Social Icons

sábado, 23 de outubro de 2010

Virgin Steele - Discografia Comentada

O Virgin Steele surgiu nos Estados Unidos no ano de 1981, fundado pelo guitarrista Jack Starr. Logo se juntaram a ele: David DeFeis (vocal e teclados), Joe O'Reilly (baixo) e Joey Ayvazian (bateria).
A primeira impressão que se tem ao conhecer o conjunto é pensar que eles são uma cópia descarada do Manowar e realmente as semelhanças são muitas: o visual do músicos, o título dos álbuns, as letras das músicas, até da mesma cidade são: New York! Porém, é evidente que as semelhanças foram diminuindo ao longo do tempo, pois podemos dizer que o Manowar estacionou em um determinado estilo, enquanto o Virgin Steele, foi muito além, criando álbuns diversificados e muito bem produzidos, passando do Heavy Metal tradicional, que engloba influências do Hard Rock oitentista, ao Progressive Metal e a Symphonic Metal. Se fossem ingleses, pela época que surgiram, seriam mais um dos expoentes da NWOBHM.
O primeiro disco, auto-intitulado, saiu em 1982, e tornou o conjunto uma das grandes promessas do Heavy Metal, graças ao excelente trabalho da dupla DeFeis / Starr. Seu estilo era bastante original, um misto de heavy metal americano com uma atmosfera épica. David, que era também excelente tecladista, entrou com os particulares arranjos melódicos da banda, enquanto Jack mandava um som pesado e muito mais direto. O disco é realmente ótimo, o que torna até estranho o fato de não ser tão conhecido. Destaque para a faixa Children Of The Storm, simplesmente perfeita, tanto na parte vocal, quanto no instrumental, com aqueles riffs característicos do Heavy anos 80, tecladeira no meio e ainda um solo matador! Dá até saudade da época que o Iron Maiden fazia esse tipo de música!
Guardians Of The Flame, que saiu em 1983, é mais uma mostra da qualidade da banda, sendo mais amadurecido e mais voltado para o Heavy Metal e com uma produção melhor que o antecessor.
O contraste entre as duas grandes estrelas do Virgin Steele, atingiu o seu ápice após o lançamento de Guardians Of The Flame e culminou na saída de Jack Starr. Para seu lugar veio o também excelente Edward Pursino. Porém, o problema não foi solucionado, pois Jack não aceitou que David continuasse com o nome Virgin Steele e tentou tirá-lo de David na Justiça. David, no entanto, ganhou e pode continuar com o Virgin Steele sem Jack. Há ainda uma outra versão da história, que relata que Jack seguiu utilizando o nome da banda, após sua saída, mas após o fracasso de suas apresentações, acabou desistindo e permitindo que os antigos membros utilizasse o nome que os consagrara. A primeira versão parece ser mais confiável.
Com a nova formação, o conjunto lança Noble Savage, em 1986, disco que mistura metal clássico e épico. A entrada de Pursino trouxe para o conjunto uma sonoridade mais versátil com belos riffs de Heavy Metal, ainda assim sem se desprender totalmente do Hard Rock. O disco é bem interessante, porém não teve boas vendas.
Em 1987 rumores diziam que o Virgin Steele tinha lançado um álbum de Thrash Metal chamado Exorcist seguindo o sucesso do gênero, DeFeis porém negou os boatos que realmente, nunca foram confirmados.
Ainda em 87, o conjunto faz sua primeira turnê na Europa abrindo para quem? Manowar!
Age Of Consent, quarto disco do conjunto saiu em 1988. Na época das gravações, o baixista Joe O'Reilly estava doente e acabou não gravando o álbum, sendo o baixo gravado por David DeFeis, usando teclados, e Edward Pursino. Joe deixa a banda em seguida.
O álbum é caracterizado como sendo um típico álbum de Hard Rock americano, e é claro, deixou os fãs de Metal muito decepcionados.
Após o fracasso com Age Of Consent, a banda tem ainda uma outra grande perda: o selo da banda faliu e então DeFeis resolveu que era hora do conjunto dar um tempo. Enquanto a banda permaneceu parada, DeFeis se formou em piano clássico. Além disso, entrou para o projeto Smoke Stark Lightning, que contava com alguns músicos famosos como o já conhecido Jack Starr e o baterista Bobby Rondinelli.
Em 1993, o Virgin Steele retoma suas atividades, tendo como novidade a entrada do baixista Rob Demartino. Ainda que o investimento no Hard Rock tenha desagradado os fãs, DeFeis percebeu que Age Of Consent era um grande disco e resolveu repetir a fórmula, com o apoio da gravadora Shark.
Assim, ainda em 1993, vem Life Among The Ruins, disco que lembra bastante o Whitesnake.
Um ano depois o som de Noble Savage se repete em The Marriage Of Heaven And Hell Part I e em 1995 em The Marriage Of Heaven And Hell Part II, para a alegria dos fãs de Metal. O conjunto traz um metal épico recheado de passagens melódicas e influências sinfônicas, com tendências progressivas bastante marcadas. Suas letras falam de diversas mitologias, tais como a Grega, Nórdica e também os mitos Cristãos. Os álbuns são considerados até hoje como os melhores de banda pelos fãs.
O Virgin Steele pode ser competente em qualquer estilo, mas é evidente que o caras mandam bem demais quando o assunto é Heavy Metal.
Após os Marriages, Joey Avayzian deixa a banda. Para seu lugar vem Frank Gilchriest.
Invictus de 1998, é outro trabalho fantástico, mostrando que a banda finalmente tinha encontrado seu caminho, e passou logo a dividir com os Marriages o título de melhor álbum da banda. Invictus é disco mais progressivo e pesado do conjunto. A entrada de Gilchriest contribuiu bastante para isso, adicionando mais versatilidade e permitindo a criação de músicas mais rápidas. O disco fala novamente sobre mitologias, com esse álbum a banda encerrou uma trilogia junto com os Marriages.
Após Invictus, Rob Demartino deixa a banda, sendo o baixo assumido por Pursino em estúdio, algo que já havia ocorrido nos Marriages.
A banda parte em seguida para um desafio ainda maior: o lançamento de uma Metal Opera.
Assim, em 1999, vem The House Of Atreus Act I e em 2000 saiu sua segunda parte The House Of Atreus Act II. Esses álbuns são a obra mais complexa do Virgin Steele. Cheia de variações, passagens instrumentais e lentas e uma complexidade musical enorme essa obra mostra o lado mais progressivo da banda, com grande influência de música clássica misturada aos elementos Heavy Metal da banda.
Esses discos demonstram a grandiosidade do Virgin Steele, e demonstram o talento de DeFeis, que conseguiu criar uma sequência inimaginável de clássicos.
Em 2001, o conjunto anuncia seu novo baixista Josh Block, que sai com a banda em uma turnê ao lado do HammerFall e do Freedom Call. Ainda em 2001, vem a coletânea, com título "Manowariano" Hymns To Victory, que reúne os melhores clássicos da banda a partir do Noble Savage além de algumas inéditas de diferentes épocas da banda. Em 2002, sai The Book Of Burning, mais uma coletânea, dessa vez com músicas dos dois primeiros álbuns regravadas pela formação atual e músicas inéditas.
Em 2006, saiu o inédito Visions Of Eden. Desenvolvendo mais uma vez uma história conceitual, em Visions Of Eden DeFeis conta a história de Lilith, a primeira mulher de Adão. Em termos musicais, o que temos em Visions Of Eden é uma mistura entre a sonoridade de discos como The Marriage Of Heaven And Hell e o aspecto mais teatral seguido pelo grupo em álbuns como The House Of Atreus. Melodias bem trabalhadas de teclados e piano pontuam todo o CD, além de guitarras bastante técnicas e arranjos ainda mais épicos que o comum, reforçando a trama escrita por David DeFeis.
Seu último trabalho foi lançado em 2010: The Black Light Bacchanalia, disco que ainda não ouvi atentamente para chegar a alguma conclusão.
A obra do Virgin Steele é suprema, inovada a cada trabalho, todos mantendo um alto padrão de qualidade. Infelizmente, a banda nunca teve sua obra reconhecida, embora possua tantos álbuns impecáveis. Isso lhe rendeu o título de "A banda mais injustiçada da história do Heavy Metal".
Pelo menos nós temos a oportunidade de ouvir e prestigiar, essa banda que realmente não está no lugar que merece!


 Virgin Steele (1982)

01 - Minuet In G Minor: Danger Zone
02 - American Girl
03 - Dead End Kids
04 - Drive On Thru
05 - Lothlörien
06 - Still In Love With You
07 - Children of The Storm
08 - Pictures On You
09 - Pulverizer
10 - Living In Sin
11 - Virgin Steele
12 - The Lesson (Demo Recording)
13 - Life of Crime (Demo Recording)
14 - Burn The Sun (Demo Recording)
15 - American Girl (Original Mix)
16 - Dead End Kids (New Mix)
17 - Drive On Thru (Original Mix)
18 - Living In Sin (Original Mix)


 Guardians of The Flame (1983)

01 - Don't Say Goodbye (Tonight)
02 - Burn The Sun
03 - Life of Crime
04 - The Redeemer
05 - Birth Through Fire (Instrumental)
06 - Guardians of The Flame
07 - Metal City
08 - Hell Or High Water
09 - Go All The Way
10 - A Cry In The Night
11 - I Am The One (Bonus Track)
12 - Go Down Fighting (Bonus Track)
13 - Wait For The Night (Bonus Track)
14 - Interview (Bonus Track)
15 - Blues Deluxe Oregnata (I Might Drown) (Bonus Track)


Noble Savage (1986)

01 - We Rule The Night
02 - I'm On Fire
03 - The Kingdom Come
04 - Image of Faun At Twilight
05 - Noble Savage
06 - Fight Tooth and Nail
07 - The Evil In Her Eyes
08 - Rock Me
09 - Don't Close Your Eyes
10 - The Angel of Light
11 - Obsession (It Burns For You)
12 - Love and Death
13 - Where Are You Running To?
14 - Come On and Love Me
15 - The Spirit of Steele
16 - The Pyre of Kings


 Age of Consent (1988)

01 - The Burning of Rome (Cry For Pompeii)
02 - Let It Roar
03 - Prelude To Evening
04 - Lion In Winter
05 - Stranger At The Gate
06 - Perfect Mansions (Mountains of The Sun)
07 - Coils of The Serpent
08 - Serpent's Kiss
09 - On The Wings of The Night
10 - Seventeen
11 - Tragedy
12 - Stay On Top
13 - Chains of Fire
14 - Desert Plans
15 - Cry Forever
16 - We Are Eternal


 Life Among The Ruins (1993)

01 - Sex Religion Machine
02 - Love Is Pain
03 - Jet Black
04 - Invitation
05 - I Dress In Black
06 - Crown of Thorns
07 - Cage of Angels
08 - Never Believed In Goodbye
09 - Too Hot To Handle
10 - Love's Gone
11 - Wilf Fire Woman
12 - Cry Forever
13 - Hauting The Last Hours
14 - Last Rose of Summer


 The Marriage of Heaven and Hell Part One (1994)

01 - I Will Come For You
02 - Weeping of The Spirits
03 - Blood and Gasoline
04 - Self Crucifixion
05 - Last Supper
06 - Warrior's Lament
07 - Trail of Tears
08 - The Raven Song
09 - Forever I Will Roam
10 - I Wake Up Screaming
11 - House of Dust
12 - Blood of The Saints
13 - Life Among The Ruins
14 - The Marriage of Heaven and Hell


 The Marriage of Heaven and Hell Part Two (1995)

01 - A Symphony of Steele
02 - Crown of Glory
03 - From Chaos To Creation
04 - Twilight of The Gods
05 - Rising Unchained
06 - Transfiguration
07 - Prometheus: The Fallen One
08 - Emalaith
09 - Strawgirl
10 - Devil Angel
11 - Unholy Water
12 - Victory Is Mine
13 - The Marriage of Heaven and Hell (Revisited)


 Invictus (1998)

01 - The Blood of Vengeance
02 - Invictus
03 - Mind, Body, Spirit
04 - In The Arms of The Death God
05 - Through Blood and Fire
06 - Sword of The Gods
07 - God of Our Sorrows
08 - Vow of Honour
09 - Defiance
10 - Dust From The Burning
11 - Amaranth
12 - A Whisper of Death
13 - Dominion Day
14 - A Shadow of Fear
15 - The From The Marriage of Heaven and Hell
16 - Veni, Vidi, Vici


 The House of Atreus Act I (1999)

01 - Kingdom of The Fearless (The Destruction of Troy)
02 - Blaze of Victory (The Watchman's Song)
03 - Through The Ring of Fire
04 - Prelude In A Minor (The Voyage Home)
05 - Death Darkly Closed Their Eyes (The Messenger's Song)
06 - In Triumph Or Tragedy
07 - Return of The King
08 - Flames of The Black Star (The Arrows of Herakles)
09 - Narcissus
10 - And Hecate Smiled
11 - A Song of Prophecy
12 - Child of Desolation
13 - G Minor Invention (Descent Into Death's Twilight Kingdom)
14 - Day of Wrath
15 - Great Sword of Flame
16 - The Gift of Tantalos
17 - Iphigenia In Hades
18 - The Fire God
19 - Garden of Lamentation
20 - Agony and Shame
21 - Gate of Kings
22 - Via Sacra


 Magick Fire Music (EP) (2000)

01 - Wings of Vengeance
02 - Flames of Thy Power
03 - Prometheus: The Fallen One
04 - Gate of Kings
05 - Agamenon's Last Hour
06 - Great Sword of Flame


 The House of Atreus Act II (2000)

CD 1:
01 - Wings of Vengeance
02 - Hymn To The Gods of Night
03 - Fire of Ecstazy
04 - The Oracle of Apollo
05 - The Voice As The Weapon
06 - Moira
07 - Nemesis
08 - The Wine of Violence
09 - A Token of My Hatred
10 - Summoning The Powers


CD 2:
01 - Flames of Thy Power (From Blood They Rise)
02 - Arms of Mercury
03 - By The Gods
04 - Areopagos
05 - The Judgement of The Son
06 - Hammer The Winds
07 - Guilt Or Innocence
08 - The Fields of Asphodel
09 - When The Legends Die
10 - Anemone (Withered Hopes... Forsaken)
11 - The Waters of Acheron
12 - Fantasy and Fugue In D Minor
13 - Resurrection Day (The Finale)


 Hymns To Victory (Compilation) (2001)

01 - Flames of Thy Power (From Blood They Rise)
02 - Through The Ring of Fire
03 - Invictus
04 - Crown of Glory (Unscarred)
05 - Kingdom of The Fearless (The Destruction of Troy)
06 - The Spirit of Steele (Acoustic Version)
07 - A Symphony of Steele
08 - The Burning of Rome (Cry For Pompeii)
09 - I Will Come For You
10 - Saturday Night
11 - Noble Savege
12 - Mists of Avalon
13 - Emalaith


 The Book of Burning (Compilation) (2002)

01 - Conjuration of The Watcher
02 - Don't Say Goodbye (New Recorded Version)
03 - Rain of Fire
04 - Annihilation
05 - Hellfire Woman
06 - Children of The Storm (New Recorded Version)
07 - The Chosen Ones
08 - The Succubus
09 - Minuet In G Minor
10 - The Redeemer
11 - I Am The One
12 - Hot & Wild
13 - Birth Through Fire
14 - Guardians of The Flame
15 - The Final Days
16 - A Cry In The Night


 Visions of Eden (2006)

01 - Immortal I Stand (The Birth of Adam)
02 - Adorned With The Rising Cobra
03 - The Ineffable Name
04 - Black Light On Black
05 - Bonedust
06 - Angel of Death
07 - God Above God
08 - The Hidden God
09 - Childslayer
10 - When Dusk Fell
11 - Visions of Eden


 The Black Light Bacchanalia (2010)

01 - By The Hammer of Zeus (and The Wrecking Ball of Thor)
02 - Pagan Heart
03 - The Bread of Wickedness
04 - In A Dream of Fire
05 - Nepenthe (I Live Tomorrow)
06 - The Orpheus Taboo
07 - To Crown Them With Halos Parts 1 & 2
08 - The Black Light Bacchanalia (The Age That Is To Come)
09 - The Tortures of The Damned
10 - Necropolis (He Answers Them With Death)
11 - Eternal Regret

Download

 Nocturnes of Hellfire & Damnation (2015)

01 - Lucifer's Hammer
02 - Wueen of The Dead
03 - To Darkness Eternal
04 - Black Sun/Black Mass
05 - Persephone
06 - Devilhead
07 - Demolition Queen
08 - The Plague and The Fire
09 - We Disappear
10 - A Damned Apparition
11 - Glamour
12 - Delirium
13 - Hymns To Damnation
14 - Fallen Angels

Download (Ulozto)
Download (Zippyshare)

3 comentários:

  1. Parabens ao site, a discografia esta otima gente... sou fã dessa banda, gosto muito dela, por mais que eles sejam injustiçados, em nenhum album deles os caras se abalaram com isso, sempre lançando clássicos, e coloco fé no DeFeis, o The Black Light Bacchanalia com certeza vai ser o Álbum do ano.
    PARABENS PELO POST ESTA FODASTICO.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post para uma ótima banda. Virgin Steele é uma das melhores bandas que já escutei. A trilogia Marriage I & II mais o Invictus está perfeita!
    Parábens pelo blog, muito bom, sempre visitarei assim que possivel =D

    ResponderExcluir
  3. Essa não é uma banda qualquer... É tão superior que fica até difícil mencionar sobre sua grandeza !!! E é uma das minhas bandas favoritas, tenho muito carinho e respeito por eles, e, seu som marcou profundamente minha vida !!! V.S. Is Eternal !!!

    ResponderExcluir