Social Icons

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Operatika - Discografia Comentada


Fazia muito tempo que eu não postava uma banda de Symphonic Metal, pois bem, agora tá aí!
Operatika é uma banda originária dos Estados Unidos, formada em 2002, quando o baterista Yuri Liakhovitch, a vocalista Slava Popova e guitarrista Bill Visser se reuniram em New Jersey. Bill com seus rápidos riffs e solos, Yuri com seu rápido pedal duplo, e Slava Popova com seu contemporâneo vocal lírico. Algum tempo mais tarde entrou na banda o baixista Kostya. No início de 2003, foi a vez da tecladista Anna se juntar ao conjunto, o que os permitiu realizar apresentações ao vivo. Durante a primavera de 2003, o baixista Kostya teve que deixar a banda por causa de seus estudos. E enquanto a banda manteve ensaiando e trabalhando em mais músicas, o baixista Chris entrou em cena. Em janeiro de 2004, o baixista Jim Norton entrou na banda. Depois de algum tempo, Jim teve que sair por motivos pessoais e Stan juntou a banda em seu lugar. O último baixista a passar pela banda chama-se Diego, sendo que atualmente não há um baixista oficial no conjunto.
Em abril de 2005, a banda lançou o compacto Dreamworld. O disco foi muito bem aceito, principalmente pela semelhança entre o Operatika e o Nightwish antigo, com a Tarja Turunen nos vocais. O compacto rendeu um contrato com a gravadora Scarlet Records.
Em 2008, veio o debut The Calling. O intrumental continuou o mesmo, mas o vocal mudou um pouco. Não esta tão lírico como no compacto.
O Operatika é uma banda de Symphonic Metal que ainda possa ser comparada com o Nightwish antigo, apresenta características próprias como riffs pesados, bateria com pedal duplo, o que nos remete a um instrumental mais pesado que o de costume, algo que contrasta com o belo vocal de Slava Popova, que realmente tem certas semelhanças com a Tarja, algo que mais uma vez faz surgir o questionamento sobre a razão de Anette Olzon ter sido a escolhida na época. Enfim, essa é outra história.
Em 2010, Slava Popova participou do disco Existence, de Beto Vázquez Infinity, na canção Future City. No mesmo ano, o conjunto lançou o Single We Rock, uma homenagem ao ídolo Ronnie James Dio. A versão de We Rock ficou realmente excelente, com um arranjo muito rico e detalhado, com uma referência clara ao clássico Rainbow In The Dark em seu final, além dos vocais de Slava estarem mais parecidos com os de Tarja do que nunca! Vale a pena conferir e matar a saudades do bom e velho Nightwish!


 Dream World (Demo) (2005)

01 - Dreamworld
02 - Gladiator
03 - The Storm
04 - The Calling


 The Calling (2008)

01 - Intro
02 - Gladiator
03 - Tears of The Sun
04 - Dark Horizon
05 - Ice Queen
06 - Life Saving Flame
07 - No. 3-23 In A Minor
08 - Mask In The Mirror
09 - Secrets of The Past
10 - The Storm
11 - The Calling
12 - Last Quest


 We Rock: A Tribute To Ronnie James Dio (Single) (2010)

01 - We Rock



3 comentários: