Social Icons

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ratos de Porão - Discografia Comentada

O Ratos de Porão surgiu em 1980, em São Paulo, juntamente com o movimento Punk que tomou conta da cidade e que, com o passar dos anos, acabou se tornando o maior símbolo do estilo no Brasil.
O conjunto foi formado por João Carlos Molina Esteves, o "Jão" (vocal e guitarra), Roberto Massetti, o "Betinho" (bateria) e Jarbas Alves, o "Jabá" (baixo).
Como a maioria das bandas underground da época, gravar um disco era quase impossível, mas como o movimento Punk crescia cada vez mais no país, algumas gravadoras resolveram apostar no gênero e lançaram várias coletâneas. Assim, os primeiros registros fonográficos do Ratos foram nas coletâneas O Começo do Fim do Mundo de 1983 e Sub, também de 1983. Em Sub, o conjunto já contava com Mingau na guitarra. O início de carreira, foi marcado ainda por uma demo de 1982.
Sub, chamou a atenção dos amantes do Punk e do Hardcore, dentre eles um cara chamado João Francisco Benedan, o "João Gordo", que conheceu o Ratos durante as gravações da coletânea e logo entrou para o conjunto.
Em 1984, lançaram seu debut, Crucificados Pelo Sistema, que se tornou o primeiro álbum individual de uma banda Punk da America Latina. Cricificados apresentou uma banda com pouca experiência, mas com letras sujas e tombadas pro lado mais Punk. Venderam pouco e o disco não fez nem cócegas em comparação ao primeiro álbum do Olho Seco (que ganhou disco de ouro!).
Não bastasse isso, o disco teve seu lançamento na mesma época em que chegava ao fim o movimento Punk de São Paulo, que se dissolveu devido a brigas e richas de gangues. Assim, o Ratos acabou ficando sem gravadora.
Ainda em 1984, o Ratos marcou presença na coletânea americada World Class Punk, com a música Parasita. Embora não tenham tido qualquer retorno financeiro com o disco, ainda assim o álbum serviu para tornar a banda conhecida fora do país.
O Ratos de Porão retorna em 1985, sem João Gordo e com Jão, nos vocais e guitarra. O Ratos não andava bem das pernas, mas várias bandas do Punk/Hardcore de São Paulo, estavam em alta, dentre elas o Cólera. E o sucesso do Cólera acabou ajudando o RDP, pois lançaram juntos o disco Ao Vivo No Lira Paulistana em 1985, no show gravado num teatro tradicional de São Paulo, que foi organizado para o lançamento do disco Tente Mudar o Amanhã do Cólera e serviu para o mostra o Punk estava mais vivo do que nunca no Brasil, assim, como o Ratos.
Após o lançamento do cd com o Cólera, João Gordo retorna ao RDP e a banda acrescenta em sua sonoridade o Thrash Metal, influenciados por bandas como D.R.I. e Broken Bones, o que resultou no álbum Descanse Em Paz, lançado em 1986, com Spaghetti na bateria.
Evidentemente, que assim, como em outros estilos musicias, o Punk também tinha os seus seguidores mais extremistas, e estes rejeitaram o segundo disco do Ratos, devido à sonoridade Thrash Metal do álbum e acusaram o RDP de traidores do movimento Punk.
Lançado pela Cogumelo Records, o álbum é considerado fraco e também obteve pouca vendagem.
Em 1987, lançam Cada Dia Mais Sujo e Agressivo, que contém músicas razoáveis, mas com pouca evolução, se comparado aos discos anteriores, porém com vendagem maior que estes mesmos discos anteriores juntos. Daí pra frente, começaram a crescer perante a mídia (as revistas especializadas em Rock, em sua suprema maioria, surgiram a partir de 1985). Era a prova de que a coisa não era mais underground e que a música extrema estava mais profissional no Brasil. Até mesmo o nosso maior representante, o Sepultura, começou a colher seus primeiros frutos nessa época.
Falando em Sepultura, os caras sempre tiveram o maior respeito pelo RDP, e as bandas acabaram se tornando grandes parceiras. O resultado dessa parceria, foi um show organizado em Belo Horizonte, ainda em 1987, e que uniu duas tribos: os Punks do Ratos e os Metaleiros do Sepultura. Esse show criou polêmica, pois devido a richas na época entre as duas tribos, comentou-se que iria haver brigas durante a apresentação, mas para azar dos preconceituosos, o show ocorreu sem nenhum conflito.
Além disso, em 1988, lançaram o compacto We Are A Fuckin' Shit, que nada mais é do que fragmentos de momentos bizarros que as bandas passaram juntas. O disco é tosco, mas muito engraçado. Até hoje, ele é um artigo raro e perseguido pelos fãs das duas bandas, em especial do Sepultura.
Cada Dia Mais Sujo E Agressivo, ganhou uma versão em inglês: Dirty And Aggressive, o que ajudou a popularizar o Ratos fora do Brasil. Isso ajudou a banda a ganhar um contrato com a Roadrunner Records. Em 1989, gravaram seu primeiro álbum fora do país, coincidentemente, o disco Brasil, foi gravado na Alemanha, e também saiu com duas versões: português e inglês.
O disco foi inspirado na Copa do Mundo de 1990, que se aproximava e, inspirados, fazem o CD com músicas que execram totalmente os políticos e a situação econômica daquela época. Esse é considerado o melhor disco do grupo por muitos fãs. A partir daí, excursionam pela Espanha pela primeira vez tocando com o Beer Mosh num pequeno festival Punk intitulado Grito De La Intsumision.
Brasil foi um grande sucesso e o conjunto repetiu a mesma receita com Anarkophobia, que saiu em 1990.
Não tão Hardcore/Punk, o álbum deixa a desejar.
Em 1992 a banda lança seu primeiro álbum ao vivo: RDP Ao Vivo, com Boka no lugar de Spaghetti. O disco é muito bom, e com algumas pérolas do Punk Nacional como Beber Até Morrer e Sofrer.
Após excursionar novamente pela Europa, entram em estúdio e lançam Just Another Crime... In Massacreland em 1994. Cantado em sua maior parte em inglês e tendo participação da ex–namorada de João Gordo, Alé Brigati (Pin Ups), é definido por Gordo como o disco secreto da banda (já que a Roadrunner fez uma péssima distribuição dele). Destaque para as músicas Satanic Bullshit, onde no trecho de introdução da música há um trecho de uma música dos Menudos tocada ao inverso (acho que todo mundo conhece a lenda dessa mensagem subliminar) e Bad Trip. Além disso, o álbum mais voltado para o Thrash Metal da banda, inclui um cover de Breaking All The Rules de Peter Frampton.
Em 1995, numa paródia ao Spaghetti Incident?, do Guns N' Roses, são lançados o tributos Feijoada Acidente? – Brasil e Feijoada Acidente? – Internacional, ambos muito bons. No nacional, destaque para Papai Noel, música dos Garotos Podres, e no Internacional para as músicas cantadas em Basco (dialeto do Norte da Espanha). Outro ponto alto é o cover Mucha Polizia Pouca Diversión, da banda Eskorbuto.
Carniceria Tropical, lançado em 1997, divide com Brasil, o título de melhor álbum do RDP. O álbum é verdadeiro tesouro, pois mostra que a banda ainda sobrevivia e bem! No já extinto cenário Punk.
Em 1998, estrearam o baixista Fralda (ex–Blind Pigs), que substituiu Pica–Pau.
No ano seguinte lançam a coletânia Periferia 1982 e em 2000 a Só Crássicos.
Sistemados Pelo Crucifa, regravação do primeiro álbum do conjunto, saiu em 2000, comemorando os seus vinte anos de carreira.
Ainda em 2000, vem Guerra Civil Canibal, compacto lançado por um selo independente.
Em 2003, sai o excelente Onisciente Coletivo e mais um ao vivo: Ao Vivo No CBGB.
O último disco do conjunto até então, saiu em 2006, Homem Inimigo Do Homem.


Demo - 1982

01 - Hierarquia Ou Anarquia
02 - Brasil Comunista
03 - Periferia
04 - Novo Vietnã
05 - Parasita
06 - Não, Não
07 - Carestia
08 - Lutar
09 - Destruição
10 - Devemos Protestar
11 - Porque
12 - Corrupção

Download

Crucificados Pelo Sistema - 1984

01 - Morrer
02 - Caos
03 - Guerra Desumana
04 - Agressão - Repressão
05 - Obrigado A Obedecer
06 - Asas Da Vingança
07 - Que Vergonha
08 - Poluição Atômica
09 - Pobreza
10 - F.M.I.
11 - Só Pensa Em Matar
12 - Sistema De Protesto
13 - Não Me Importo
14 - Periferia
15 - Crucificados Pelo Sistema
16 - Corrupção

Download

Cólera & Ratos De Porão - Ao Vivo No Lira Paulistana - 1985

01 - 1.9.9.2. (Cólera)
02 - Quanto Vale A Liberdade (Cólera)
03 - Duas Ogivas (Cólera)
04 - Funcionarios (Cólera)
05 - X.O.T. (Cólera)
06 - Gritar (Cólera)
07 - Alucinado (Cólera)
08 - Não Existe Mais (Cólera)
09 - Anos 80 (Ratos de Porão)
10 - Para Que Zelar Pela Paz (Ratos de Porão)
11 - Morrer (Ratos de Porão)
12 - Asas da Vinganca (Ratos de Porão)
13 - Agressao Repressao (Ratos de Porão)
14 - Obrigando A Obedecer (Ratos de Porão)
15 - Não Podemos Falar (Ratos de Porão)
16 - Condenado (Ratos de Porão)
17 - Não Me Importo (Ratos de Porão)
18 - Crucificados Pelo Sistema (Ratos de Porão)
19 - FMI (Ratos de Porão)
20 - Pobreza (Ratos de Porão)

Download

Descanse Em Paz - 1986

01 - Cérebros Atômicos
02 - Morrer Mais Uma Vez
03 - Velhos Decreptus
04 - No Junk
05 - Sofrimento Real
06 - Juventude Perdida
07 - Paranoia Nuclear
08 - Descanse Em Paz
09 - Fora Eu
10 - Aviso Final
11 - Zona
12 - Periferia
13 - Agressão-Repressão
14 - Pobreza
15 - Caos
16 - Não Me Importo
17 - Que Vergonha

Download

Cada Dia Mais Sujo E Agressivo - 1987

01 - Tatoo Maniac
02 - Plano Furado
03 - Ignorância
04 - Crise Geral
05 - Morte E Desespero
06 - Pensamentos da Trincheira
07 - Peste Sexual
08 - Sentir Ódio E Nada Mais
09 - Assalto na Esquina
10 - Não Há Outras Vidas
11 - V.C.D.M.S.A.
12 - [Untitled]

Download

Dirty And Aggressive - 1987

01 - Tatoo Maniax
02 - Ignorance
03 - General Crisis
04 - Death and Despair
05 - L.E.D.D.M.A.
06 - Trench Hole Thoughts
07 - Sexual Plague
08 - To Feel Hate and Nothing Else
09 - Street Corner Mugging
10 - There Are No Other Lives

Download

Sepultura With Ratos De Porão - We Are A Fuckin' Shit (Jam Sessions) - EP - 1988

01 - Barulheiras Parkinson '88
02 - Jamais Jamel
03 - PxDxRx
04 - Retumbators
05 - Fantahuva
06 - Spalmideal
07 - Barulheiras Parkinson (The Originals)
08 - Barulheiras Parkinson '80
09 - Broken Foot
10 - Madonna's Kiss (Total Mouth)
12 - J. Dingão E Seus Dingo Lindos

Download

Brasil - 1989

01 - Amazônia Nunca Mais
02 - Retrocesso
03 - Aids, Pop, Repressão
04 - Lei Do Silêncio
05 - S.O.S. País Falido
06 - Gil Goma
07 - Beber Até Morrer
08 - Plano Furado II
09 - Heroína Suicida
10 - Crianças Sem Futuro
11 - Farsa Nacionalista
12 - Traidor
13 - Porcos Sanguinários
14 - Vida Animal
15 - O Fim
16 - Máquina Militar
17 - Terra Do Carnaval
18 - Herança

Download

Brazil - 1990

01 - Amazonia Never More
02 - Backwards
03 - Aids, Pop Repression
04 - Law Of Silence
05 - S.O.S. Broken Country
06 - Gil Coma
07 - Drink Til You Die
08 - Suicidal Heroin
09 - Children Without Future
10 - Nationalist Farce
11 - Traitor
12 - Bloody Pigs
13 - Animal Life
14 - The End
15 - Military Machine
16 - Land Of Carnival
17 - Will I Receive My Heritage

Download

Anarkophobia - Nacional - 1990

01 - Contando Os Mortos
02 - Morte Ao Rei
03 - Sofrer
04 - Ascenção E Queda
05 - Mad Society
06 - Ódio
07 - Anarkophobia
08 - Igreja Universal
09 - Commando
10 - Escravo Da Tv
11 - Jardim Elétrico (Os Mutantes Cover)

Download

Anarkophobia - Internacional - 1991

01 - Counting The Dead
02 - Death Of The King
03 - Born To Suffer
04 - Rise And Fall
05 - Mad Society
06 - (All I Need Is) Hatred
07 - Anarkophobia
08 - Universal Church
09 - Commando
10 - TV Slave

Download

RDP Ao Vivo - 1992

01 - Morrer
02 - Mad Society
03 - Crianças Sem Futuro
04 - Ascenção E Queda
05 - Beber Até Morrer
06 - Máquina Militar
07 - Guerrear
08 - Políticos Em Nome Do Povo
09 - Caos
10 - Sofrer
11 - Crucificados Pelo Sistema
12 - Vida Animal
13 - Plano Furado I
14 - Plano Furado II
15 - Anarkophobia
16 - AIDS, Pop, Repressão
17 - Realidades da Guerra
18 - Work For Never
19 - Velhus Decreptus
20 - Herança
21 - Paranóia Nuclear
22 - Crise Geral
23 - Que Vergonha
24 - V.C.D.M.S.A
25 - Cérebros Atômicos
26 - Sentir Ódio E Nada Mais
27 - Igreja Universal

Download

Just Another Crime In... Massacreland - 1993

01 - Money
02 - Massacreland
03 - Diet Paranóia
04 - Satanic Bullshit
05 - Breaking All The Rules
06 - C.R.A.C.K. (Criminal Rats Are Children Killers)
07 - Video Macumba
08 - The Rigth Side Of A Wrong Life
09 - Suposicollor
10 - Real Enemies
11 - Quando Ci Vuole, Ci Vuole
12 - Bad Trip
13 - Ultra Seven No Uta

Download

Feijoada Acidente? - Brasil - 1995

01 - Câncer (Hino Mortal)
02 - Olho de Gato (Olho Seco)
03 - Lobotomia (Lobotomia)
04 - John Travolta (AI-5)
05 - Não Podemos Falar (RxDxPx)
06 - Desempregado (Fogo Cruzado)
07 - Capitalismo (Psychic Possessor)
08 - A Bomba (RxDxPx)
09 - Falsa Liberdade (Olho Seco)
10 - Tô Tenso (Ptife Band)
11 - Buracos Suburbanos (Psykose)
12 - Corrupção (RxDxPx)
13 - Papai Noel (Garotos Podres)
14 - Medo de Morrer (Inocentes)
15 - O Dotadão Deve Morrer (Cascavelletes)
16 - Só Pensa em Matar (RxDxPx)
17 - Os Ratos (Anarkólatras)
18 - Classe Dominante (Restos de Nada)
19 - Direito de Fumar Nós Somos a Turma (RxDxPx)

Download

Feijoada Acidente? - International - 1995

01 - Fuck Off And Die
02 - Private Affair
03 - Pure Hate
04 - Servizio Militare
05 - Big Women
06 - Bad Guy Reaction
07 - Police Story
08 - Sprackta Snutskallar
09 - Raped Ass
10 - Red Tape
11 - Suspect Device
12 - Mucha Policía
13 - In My Eyes
14 - Aloha, Steve And Danno
15 - Kitaat On Natisisikoja
16 - Rajoitettu Ydinsota
17 - Yeah! Yeah! Yeah!
18 - Insight
19 - 1983
20 - Catholic Boy
21 - Out Of Order

Download

Carniceria Tropical - 1997

01 - Vá Se Virar
02 - Atitude Zero
03 - Banha
04 - Crocodila
05 - Pedra
06 - Estilo De Vida Miserável
07 - Dificil De Entender
08 - Outra Vez
09 - Bico Do Corvo
10 - Ideologic Police
11 - Autoguerrilha
12 - Arranca Toco
13 - Colisão

Download

Traidô - 20 Bandas Tocando Ratos De Porão - 1999

01 - Gangrena Gasosa - Benzer Inté Morrer - Kurimba Ruim
02 - Krápulas - F.M.I.
03 - Zero Vision - Paranóia Nuclear
04 - Paradoxo - Não Há Outras Vidas
05 - Muzzarelas - Juventude Perdida
06 - Hip Monsters - Poluição Atômica
07 - Restless - Destruição
08 - Poindexter - Sentir Ódio e Nada Mais
09 - Ação Direta - Asas da Vingança
10 - Jonhsons - Direito de Fumar
11 - Serial Killer - Ascensão e Queda
12 - A.R.D. - Amazônia Nunca Mais
13 - Injúria - Descanse em Paz
14 - Vernom Walters - Você Também Tem Que Lutar
15 - Inkoma - Não Me Importo
16 - Anões de Jardim - Crise Geral
17 - Kid Vinil & Verminose - Suposicollor
18 - Okotô - Pobreza
19 - Speed Whale - Diet Paranóia
20 - D.F.C. & DJ Jamaica - V.C.D.M.S.A. - Tatoomaniac

Download

"Periferia" 1982 (Coletânea) - 1999

01 - Periferia
02 - Novo Vietnã
03 - Não, Não
04 - Carestia
05 - Oprimido
06 - Devemos Protestar
07 - Porque?
08 - Corrupção
09 - Brasil Comunista
10 - Poluição Atômica
11 - Não, Não
12 - Vida Ruim
13 - Parasita
14 - Novo Vietnã
15 - Realidades da Guerra
16 - Periferia
17 - Hierarquia Ou Anarquia
18 - Corrupção
19 - Vida Ruim
20 - Punks Venham Lutar!
21 - Periferia
22 - Realidades da Guerra
23 - Porque?
24 - Poluição Atômica
25 - Devemos Protestar
26 - Corrupção
27 - Novo Vietnã
28 - Não Sei
29 - Parasita
30 - Carestia
31 - A Bomba
32 - Neurose
33 - Destruição
34 - Não, Não

Download

Guerra Civil Canibal - EP - 2000

01 - Obesidade Morbida Constitutional
02 - Toma Trouxa
03 - Guerra Civil Canibal
04 - Fire To Burn (Half Japanese Cover)
05 - Biotech Is Godzilla (Sepultura Cover)
06 - A Cola
07 - Kill The Varukers

Download

Sistemados Pelo Crucifa - 2000

01 - Morrer (Dying)
02 - Caos (Chaos)
03 - Guerra Desumana (Inhuman War)
04 - Agressão, Repressão
05 - Obrigando A Obedecer (Forcing To Obey)
06 - Asas Da Vingança
07 - Que Vergonha (What A Shame)
08 - Poluição Atômica (Atomic Pollution)
09 - Pobreza (Poverty)
10 - FMI (International Monetary Fund)
11 - Paranóia Nuclear (Nuclear Paranoia)
12 - Sistema De Protesto (System Of Protest)
13 - Não Me Importo (I Don't Care)
14 - Periferia (ShantyTown)
15 - Sistemados Pelo Crucifa
16 - Cérebros Atômicos (Atomic Brains)
17 - Eu Não Sei (I Don't Know)

Download

Só Crássicos (Coletânea) - 2000

01 - Crucificados Pelo Sistema
02 - Beber Até Morrer
03 - Crocodila
04 - Igreja Universal
05 - Suposicollor
06 - Plano Furado II
07 - Diet Paranóia
08 - Video Macumba
09 - Anarkofhobia
10 - Direito De Fumar
11 - Juventude Perdida
12 - Crise Geral
13 - Bad Cake
14 - Velhus Decreptus
15 - Aids, Pop, Repressão
16 - F.M.I

Download

Onisciente Coletivo - 2003

01 - Terror Declarado
02 - Engrenagem
03 - Playbaloser
04 - Próximo Alvo
05 - O Sistema Me Engoliu
06 - Medo
07 - Fragments Of Conquest
08 - Vai Ficar Preto
09 - Conspiração Subliminar
10 - Rabia Social
11 - Necrochorume
12 - Problemão
13 - Cybergenocídio
14 - Onisciente Coletivo
15 - Deus é Amor

Download

Ao Vivo No CBGB - 2003

01 - Obesidade Mórbida Constitucional
02 - Toma Trouxa
03 - Arranca Toco
04 - Difícil De Entender
05 - Poluição Atômica
06 - Guerra Civil Canibal
07 - Atitude Zero
08 - Agressão Repressão
09 - Obrigando A Obedecer
10 - Caos
11 - Colisão
12 - Vai Se Virar
13 - Crucificados Pelo Sistema
14 - F.M.I
15 - Pobreza
16 - Sistema De Protesto
17 - Medo
18 - Paranóia Nuclear
19 - Biotech Is Godzilla
20 - Red Tape
21 - Pure Hate
22 - Morrer
23 - Crocodila
24 - Crianças Sem Futuro
25 - Beber Até Morrer
26 - Olho De Gato
27 - Aids, Pop, Repressão
28 - Aids, Pop, Repressão
29 - Crise Geral

Download

Homem Inimigo Do Homem - 2006

01 - Pedofilia Santa
02 - Covardia De Plantão
03 - Expresso Da Escravidão
04 - O Equivocado
05 - Otário Involuntário
06 - H.I.D.H.
07 - Testemunhas Do Apocalipse
08 - Ao Pé Da Forca
09 - DNA Da Pilantragem
10 - Pms De Satã
11 - Quem Te Viu
12 - Lucidez

Download

 No Money No English (Coletânea) - 2012

01 - Reaganomics - Sad To Be (D.R.I. Cover)
02 - Anti-Cristo Suburbano (Turbonegro Cover)
03 - Balde De Água Fria (Onisciente Coletivo Sessions)
04 - Mi Canto Libre (Victor Jara Cover)
05 - Thaw (Septic Death Cover)
06 - Stone Dead Forever (Motörhead Cover)
07 - Direito De Fumar (Feijoada Acidente Sessions)
08 - Cybergenocídio (Demo 2001)
09 - Tenho Medo De Te Perder (Demo 2001)
10 - Vai Ficar Preto (Demo 2001)
11 - Bad Cake (Carniceria Tropical Sessions)
12 - Estaca Zero (Carniceria Tropical Sessions)
13 - Commando (Ao Vivo 21-02-1992)
14 - Vídeo Macumba (Demo 1993)
15 - Money (Demo 1993)
16 - C.R.A.C.K (Demo 1993)
17 - Bad Trip (Demo 1993)
18 - Diet Paranoia (Demo 1993)
19 - Satanic Bullshit (Demo 1993)
20 - Obrigando A Obedecer (Ao Vivo no Hangar 110)
21 - Quando Ci Vuole (Ao Vivo no Hangar 110)
22 - John Travolta (Ao Vivo no Hangar 110)

Download

 Século Sinistro (2014)

01 - Conflito Violento
02 - Neocanibalismo
03 - Grande Bosta
04 - Sangue e Bunda
05 - Século Sinistro
06 - Jornada Para O Inferno
07 - Prenúncio de Treta
08 - Stress Pós-Traumático
09 - Viciado Digital
10 - Boiada Pra Bandido
11 - Progreria of Power
12 - Puta, Viagra e Corrupção
13 - Pra Fazer Pobre Chorar

Download

2 comentários:

  1. Puxa, que pena! Material íncrivel dos ratos, mas todos os links estão quebradados, dê uma olhada. Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  2. po q bosta isso por q nao liberao pra baixar esses discos.caralho.seus capitalistas

    ResponderExcluir