Social Icons

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Kiko Loureiro - Discografia Comentada

Pedro Henrique Loureiro, comumente conhecido pelo povo como Kiko Loureiro é carioca, nascido em 16 de junho de 1972, e famosíssimo por ser guitarrista do Angra.
De fato, toca muito bem, mas sua arrogância tira seu brilho. É um ótimo guitarrista que, em duetos com Rafael Bittencourt no Angra, fica poderoso. Mas o foda é que ele se acha o bonzão, melhorzão, ninguém pode com ele, o que faz com que quem sabe disso o ache um Zé Bundão. Sou um desses. Porém, gosto de seus trabalhos musicais, Angra, carreira solo, Neural Code, ou o que seja. É um guitarrista versátil que mostra-se não ser preso apenas ao Metal, mas adorador também de estilos como o Jazz.
Ainda novo, começou a estudar violão, ensinado por dois anos pelo professor Pedro Bueno. Mas como todo rockeiro, ele queria tocar guitarra, e passou para este instrumento ainda na adolescência. Aos 13 anos, ganhou sua primeira guitarra. Com ela, começou a praticar solos e riffs de seus ídolos, entre eles Eddie Van HalenJimmy PageJimi HendrixRandy Rhoads, entre outros. Ele é canhoto, mas toca como um destro, pois fez aulas de violão para destros.
Com 17 anos, ele já levava a guitarra bem a sério, e foi estudar no antigo IG&T, onde conheceu o guitarrista Mozart Mello, com o qual estudou por cinco anos.
Foi então que sua vida profissional como guitarrista começou a aflorar. Tocava em casas noturnas em São Paulo. Sua primeira banda chamava-se Legalize, e posteriormente fez parte da banda A Chave.
Em 1991, aos dezenove anos, Kiko Loureiro recebeu um convite que embalaria de vez sua carreira: o convite para o recém-formado Angra. Então sua história se embola dentro do Angra, onde ele gravou fuderosos trabalhos. Dou destaque para todos os álbuns.
Porém, Kiko não toca apenas guitarra e violão. Ele também toca baixo, bateria e piano. No álbum do Angra "Temple of Shadows", de 2004, Kiko também fez uma participação com piano, e em seus álbuns solos, tocou bateria em algumas músicas.
Então, Kiko formou sua banda solo em 2004. Seu primeiro álbum solo saiu em 2005, intitulado "No Gravity". Ele, sozinho, gravou todos os instrumentos, com exceção da bateria, que vai gravada por Mike Terrana. Sua carreira solo é apenas instrumental, nenhuma música é cantada. Este primeiro álbum é pesado, com excelentes solos, que o fazem viajar bastante e tocar air guitar, rsrs!
No ano seguinte, 2006, mais um álbum é lançado, intitulado "Universo Inverso". Este álbum já conta com Kiko Loureiro nas guitarras, Carlinhos Noronha no baixo, Cuca Teixeira na bateria e Yaniel Matos no piano. É um álbum mais calmo, mais próximo do Jazz, que o faz viajar numa quietude de fim de tarde de interior. Lembra o Neural Code, trabalho que faria mais tarde.
Em 2006, foi chamado por Tarja Turunen para fazer participação em seu álbum solo de estreia "My Winter Storm", e participou da turnê pela América Latina ao seu lado.
Seu terceiro álbum solo só foi sair três anos depois, em 2009. "Fullblast" é seu nome, e aqui, Kiko volta a pesar na sonzeira. Pra mim, é o melhor álbum dele! Novamente a equipe de gravação do álbum é reformulada, contando com Kiko Loureiro nas guitarras, teclados e percussão adicional, Felipe Andreoli no baixo, Mike Terrana na bateria e DaLua na percussão.
Nesse mesmo ano, lançou ao lado de Thiago Espírito Santo e Cuca Teixeira o álbum "Neural Code", que leva o nome do conjunto, que mistura Rock e Jazz, um ótimo trabalho.
Kiko já apareceu na TV várias vezes, na Rede Globo (Jô Soares e Altas Horas), na Record, ESPN Brasil, entre outras. Em 2010, até recebeu uma proposta do Iron Maiden para abrir alguns shows para eles, mas não pôde ir devido aos shows já agendados com o Angra.
Em 2012, sai o novo álbum "Sounds of Innocence", álbum que pegou muita gente de surpresa, pois ninguém esperava devido à fraca divulgação. Uma divulgação mais sólida só ocorreu dias antes do lançamento. Contudo, é claro que é mais um excelente álbum do músico. Sua carreira solo é excelente, e pra quem gosta de um bom instrumental, taí um prato cheio!


 No Gravity (2005)

01 - Enfermo
02 - Endangered Species
03 - Escaping
04 - No Gravity
05 - Pau-de-Arara
06 - La Force de Lame
07 - Tapping Into My Dark Tranquility
08 - Moment of Truth
09 - Beautiful Language
10 - In A Gentle Way
11 - Dilemma
12 - Feliz Desilusão
13 - Choro de Criança

Download

 Universo Inverso (2006)

01 - Feijão de Corda
02 - Ojos Verdes
03 - Havana
04 - Anastácia
05 - Monday Mourning
06 - Arcos de Lapa
07 - Samba da Elisa
08 - Camino A Casa
09 - Realidade Paralela
10 - Recuerdos

Download

 Fullblast (2009)

01 - Headstrong
02 - Desperado
03 - Cutting Edge
04 - Excuse Me
05 - Se Entrega, Corisco!
06 - A Clairvoyance
07 - Corrosive Voices
08 - Whispering
09 - Outrageous
10 - Mundo Verde
11 - Pura Vida
12 - As It Is, Infinite

Download

 Sounds of Innocence (2012)

01 - Awakening Prelude
02 - Gray Stone Gateway
03 - Conflicted
04 - Reflective
05 - El Guajiro
06 - Ray of Life
07 - The Hymn
08 - Mãe D'Água
09 - Twisted Horizon
10 - A Perfect Rhyme
11 - Conflicted (Playback Version)

Download

2 comentários: