Social Icons

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tuatha de Danann - Discografia Comentada


Tuatha de Danann é uma banda que, ao mesmo tempo que me faz curtir, às vezes bangear e tocar air guitar, me faz rir! Por exemplo na música "Finganfor", do álbum "Tingaralatingadun", de 2001, há uma voz de gnomo que diz de modo engraçadão "welcome to the magic land of Finganfor!", kkkkk! Mas os caras são fodas, e são conterrâneos do criador desse blog, o grande Rudão! :P
Bom, com certeza o Rudão conhece mil vezes melhor a história dos caras do que eu, uma vez que os conhece, mas vamos às informações que tenho:
Os caras fundaram a banda em 1995, pelo vocalista, flautista e guitarrista Bruno Maia. São os pineiros do estilo Folk Metal no Brasil. No início, a proposta musical era fazer Doom Metal, o que também seria legal de se ter no Brasil, uma vez que é um estilo que eu gostaria de ver saindo daqui. O nome da banda era "Pendragon" na época. Com esse nome, em 1996 lançaram a demo "The Last Pendragon", já apresentando certa queda para o Folk Metal. Não demorou muito e, sabe-se lá quando, mudaram o nome para "Tuatha de Danann", que, em celta, significa "Povo de Danú", uma deusa celta. Esse povo, na Mitologia Celta, habitava a Irlanda e dominavam a arte, a ciência, a poesia e a magia.
Eles dão uma diferida das outras bandas de Folk Metal até pelo fato de terem uns tipos de coreografias no palco, dançam como gnomos felizes, hehe!
Em 1998, foi lançada uma segunda e ótima demo chamada "Faeryage", que demonstra bastante as propostas da banda.
Em 1999 foi lançada uma terceira demo, intitulada com o próprio nome da banda. Eu nem diria que a demo é Folk Metal, pois ela soa muito como Folk puro, mas é, sem dúvidas, muito boa.
Com seu som sendo criticado positivamente, e com o reconhecimento, o debut logo veio, intitulado "Tingaralatingadun", lançado em 2001. Álbum foda. A primeira faixa, "The Dance of The Little Ones", tem um vídeo-clipe bem sacana. Morri de rir quando vi, e tive a certeza de que fizeram por pura zuação, haha!
Em nível crescente, logo vieram os álbuns "The Delirium Has Just Began..." em 2002, e o "Trova di Danú" em 2004. Os caras chegaram a se apresentar no Programa do Jô, pela Rede Globo, tocando a faixa "Believe: It's True", e assim a banda foi sendo melhor divulgada. Sua primeira turnê internacional veio em 2005, que culminou em uma apresentação no grande festival alemão Wacken Open Air.
Infelizmente, de trabalhos inéditos, a banda desde então não lançou mais nada. Seu mais recente trabalho, fora o "Trova di Danú" é o DVD "Tuatha de Danann Acoustic Live", lançado no final de 2009, contendo a participação de vários músicos, além de músicas de sua demo "Tuatha de Danann".
A formação atual da banda é a seguinte: Bruno Maia (vocal limpo, flautas e guitarra), Rodrigo Berme (vocal gutural, guitarra e violão), Giovani Gomes (baixo e vocal gutural), Rodrigo Abreu (bateria e percussão), Edgard Britto (teclados) e Roger Vaz (violino).
Os caras já possuem material pronto, esperando para ser gravado. As gravações devem iniciar no final de 2010, o que nos leva a concluir que o lançamento do álbum será em 2011. Aguardemos!


 Faeryage (Demo) (1998)

01 - Queen of The Witches
02 - Faeryage
03 - Oisin
04 - Inrahma

Download

 Tuatha de Danann (Demo) (1999)

01 - US
02 - Tuatha de Danann
03 - Beltane
04 - The Bards of The Infinity
05 - Queen of The Witches
06 - Faeryage
07 - Oisin
08 - Inrahma

Download

 Tingaralatingadun (2001)

01 - The Dance of The Little Ones
02 - Battle Song
03 - Behold The Horned King
04 - Tan Pinga Ra Tan
05 - Finganfor
06 - Vercingetorix
07 - Celtia
08 - Some Tunes To Fly
09 - Tingaralatinga Dum: The Dwarves Rebellion
10 - MacDara

Download

 The Delirium Has Just Began... (2002)

01 - Brazuzan: Taller Than A Hill
02 - The Last Pendragon
03 - Abracadabra
04 - The Last Words
05 - The Wanderings of Oisin
06 - The Delirium Has Just Began...

Download

 Trova di Danú (2004)

01 - Bella Natura
02 - Lover of The Queen
03 - Land of Youth
04 - De Danann's Voice
05 - The Land's Revenge
06 - Spellboundance
07 - Believe: It's True
08 - The Arrival
09 - The Oghma's Rheel
10 - Trova di Danú
11 - The Wheel

Download

 Dawn Of A New Sun (Single) (2014)

01 - We're Back
02 - Dawn Of The New Sun

Download

 Dawn of A New Sun (2015)

01 - We're Back
02 - Rhymes Against Humanity
03 - The Brave and The Herd
04 - An Ultimato
05 - Dawn of The New Sun
06 - Sack of Stories
07 - Immarama
08 - Outcry
09 - The Craic

Download (Ulozto)
Download (Zippyshare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário