Social Icons

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sirenia - Discografia Comentada

O Sirenia foi criado em 2001 na Noruega e teve origem logo após a saída de Morten Veland (guitarra, vocal e baixo) do Tristania. A banda é uma das melhores representantes do Gothic/Doom Metal norueguês.
Logo no segundo ano de sua formação, a banda lançou seu primeiro disco At Sixes And Sevens. Neste trabalho, Morten contou com o auxílio dos seguintes músicos: Pete Johansen (violino), Fabienne Gondamin (vocais femininos), Kristian Gundersen (guitarra, teclado e vocais), Jan Kenneth Barkved (vocais Limpos) e Hans Henrik Varland (teclado).
A idéia de Morten em At Sixes And Sevens era fazer uma continuação do que o Tristania tinha feito em Beyond The Veil, mas com uma aproximação muito maior ao heavy tradicional e com um clima bem menos deprê que sua banda original.
Nesse disco é possível notar o imenso talento de Morten, que canta como nunca e se destaca mesmo ao lado de outros talentos vocalistas. Aliás, a desconhecida Fabienne Gondamin também merece ser lembrada e foi uma grata surpresa do trabalho.
O Sirenia se diferencia de outras bandas de Gothic/Doom Metal, por incorporar os elementos sinfônicos já bem conhecidos, com outras influências, nesse caso, pode-se observar uma clara referência, a banda como o Children of Bodom e o In Flames em determinados momentos, o que nos leva a crer que Morten Veland conseguiu o seu objetivo, trazendo para o Gothic/Doom Metal elementos do Heavy Tradicional.
Uma das coisas mais interessantes no Sirenia é que, mesmo quando há intervenções dos corais e a ocorrência de pares orquestradas, a banda não larga mão da velocidade e da distorção.
No Whiplash tem até uma expressão interessante no comentário que fazem sobre o álbum que é: "Agora sim um cd de Gothic AND Metal".
Após o lançamento desse ótimo álbum, Fabienne Gondamin deixou a banda, pela dificuldade de residir na França e o resto da banda na Noruega.
Em 2003 entram para a banda o baterista Jonathan Perez e a vocalista Henriette Bordvik e, com uma nova formação, o Sirenia começa a excursionar para divulgar seu álbum. No final do mesmo ano começam a trabalhar em um novo disco: An Elixir For Existence.
Mais um excelente trabalho, que apresenta uma quantidade correta de influências clássicas nos refrãos das músicas pesadas, as guitarras melancólicas e pesadíssimas, beirando o death e o black, intervenções de piano e teclados climáticos, a tão característica voz gutural de Morten se alternando com vozes limpas de Kristian Gundersen e da nova vocalista Henriette Bordvik, as cordas assombrando e os coros fortes são ainda as fundações de cada canção de Sirenia. Em 2004, sai o compacto Sirenian Shores, um disco interessante, que traz uma música cover e algumas versões bem diferentes para outras canções.
Em 2005, Henriette Bordvik deixa a banda e para seu lugar vem Monika Pedersen (ex-Sinphonia). Antes da gravação de um novo álbum, Kristian Gundersen deixou a banda, sendo substituído por Bjorn Landa. Com essa formação lançam Nine Destinies And A Downfall, que saiu em 2007, disco que segue a linha dos trabalhos anteriores, apesar da voz de Monika Pedersen ser um pouco diferentes das vocalistas anteriores, trazendo um estilo mais melancólico para as composições. Fica claro também, nesse trabalho, a menor participação de Morten nos vocais.
Após as gravações, Monika também deixa a banda, assim como o tecladista Hans Henrik Varland.
Em 2008, a banda anuncia a espanhola Pilar Giménez García, mais conhecida por Ailyn como sua nova vocalista. No mesmo ano, Bjorn Landa, também deixa o conjunto para a entrada de Michael S. Krumins (Trail Of Tears e Green Carnation).
Novamente modificado o Sirenia retorna ao estúdio para as gravações de 13th Floor, que sai em 2009. Várias coisas boas ficam evidentes nesse trabalho: Morten volta a ter uma participação mais destacada, Ailyn é uma vocalista superior à Monika Pedersen e Michael S. Krumins acrescentou muito à banda mesclando riffs e solos que variam do melodioso ao pesado. O disco conta a participação especial de Jan Kenneth Barkved, que faz os vocais limpos numa das melhores composições da banda: Sirens Of The Seven Seas.
O mais recente disco é o excelente "Perils of The Deep Blue", que saiu em 2013.
Enfim, toda a discografia da banda é de alto nível, o que mostra a competência de Morten Veland, algo que nos faz chegar a seguinte conclusão: entre o Sirenia e o Tristania atual, fique com a primeira opção!


 At Sixes and Sevens (2001)

01 - Meridian
02 - Sister Nightfall
03 - On The Wane
04 - In A Manica
05 - At Sixes And Sevens
06 - Lethargica
07 - Manic Aeon
08 - A Shadow Of Your Own Self
09 - In Sumerian Haze

Download

 An Elixir For Existence (2003)

01 - Lithium And A Lover
02 - Voices Within
03 - A Mental Symphony
04 - Euphoria
05 - In My Darkest Hours
06 - Save Me From Myself
07 - The Fall Within
08 - Starcrossed
09 - Seven Sirens And A Silver Tear

Download

 Sirenian Shores (EP) (2004)

01 - Sirenian Shores
02 - Save Me From Myself (Remix)
03 - Meridian (Acoustic)
04 - First We Take Manhattan (Leonard Cohen Cover)
05 - Obire Mortem

Download

 Nine Destinies and A Downfall (2007)

01 - The Last Call
02 - My Minds Eye
03 - One By One
04 - Sundown
05 - Absent Without Leave
06 - The Other Side
07 - Seven Keys And Nine Doors
08 - Downfall
09 - Glaes Of Summer

Download

 13th Floor (2009)

01 - The Path To Decay
02 - Lost In Life
03 - The Mind Maelstrom
04 - The Seventh Summer
05 - Beyond Life's Scenery
06 - The Lucid Door
07 - Led Astray
08 - Winterborn 77
09 - Sirens Of The Seven Seas

Download

 The Enigma of Life (2011)

01 - The End Of It All
02 - Fallen Angel
03 - All My Dreams
04 - This Darkness
05 - The Twilight In Your Eyes
06 - Winter Land
07 - A Seaside Serenade
08 - Darkened Days To Come
09 - Coming Down
10 - This Lonely Lake
11 - Fading Star
12 - The Enigma Of Life
13 - Oscura Realidad (Bonus Track)
14 - The Enigma Of Life - Acoustic Version (Bonus Track)

Download

 Seven Widows Weep (Single) (2013)

01 - Seven Widows Weep (Edit)
02 - Ditt Endelikt (Edit)

Download

 Perils of The Deep Blue (2013)

01 - Ducere Me In Lucem
02 - Seven Widows Weep
03 - My Destiny Coming To Pass
04 - Ditt Endelikt
05 - Cold Caress
06 - Darkling
07 - Decadence
08 - Stille Kom Døden
09 - The Funeral March
10 - Profound Scars
11 - A Blizzard Is Coming
12 - Chains (Bonus Track)
13 - Blue Collen (Bonus Track)

Download

 The Seventh Life Path (2015)

01 - Seti
02 - Serpent
03 - Once My Light
04 - Elixir
05 - Sons of The North
06 - Earendel
07 - Concealed Disdain
08 - Insania
09 - Contemptuous Quitus
10 - The Silver Eye
11 - Tragedienne
12 - Tragica (Bonus Track)

Download (Ulozto)
Download (Zippyshare)

4 comentários:

  1. Ótima banda e Allan dares isso ne gótico não

    ResponderExcluir
  2. Vocês poderiam por favor deixar a senha. Não vejo qual o sentido de proteger um arquivo com senha se você quer que qualquer pessoa baixe.

    ResponderExcluir
  3. o album Perils of the Deep Blue está errado, baixei 2x e são as músicas do The Seventh Life Path

    ResponderExcluir