Social Icons

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Moda de Rock - Discografia Comentada


Indiscutivelmente, no mínimo interessante. Moda de Rock - Viola Extrema é um projeto de dois violeiros: Ricardo Vignini e Zé Helder, dois grandes nomes da nova geração da viola brasileira.
Confesso que não sei ao certo se o nome do CD é Viola Extrema e o projeto é Moda de Rock ou o contrário, pois em todo lugar que procuro só aparece: "Moda de Rock - Viola Extrema", então, coloquei assim, pois achei mais conveniente. rs
O que torna o trabalho desses dois diferente é que ao mesmo tempo que veneram Tião Carreiro, rendem homenagens à suas raízes no Rock n' Roll.
Ambos fazem parte do Matuto Moderno, uma banda que toca o som caipira raiz com uma pegada rocker: viola com pedais de distorção, slide, teremim, o que puder ser utilizado para dar uma roupagem moderna e pessoal no som.
Esse disco é um resgate de suas origens no Rock. Foram escolhidas músicas que fizeram parte da trajetória musical dos dois músicos. Uma forma de prestar homenagem aos artistas que os incentivaram a pegar o primeiro violão e dar os primeiros acordes e também para fazer um trabalho novo.
É também uma maneira de apresentar a viola aos rockeiros, um dos instrumentos mais importantes da cultura brasileira, através de músicas já conhecidas por praticamente todos os apreciadores do estilo.
Resumindo então: esses dois caras pegaram 11 clássicos do Rock/Metal e os tocam na viola. É, realmente parece estranho, mas ao ouvir dá pra perceber o quanto é genial, eles mostram a versatilidade do instrumento, é bom ouvir essas músicas que qualquer um de nós (ou pelo menos eu) nunca imaginou que poderiam ser tocadas dessa forma.
Deu um trabalhinho pra conseguir essas músicas, até porque elas estão disponíveis somente no site oficial pra ouvir online, e também nenhuma alma viva que tenha o CD resolveu ripar e colocar na net pra download, eu acabei dando um jeito e consegui as músicas em mp3.
As bandas que são veneradas nesse CD eu não preciso nem falar, quem quiser olhar as bandas é só ver o tracklist aqui em baixo, garanto que irão se interessar, realmente vale o download se você não é alguém com mente fechada somente para guitarras pesadas, bateria e vocais extremos. Recomendadíssimo.


Viola Extrema (2010)


01 - Kashimir (Led Zeppelin Cover)
02 - Master of Puppets (Metallica Cover)
03 - Norwegian Wood (This Bird Has Flown) (The Beatles Cover)
04 - In The Flesh (Pink Floyd Cover)
05 - Kaiowas (Sepultura Cover)
06 - May This Be Love (Jimi Hendrix Cover)
07 - Aces High (Iron Maiden Cover)
08 - Mr. Crowley (Ozzy Osbourne Cover)
09 - Smell Like Teen Spirit (Nirvana Cover)
10 - Hangar 18 (Megadeth Cover)
11 - Aqualung (Jethro Tull Cover)

Download

 Viola Extrema - Ao Vivo (2011)

01 - Aces High (Iron Maiden Cover)
02 - Master of Puppets (Metallica Cover)
03 - In The Flesh (Pink Floyd Cover)
04 - Smells Like Teen Spirit (Nirvana Cover)
05 - Mr. Crowley (Ozzy Osbourne Cover)
06 - Going To California (Led Zeppelin Cover)
07 - Kashimir (Led Zeppelin Cover)
08 - Alavorada
09 - Assombração (Zé Helder Cover)
10 - Seleção de Pagodes: Nove Nove, Pagode do Ala, A Coisa Tá Feia, Viola Marruda, Pau Brasil
11 - Um Bilhete Pra Didi (Os Novos Baianos Cover)
12 - May This Be Love (Jimi Hendrix Cover)
13 - 5º Sinfonia de Beethoven/Aqualung (Jethro Tull Cover)
14 - Norwegian Wood (This Bird Has Flown), Preta Pretinha (The Beatles Cover/Os Novos Baianos Cover)

15 comentários:

  1. Valeu cara tava procurando esse cd pra baixar a muito tempo e nunca conseguia encontrar.Brigadão!!!!

    ResponderExcluir
  2. putz manw o Link ta off queria baixar .-.ayboy

    ResponderExcluir
  3. Puta merda! Mais uma coisa doida no mundo do Metal!
    Esses caras são o Apocalyptica da roça!

    ResponderExcluir
  4. Caralho!!!...vi uma noticia desses caras no site do estadão tava loko pras conhecer, vlw mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. SHOW! SHOW! SHOW!...
    DE BOLA, DE VIOLA E DE ROCK.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o som dos caras. Uniu a porradaria do rock com a calma da viola !

    ResponderExcluir
  7. Vcs conhecem o trabalho do Iron Horse? É uma banda de Bluegrass que gravou 2 álbuns homenageando o Metallica e também ficou superlegal, vale a pena conferir, tem uns vídeos no Youtube, tão bom quanto esse trabalho!!

    ResponderExcluir
  8. O link bixou!! tem como re-upar???

    ResponderExcluir
  9. Galera,
    link direto:
    http://www.4shared.com/get/az54i4m7/10_-_VlExtrm.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Galera, link direto:
    http://www.4shared.com/get/az54i4m7/10_-_VlExtrm.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei arrepiado a hora que ouvi! sensacional.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo bom gosto, coragem e ela vanguarda da postagem.
    Finalmente o meu universo e o de meu pai se fundiram e não colidiram como de costume.
    Sempre tive muito apresso pela moda de viola que meu pai ainda ouve exaustivamente devido a virtuose de seus musicos( quase em sua totalidade auto-didatas)e letras com epopeias bucolicas ao inves da cansativa vida de adulterio e separações da musica sertaneja urbano-pop 80-2011.
    Recomendo muuuito esse full. Meu unico senão dele fica para a versão do Nirvana. O arranjo dificulta o reconhecimento quase que imediato como as outras, e o arranjo me soa estranho( embora pra mim a versão original é uma nhaca).
    Meus agradecimentos pelo presente, bicho!
    Agora e sentar com o velho e deixar a "viola rolar"!

    Força Sempre a toda a equipe do Warriors of the Metal!

    ResponderExcluir
  13. Tô baixando...
    mas vou procurar pra comprar....
    pelo o que eu ouvi ele é deve ser todo perfeito.

    ResponderExcluir
  14. Vamos comprar o mp3 desses caras... eles merecem, vamos valorizar o rock, vamos valorizar o artista! R$12,00 !!!

    ResponderExcluir