Social Icons

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Steelheart - Discografia Comentada


Steelheart é uma das melhores bandas de Hard Rock que eu conheço! Isso porque o guitarrista Chris Risola se destaca com excelentes e rápidos solos e, principalmente, o vocalista Miljenko Matijevic, ou Michael Matievich, nascido na antiga Iugoslávia, atualmente território pertencente à Croácia, que apresenta um vocal impressionante, que alcança notas que não é qualquer sujeito que alcança. Suas notas agudas são difíceis de ser alcançadas, e ele não faz uso do falsete, ou seja, é agudo mesmo! É considerado um dos melhores, se não o melhor vocalista de Hard Rock.
O Steelheart foi marcado por fases tristes e felizes. Tudo começou quando o croata Miljenko Matijevic se muda para os EUA com sua família e descobre o Rock ouvindo Led Zeppelin e Black Sabbath. Sempre inspirado, passou por várias bandas em sua infância e adolescência. No auge de seus 16 anos, em 1980, ele ingressa na banda "Red Alert", que tinha como membros o guitarrista Chris Risola, o baixista James Ward e o baterista Jack Wilkinson. Logo depois também entra o guitarrista Frank di Costanzo, e eles logo gravam uma fita demo e começam o trabalho de divulgação.
Logo conseguiram contrato com a gravadora MCA Records, e o nome da banda muda, passando a se chamar "Steelheart". Inspirado, Matijevic abandona a faculdade de engenharia mecânica pra entrar de cabeça no mundo Rock N' Roll.
Em 1990, sai o baterista Jack Wilkinson, e entra James Ward. No ano seguinte, é lançado o primeiro álbum, auto-intitulado, "Steelheart". Um fodástico álbum, onde a banda já nos impressiona com tamanho talento para um primeiro álbum, e, como eu já disse, o vocalista Miljenko Matijevic nos impressiona com notas agudas. O álbum conta com a faixa "I'll Never Let You Go", considerada a melhor música dos caras, que ocupou a posição 14 na Billboard top 40). Conta também com a faixa "She's Gone (Lady)", outra faixa impressionante e linda! O álbum chegou a ocupar o primeiro lugar em muitos países da Ásia. O grande sucesso do debut continuou com o lançamento de "Tangled In Reins" em 1992. Cheios de inspiração, felicidade, fazendo sucesso, lotando os shows... mas infelizmente, toda a velocidade bateu de frente com uma parede de concreto. Durante um show na turnê do "Tangled In Reins", quando abriam um show para o Slaughter em noite de halloween, Miljenko, que não sussega muito em palco, resolveu dar uma de Bruce Dickinson e escalar as coisas. Resolveu escalar a torre de luz do palco. Na frente de 13.000 pessoas, ele cai junto com a torre, com a mesma caindo sobre sua cabeça, quase esmagando-a. O cara se fodeu todo. A brincadeirinha de macaco rendeu-lhe o nariz e maxilar quebrados, coluna retorcida e 28 pontos na nuca. Ao sair de lá, reclamava de dores de cabeça e ainda tinha perda de memória. Diagnosticaram-no como portador de TBI (ferimento traumático no cérebro), e, durante o tratamento, o sujeito não obteve resultados significativos, perdendo todo seu dinheiro e até mesmo sua família (eita família fiel...). Miljenko então se livre dos antigos contratos e compra os direitos dos dois álbuns do Steelheart. Era o fim da banda.
Porém, em 1995, Miljenko faz o Steelheart renascer das cinzas, voltando com nova formação: Miljenko Matijevic no vocal, Kenny Kanowski nas guitarras, Vincent Mele no baixo e Alex Makarovich nas baquetas. No ano seguinte, sai o álbum "Wait". Foi durante a mixagem deste excelente disco que Miljenko recuperou a memória, enquanto estava sentado numa cadeira. O sonho retornou com a faixa-título em primeiro lugar em vários países asiáticos. As turnês voltaram a fluir e Miljenko recebeu um convite para fazer a voz de Mark Wahlberg no filme Rockstar (quem nunca viu? Rsrs...), em que interpretou o vocalista da banda Steeldragon junto com Jeff PilsonZakk Wylde e Jason Bonham. Uma faixa dos Steelheart é
até presente no filme: "We All Die Young", e, sinceramente, a versão do filme é superior à original.
A banda então só foi entrar em atividade novamente no ano de 2006, apresentando nova formação: Miljenko Matijevic no vocal, Uros Ravoski na guitarra, T-Bone Andersson na outra guitarra, Myron Dove no baixo e Mike Humbert na batera. Começaram então as gravações de um novo álbum no mesmo ano, além de uma pequena turnê pelos EUA. Pra marcar a volta aos shows depois de um longo tempo, lançaram o EP "Just A Taste".
O novo álbum "Good 2B Alive" só foi lançado em 2008, e apresenta um Steelheart com uma sonoridade um tanto mais moderna.
Até então, a banda não mais apresentou novos lançamentos.


 Steelheart (1990)

01 - Love Ain't Easy
02 - Can't Stop Me Lovin' You
03 - Like Never Before
04 - I'll Never Let You Go
05 - Everybody Loves Eileen
06 - Sheila
07 - Gimme Gimme
08 - Rock 'n Roll (I Just Wanna)
09 - She's Gone (Lady)
10 - Down N' Dirty
11 - She's Gone (Lady) (Live) (Bonus Track)


 Tangled In Reins (1992)

01 - Loaded Mutha
02 - Sticky Side Up
03 - Electric Love Child
04 - Late For The Party
05 - All Your Love
06 - Love 'Em and I'm Gone
07 - Take Me Back Home
08 - Steelheart
09 - Mama Don't You Cry
10 - Dancin' In The Fire


 Wait (1996)

01 - We All Die Young
02 - Live To Die
03 - Ahh Song
04 - Electric Chair
05 - Wait
06 - Garden of Delight
07 - Take A Little Time
08 - Cabernet
09 - Say No More
10 - Shangrila
11 - All Your Love
12 - Virgin Soul
13 - Forgive Me


 Just A Taste (EP) (2006)

01 - LOL (Laughing Out Loud)
02 - Twisted Future
03 - Buried Unkind
04 - We All Die Young


 Good 2B Alive (2008)

01 - Samurai
02 - LOL (Laughing Out Loud)
03 - Buried Unkind
04 - Twisted Future
05 - Shine A Light For Me
06 - I Breathe
07 - Underground
08 - You Showed Me How To Love
09 - Good 2B Alive
10 - Good 2B Alive (Acoustic Version)


Um comentário: