Social Icons

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

The Black Crowes - Discografia Comentada

O Led Zeppelin dos anos 90. Somente por essa frase eu não precisaria dizer muita coisa, para comprovar que o The Black Crowes é uma excelente banda, digna de ser reverenciada, pois em plenos anos 2000, o conjunto apresenta tendências antigas, com um Blues Rock foda, misturado com muita psicodelia.
Até mesmo o estilo dos caras nos remete à decadas passadas. Na verdade o Black Crowes é um conjunto tipicamente dos anos 70, veio surgir nos 80. A banda surgiu mais precisamente em 1985, em Atlanta, Estados Unidos, por intermédio dos irmãos Chris e Rich Robinson. O primeiro nome do conjunto foi Mr. Crowe’s Garden (nome do conto de fadas preferido dos Robinson), mas logo depois passou a se chamar The Black Crowes. Desde o início, Chris apresentava um visual glam inspirado em David Bowie, embora lembrasse bastante Mick Jagger em seu começo de carreira, mas com a voz de Rod Stewart. Seu irmão, Rich Robinson, já lembra mas o estilo de Keith Richards, com a sensação rítmica suja de Ron Wood. Não é preciso dizer muito para chegar a conclusão de que o The Black Crowes lembre muito os Rolling Stones e o The Faces, bandas a que são constantemente associadas.
Completaram a formação da banda em seu início de carreira: Johnny Colt (baixo), Jeff Cease (guitarra) e Steve Gorman (bateria).
Com esse time partem para o estúdio para a gravação do primeiro disco: Shake Your Money Maker, que sai em 1990. O disco vendeu mais de quatro milhões de cópias, e chamou a atenção de todos, com alguns considerando um conjunto que pegou a máquina do tempo nos anos 70 e veio parar nos dias atuais. Sucessos como Twice As Hard, Jealous Again (tocada sem parar na MTV americana na época), Hard To Handle e a balada She Talks To Angels, garantiram ao The Black Crowes o título de banda revelação do ano pelos críticos americanos. Shake Your Money Maker apresentou uma mistura de Hard Rock com Blues e uma enorme pitada de Southern Rock. De tal forma que podemos visualizar uma mistura de Led Zeppelin, Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd.
A repercussão de Shake Your Money Maker foi tão grande, que um ano após o lançamento do primeiro álbum, o TBC já excursionava ao lado do ZZ Top. Algo que durou só até a metade da turnê, pois após criticarem severamente a indústria fonográfica e a comercialização do Rock, foram expulsos da turnê pelos patricinadores do evento.
Isso não abalou nenhum pouco o conjunto, que após tais declarações arrecadou um número maior de fãs, algo que se confirmou na bem sucedida turnê que se iniciou dois meses após a expulsão. Nessa mesma época, Chris Robinson acabou preso por agressão e pertubação da paz, por discutir com uma atendente numa loja de conveniência.
Após brigar na justiça, conseguiu responder o processo em liberdade sendo condenado a prestar serviços comunitários por seis meses.
Logo em seguida o conjunto excursionou pelo Reino Unido e depois tocou no Monsters Of Rock na Rússia, mesmo com Chirs enfrentando um problema de desnutrição.
Após uma turnê desgastante, Jeff Cease é substituído pelo guitarrista Marc Ford (Burning Tree).
Em 1992 é lançado o segundo álbum, chamado The Southern Harmony And Musical Companion. Geralmente, quando uma banda lança um grande álbum de estréia, não consegue manter o pique no trabalho seguinte, com o Crowes não foi assim. The Southern Harmony And Musical Companion é tão bom quanto seu antecessor, trazendo grandes sucessos como Remedy, Thorn In My Pride, Sometimes Salvation e a inspiradíssima versão de Time Will Tell de Bob Marley.
O álbum marca ainda um mergulho do Crowes no psicodelismo (algo muito acertado, diga-se de passagem) e que levou o disco ao topo da parada americana e ao segundo lugar da parada inglesa.
Ainda em 1992 a banda adicionou o tecladista Eddie Hersch ao grupo como um integrante permanente.
Em protesto pela comercialização do Rock, o TBC faz um show gratuito em fevereiro de 1993 em Houston e, apesar do tumulto, tudo correu bem.
Amorica, o terceiro disco, sai em 1994 e tem como marca registrada a fusão das influências dos primeiros álbuns. Mais uma vez um disco do TBC obtem ótima vendagem, empurrado por canções como Gone, A Conspiracy, Wiser Time e P.25 London. O disco chamou a atenção também pela capa, que foi inclusive censurada em algumas regiões dos Estados Unidos.
Em julho de 1996 sai o quarto álbum da banda, Three Snakes And One Charm. Problemas de relacionamento pessoal e musical entre os irmãos Robinson quase decretam o fim. O disco é apenas regular, mas se salvam Blackberry, Good Friday e Evil Eye.
Em agosto de 1997, Marc Ford é despedido depois de cinco anos como guitarrista da banda. Poucos meses depois, o baixista Johnny Colt também sai, entrando em seu lugar Sven Pipien, ex-Mary My Hope.
A banda retorna então para o estúdio, tentando evitar os erros cometidos em Three Snakes And One Charm e lançar um álbum que os remetesse devolta às origens. Assim, lançam o magnífico By Your Side em 1999, um de seus melhores álbuns.
A qualidade de todas as canções impressiona, assim como trabalho vocal de Chris Robinson. A saída de Mark Ford, que dividia as guitarras com Rich, a despeito dos descrentes, em nada alterou a qualidade das composições e das intervenções individuais das guitarras, que continuam mortais.
Esse disco marcou também a aproximação de Jimmy Page com a banda, o que fez muitos sonharem com uma parceria entre Crowes e Page.
Para suprir a ausência de um guitarrista, o conjunto contratra Audley Freed, ex-Cry Of Love para as apresentações ao vivo.
Logo em seguida uma bomba que caiu como um "zepelim de chumbo": Jimmy Page e o The Black Crowes fariam uma turnê juntos. Esse evento histórico serviu não só para consolidar o TBC como um principais expoentes do Rock difundido por Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e Rolling Stones, mas também para matar a saudade do Led, pois é incrível como o Crowes reviveu clássicos sagrados com tamanha maestria.
Tal registro não poderia passar despercebido, e em 2000, sai Jimmy Page and the Black Crowes Live at the Greek, que traz clássicos como Custard Pie, Heartbreaker, Whole Lotta Love, Your Time Is Gonna Come, The Lemon Song e Celebration Day.
Em 2001 lançam Lions, trabalho que vem arraigado com a eterna mistura apaixonada da banda: Rock, Blues, Soul Music e por vezes um tira gosto com o Reggae. Os destaques ficam para Miracle To Me, Losing My Mind, Soul Singine e Cosmic Friend.
Em 2002, o conjunto decreta a paralisação de seus atividades por tempo indeterminado. Mutos acharam que era o fim do conjunto, até que em 2005 retornaram realizando shows em pequenos bares sob a alcunha de Mr.Crowe’s Garden, que era o nome da banda antes do estrelato, e foi o codinome do grupo para despistar a grande imprensa.
Com exceção do baterista Steve Gorman, que anda parado com a música, os Black Crowes voltaram com Chris Robinson (vocal), Rich Robinson (guitarra e voz), Sven Pipien (baixo), Ed Harsch (teclado), Bill Dobrow (bateria), além do grande guitarrista Marc Ford.
Warpaint, lançado em 2008, levou os irmãos Robinson devolta ao estúdio após sete anos. E a paralisação parece ter feito bem ao conjunto, pois lançaram um álbum que facilmente pode ser considerado um dos melhores, se não o melhor já lançado pela banda. Warpaint tem excelentes baladas como Oh Josephine e Locust Street e também a melhor mistura do Blues com o Hard Rock, apresentada em Goodbye Daughters Of The Revolution. O lado Southern Rock é apresentado em Walk Believer Walk e Whoa Mule. Enfim, toda essa fusão faz com que o TBC continue sendo a expressão de tudo aquilo que gostamos no bom e velho Rock N' Roll. O disco apresentou ainda dois novos membros do conjunto: o guitarrista Luther Dickinson e o tecladista Adam MacDougall.
No ano seguinte, para agraciar ainda mais os fãs que curtiram Warpaint (eu por exemplo), o conjunto lançou o disco ao vivo, com direito ao disco bonus com algumas músicas raras.
Ainda em 2009, sai o duplo Before The Frost... Until The Freeze, outro trabalho fantástico e que comprova que os anos podem se passar, mas o bom e melhor Rock N' Roll continua vivo!
Em 2010, o TBC anunciou que após o encerramento da turnê que farão pelos Estados Unidos irão dar um tempo no conjunto, assim como fizeram em 2002. Mais uma vez não há data para o retorno.
Para dizer uma espécie de adeus, ainda que temporário, o conjunto lançou mais um duplo ao vivo: Croweology, mais um disco ótimo e que fecha com chave de ouro essa face do TBC, que esperamos não seja a última.


 Shake Your Money Maker (1990)

01 - Twice As Hard
02 - Jealous Again
03 - Sister Luck
04 - Could I've Been So Blind
05 - Seeing Things
06 - Hard To Handle
07 - Thick N' Thin
08 - She Talks To Angels
09 - Struttin' Blues
10 - Stare It Cold

Download

 The Southern Harmony And Musical Companion (1992)

01 - Sting Me
02 - Remedy
03 - Thorn In My Pride
04 - Bad Luck Blue Eyes Goodbye
05 - Sometimes Salvation
06 - Hotel Illness
07 - Black Moon Creeping
08 - No Speak No Slave
09 - My Morning Song
10 - Time Will Tell
11 - Sting Me (Slow) (Bonus Track)
12 - 99 Lbs (Bonus Track)

Download

 Amorica (1994)

01 - Gone
02 - A Conspiracy
03 - High Head Blues
04 - Cursed Diamond
05 - Nonfiction
06 - She Gave Good Sunflower
07 - P.25 London
08 - Ballad In Urgency
09 - Wiser Time
10 - Downtown Money Waster
11 - Descending
12 - Song Of The Flesh
13 - Sunday Night Buttermilk Waltz

Download

 Three Snakes And One Charm (1996)

01 - Under A Mountain
02 - Good Friday
03 - Nebakanezer
04 - One Mirror Too Many
05 - Blackberry
06 - Girl From A Pawnshop
07 - (Only) Halfway To Everywhere
08 - Bring On, Bring On
09 - How Much For Your Wings
10 - Let Me Share The Ride
11 - Better When You're Not Alone
12 - Evil Eye
13 - Just Say You're Sorry
14 - Mellow Down Easy

Download

 By Your Side (1999)

01 - Go Faster
02 - Kicking My Heart Around
03 - By Your Side
04 - HorseHead
05 - Only A Fool
06 - Heavy
07 - Welcome To The Goodtimes
08 - Go Tell The Congregation
09 - Diamond Ring
10 - Then She Said My Name
11 - Virtue And Vice

Download

 Live At The Greek (With Jimmy Page) (2000)

CD 1:
01 - Celebration Day
02 - Custard Pie
03 - Sick Again
04 - What Is And What Should Never Be
05 - Woke Up This Morning
06 - Shape Of Things To Come
07 - Sloppy Drunk
08 - Ten Years Gone
09 - In My Time Of Dying
10 - Your Time Is Gonna Come

Download

CD 2:
01 - The Lemon Song
02 - Nobody's Fault But Mine
03 - Heartbreaker
04 - Hey Hey What Can I Do
05 - Mellow Down Easy
06 - Oh Well
07 - Shake Your Money Maker
08 - You Shook Me
09 - Out On The Tiles
10 - Whole Lotta Love

Download

 Greatest Hits 1990-1999: A Tribute To A Work In Progress...(2000)

01 - Jealous Again
02 - Twice As Hard
03 - Hard To Handle
04 - She Talks To Angels
05 - Remedy
06 - Sting Me
07 - Thorn In My Pride
08 - Bad Luck Blue Eyes Goodbye
09 - A Conspiracy
10 - Wiser Time
11 - Good Friday
12 - Blackberry
13 - Kickin' My Heart Around
14 - Go Faster
15 - Only A Fool
16 - By Your Side

Download

 Lions (2001)

01 - Midnight From The Inside Out
02 - Lickin'
03 - Come On
04 - No Use Lying
05 - Losing My Mind
06 - Ozone Mama
07 - Greasy Grass River
08 - Soul Singing
09 - Miracle To Me
10 - Young Man Old Man
11 - Cosmic Friend
12 - Cypress Tree
13 - Lions

Download

 Live (2002)

CD 1:
01 - Midnight From The Inside Out
02 - Sting Me
03 - Thick N Thin
04 - Greasy Grass River
05 - Sometimes Salvation
06 - Cursed Diamond
07 - Miracle To Me
08 - Wiser Time
09 - Girl From A Pawnshop
10 - Cosmic Friend

Download

CD 2:
01 - Black Moon Creeping
02 - High Head Blues
03 - Title Song
04 - She Talks To Angels
05 - Twice As Hard
06 - Lickin'
07 - Soul Singing
08 - Hard To Handle
09 - Remedy

Download

 Freak 'n' Roll...Into The Fog (Live) (2006)

CD 1:
01 - (Only) Halfway To Everywhere
02 - Sting Me
03 - No Speak No Slave
04 - Soul Singing
05 - Welcome To The Goodtimes
06 - Jealous Again
07 - Space Captain
08 - My Morning Song
09 - Sunday Night Buttermilk Waltz

Download

CD 2:
01 - Cursed Diamond
02 - She Talks To Angels
03 - Wiser Time
04 - Non Fiction
05 - Seeing Things
06 - Hard To Handle
07 - Let Me Share The Ride
08 - Mellow Down Easy
09 - Remedy
10 - The Night They Drove Ol' Dixie Down

Download

 The Lost Crowes (Live) (2006)

CD 1:
01 - Paint An 8
02 - Another Roadside Tragedy
03 - If It Ever Stops Raining
04 - Wyoming And Me
05 - Predictable
06 - Never Forget This Song
07 - Lifevest
08 - Grinnin
09 - My Hearts Killing Me
10 - Peace Anyway

Download

CD 2:
01 - A Conspiracy
02 - Evil Eye
03 - Cursed Diamond
04 - P25 London
05 - Dirty Haired Halo
06 - High Head Blues
07 - Feathers
08 - Nonfiction
09 - Tied Up And Swallowed
10 - Wiser Time
11 - Sunday Night Buttermilk Waltz
12 - Descending
13 - Low Down
14 - Tornado
15 - Song Of The Flesh
16 - Thunderstorm 654

Download

 Warpaint (2008)

01 - Goodbye Daughters Of The Revolution
02 - Walk Believer Walk
03 - Oh Josephine
04 - Evergreen
05 - We Who See The Deep
06 - Locust Street
07 - Movin' On Down The Line
08 - Wounded Bird
09 - God's Got It
10 - There's Gold In Them Hills
11 - Whoa Mule

Download

 Warpaint Live (2009)

CD 1:
01 - Goodbye Daughters Of The Revolution
02 - Walk Believer Walk
03 - Oh Josephine
04 - Evergreen
05 - Wee Who See The Deep
06 - Locust Street
07 - Movin' On Down The Line
08 - Wounded Bird
09 - Gods Got It
10 - Theres Gold In Them Hills
11 - Whoa Mule

Download

CD 2:
01 - Poor Elijah - Tribute To Johnson (Medley)
02 - Darling Of The Underground Press
03 - Bad Luck Blue Eyes Goodbye
04 - Crowes Don't Know Why
05 - Torn And Frayed
06 - Hey Grandma

Download

 Before The Frost... Until The Freeze (2009)

CD 1: Before The Frost...
01 - Good Morning Captain
02 - Been A Long Time (Waiting On Love)
03 - Appaloosa
04 - A Train Makes A Lonely Sound
05 - I Ain't Hiding
06 - Kept My Soul
07 - What Is Home
08 - Houston Don't Dream About Me
09 - Make Glad
10 - And The Band Played Om
11 - The Last Place That Love Lives

Download

CD 2: ...Until The Freeze
01 - Aimless Peacock
02 - Shady Grove
03 - Garden Gate
04 - Greenhorn
05 - Shine Along
06 - Roll Old Jeremiah
07 - Lady Of Avenue A
08 - So Many Times
09 - Fork In The River

Download

 Croweology (Live) (2010)

CD 1:
01 - Jealous Again
02 - Share The Ride
03 - Remedy
04 - Non-Fiction
05 - Hotel Illness
06 - Soul Singing
07 - Ballad In Urgency
08 - Wiser Time
09 - Cold Boy Smile
10 - Under A Mountain

Download

CD 2:
01 - She Talks To Angels
02 - The Black Crowes - Morning Song
03 - Downtown Money Waster
04 - Good Friday
05 - Thorn In My Pride
06 - Welcome To The Goodtimes
07 - Girl From A Pawnshop
08 - Sister Luck
09 - She
10 - Bad Luck Blue Eyes Goodbye

Download

3 comentários:

  1. muito obrigado :D
    essa semana eu ja tava pensando em procurar a discografia dessa banda e esse otimo blog facilitou mais uma vez as coisas pra mim ^^

    ResponderExcluir
  2. Alguns links pelo MEDIAFIRE estão off ou acesso negado

    ResponderExcluir