth", que deu sequência à sonoridade única e ensurdecedora criada pela banda com o passar dos anos. Disco muito foda, e muito aguardado, que correspondeu às expectativas daqueles que esperavam um trabalho esplêndido. Um detalhe interessante fica por parte da capa, que muito parece a do "Return To Heaven Denied Part II: A Midnight Autumn's Dream", da banda Labyrinth, que também é italiana. Mas é apenas uma observação.
De qualquer forma, puta banda que se destaca entre outras da vertente, exatamente por sua audácia em trazer o melódico para mais perto do estilo. Costumo dizer que tudo combina com o Metal, bastando saber fazer. Certamente, o Fleshgod Apocalypse mostra que, o agressivo extremo pode se fundir sem problemas e belamente com o melódico e belo.


 Promo '07 (Demo) (2007)

01 - Embodied Deception
02 - Infection of The White Throne

Download

 Da Vinci Death Code (Split) (2008)

01 - Fleshgod Apocalypse: Embodied Deception
02 - Fleshgod Apocalypse: Infection of The White Throne
03 - Modus Delicti: Intro/100 Murders
04 - Modus Delicti: Addicted To Rotten Corpses
05 - Modus Delicti: Post Mortal Raping
06 - Modus Delicti: My Morbid Love For Decay
07 - Modus Delicti: The Overkill
08 - Onirik: Rama
09 - Onirik: Mortal Lake
10 - Onirik: Uroboros
11 - Septycal Gorge: Forgotten Face of Human Prism
12 - Septycal Gorge: Psychotic Redemption
13 - Septycal Gorge: Deformed Heretic Impalement

Download

 Oracles (2009)

01 - In Honour of Reason
02 - Post-Enlightenment Executor
03 - As Tyrants Fall
04 - Sophistic Demise
05 - Requiem In SI Minore
06 - At the Guillotine
07 - Embodied Deception
08 - Infection of The White Throne
09 - Retrieving My Carcass
10 - Oracles

Download

 Mafia (EP) (2010)

01 - Thru Our Scars
02 - Abyssal
03 - Conspiracy of Silence
04 - Blinded By Fear (At The Gates Cover)
05 - Mafia

Download

 Agony (2011)

01 - Temptation
02 - The Hipocrisy
03 - The Imposition
04 - The Deceit
05 - The Violation
06 - The Egoism
07 - The Betrayal
08 - The Forsaking
09 - The Oppression
10 - Agony

Download

 Labyrinth (2013)

01 - Kingborn
02 - Minotaur (Wrath of Poseidon)
03 - Elegy
04 - Towards The Sun
05 - Warpledge
06 - Pathfinder
07 - The Fall of Asterion
08 - Prologue
09 - Epilogue
10 - Under Black Sails
11 - Labyrinth

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário