Social Icons

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Genius - Discografia Comentada

Genius: A Rock Opera é um projeto do guitarrista italiano Daniele Liverani, que foi criado em 2002. Liverani já havia se destacado em carreira solo e ao lado da banda Empty Tremor.
Em Genius temos uma mistura muito boa de Hard com Prog Metal em uma trilogia toda composta por Liverani, que em todos os discos acumulou ainda as funções de baixista e tecladista. Dario Ciccioni ficou a cargo da bateria a da percursão.
Toda a história é baseada no livro Genius do próprio guitarrista, e que narra a história do garoto Genius, perdido no mundo dos sonhos, lugar em que é proibida a presença humana.
Não é preciso muito esforço para se saber que estamos diante de um grande projeto, tendo em vista os vocalista que participam de Genius, pois temos nomes como: Mark Boals (Ring Of Fire, ex-Yngwie Malmsteen), Daniel Gildenlöw (Pain Of Salvation), John Wetton (King Krimson, Asia, Uriah Heep, Wishbone Ash), Steve Walsh (Kansas), Midnight (Crimson Glory), Lana Lane, Eric Martin (Mr. Big), Edu Falaschi (ex-Angra, Almah), Russell Allen (Symphony X), Jorn Lande (Jorn, Masterplan, entre outros), Liv Kristine (ex-Theatre Of Tragedy, Leaves' Eyes), entre outros.
O primeiro episódio, A Human Into Dreams' World saiu em 2002, e contou com os seguintes vocalistas intepretando os seguintes personagens: Mark Boals (Genius), Daniel Gildenlow (Twinspirit N.32), Lana Lane (Doorkeeper), Chris Boltendahl (Stationmaster), Joe Vana (King Mc Chaos Consultant), John Wetton (King Mc Chaos), Steve Walsh (King Wild Tribe), Oliver Hartmann (King Wild Tribe Consultant), Midnight (Maindream), Philip Bynoe (Storyteller).
Os corais ficaram por conta de Olaf Senkbeil, Hachy Hackmann e Chris Boltendahl.
Como já era de se esperar, o disco é muito bom, contando com o destaque dado aos personagens principais da trama interpretados por Boals (basta ouvir a faixa Dreams para saber o que é ter técnica vocal) e Gildenlow, além de Wetton e Walsh juntos em My Pride, Lana Lane na atuação puramente fabulosa em The Right Place e, por último, o já citado Gildenlöw e Midnight em faixas como Paradox e Terminate.
Criou-se uma grande expectativa para o segundo capítulo da saga, não só pela qualidade do primeiro disco, mas pelas presenças de Russell Allen, Edu Falaschi e Liv Kristine.
O episódio 2, se chamou In Search Of The Little Prince e saiu em 2004. O disco é muito bom e interessante, principalmente pelos duetos insanos entre Daniel Gildenlöw e Russell Allen e entre Edu Falaschi e Mark Boals.
Mark é um vocalista que eu admiro muito, mas é impressionante como fica longe dos monstros citados acima. Tal constatação foi tratada de uma forma engraçada pelo Whiplash, nas seguintes palavras: "Conseqüência óbvia: o ex-vocal de Yngwie J. Malmsteen parece uma criança de colo toda vez que Gildenlöw e Allen atuam, interpretam, e fazem tudo que sabemos que são capazes."
Um fato que desagradou muito a todos e que já se fazia presente no primeiro disco, e infelizmente piorou no segundo, foi o fato das músicas parecerem desconexas, o que muda totalmente o se poderia pensar um disco conceitual. No episódio dois, temos o seguintes vocalistas interpretando os personagens: Mark Boals (Genius), Daniel Gildenlow (Twinspirit N.32), Russell Allen (Dream League Commander), Edu Falaschi (Jason), Jeff Martin (Seventree), Eric Martin (Mr. Niko), Liv Kristine (Klepsydra), Johnny Gioeli (Oddyfer), Rob Tyrant (Oddyfer Guardian) e Philip Bynoe (Storyteller). Os corais ficaram a cargo de Oliver Hartmann.
Já o último capítulo da trilogia, o número de personagens foi reduzido, o que consequentemente ocorreu com a quantidade de vocalistas. O destaque foi a entrada de Jorn Lande. The Final Surprise, que saiu em 2007, marca a variação de estilos entre uma composição e outra passando do Heavy Metal Melódico ao Progressivo, com a presença sempre das orquestrações. Talvez pela discrepância apontada no episódio 2, Mark Boals não interpretou Genius no encerrramento da trilogia, cabendo tal função à DC Cooper (Silent Force, ex-Royal Hunt). São os seguintes personagens e vocalistas no episódio 3: DC Cooper (Genius), Daniel Gildenlow (Twinspirit N.32), Jorn Lande (Apikor), Andrea Dätwyler (Kokeshi), Toby Hitchcock (Senator Jeramus), Eric Martin (Mr. Niko) e Philip Bynoe (Storyteller).


 Episode 1: A Human Into Dreams' World (2002)

01 - Without Me Today
02 - The Right Place
03 - Paradox
04 - The Glory of Our Land
05 - All of Your Acts
06 - Dreams
07 - My Pride
08 - There's A Human
09 - Father
10 - Terminate
11 - I'm Afraid

Download

 Episode 2: In Search of The Little Prince (2004)

01 - He Will Die
02 - Playing In Their Dreams
03 - You Won't Escape
04 - Valley
05 - Beware
06 - My Dear Son
07 - What He Has To Say
08 - All My Fault
09 - To Be Free
10 - Fight Again
11 - Far Away From Here

Download

 Episode 3: The Final Surprise (2007)

01 - Toy Warehouse
02 - No More Chances
03 - Save Me From My Destiny
04 - Alive and Safe
05 - Jump Off This Train
06 - Let Me Live
07 - Inside These Memories
08 - I Die
09 - Back To Life Again
10 - Dream In Liberty
11 - The Final Surprise

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário