Social Icons

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Hangar - Discografia Comentada

Hangar é um exemplo de como no território nacional há bandas de alta qualidade, que dão gosto nas papilas gustativas ao ouvir. Uma amostra de que Metal de qualidade e em inglês não se resume apenas a Angra e Sepultura, que são, basicamente, as duas bandas de Metal brasileiras que logo vem na cabeça de qualquer indivíduo do exterior ao ser perguntado sobre o Metal brasileiro.
Tudo bem que atualmente tem bastante gente que conhece o Hangar, até porque essa é a banda-berço do ex-baterista do Angra Aquiles Priester. Para a maioria dos gaúchos, o Hangar é uma banda conhecida há tempos no cenário underground de lá, mas para os outros, só começou a ser conhecida quando Aquiles deixou o Angra e voltou a se dedicar ao Hangar. Mas, mesmo assim, ainda tem bastante gente que não conhece (ou não dão moral a) essa banda magnífica.
O Hangar foi formado em novembro de 1998, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de fazer apenas covers. Na época, a formação consistia em Michael Polchowicz (vocal), Cristiano Wortmann (guitarra), Felipe Trein (baixo) e Aquiles Priester (bateria). Com o tempo e os ensaios, a ideia de criarem uma composição própria apareceu, e sua primeira canção composta foi "Absinth". O que levou os músicos a levarem a banda mais a sério foi o fato de que seu show de estreia teve mais público do que o esperado. No cartaz, haviam anunciado que tocariam covers de bandas como StratovariusHelloween, Dream TheaterPrimal FearYngwie Malmsteen, entre outros. Com as coisas sendo encaradas mais a sério, outras canções próprias começaram a ser compostas.
Com apenas um ano de vida, o Hangar era conhecido em Porto Alegre, foi considerado banda-revelação de 1998 do Heavy Metal sulista, e ainda abriram um show do Angra. Com isso, resolveram registrar suas canções em um CD. Assim, em maio de 1999 foi lançado o ótimo álbum independente "Last Time", que foi divulgado nas principais revistas de Heavy Metal do país, conseguindo resenhas positivíssimas.
O ano de 2001 foi um ano mais cheio para Aquiles Priester, pois foi aí que foi anunciado que ele seria o novo baterista do Angra, substituindo Ricardo Confessori, que posteriormente formou o Shaman. Mas isso não atrapalhou muito as coisas, pois o material para o próximo álbum já estava pronto, e naquele ano foi lançado pelas gravadoras Die Hard Records e Rock Brigade Records o excelente álbum "Inside Your Soul". É bem notável uma excelente evolução em relação ao seu antescessor, por estar mais pesado e mais bem composto. Mostra a importância que a entrada do guitarrista Eduardo Martinez trouxe para as composições, além dos complementos de teclados executados por Fábio Laguna (Victoria). O disco é bom de verdade, e mostra um Power Metal de qualidade, envolvente. Há uma trilogia musical de faixas chamada "The Massacre" que relata o descobrimento e o processo de colonização de nosso país.
Então, houve um período de menor atividade na banda, talvez pelo fato de seu formador, o baterista Aquiles Priester, estar precisando se dedicar ao Angra. Em meados de 2005, o vocalista Michael Polchowicz deixa a banda para se dedicar aos estudos e dar um novo direcionamento à sua carreira. A escolha para substituí-lo foi magnífica! Em seu lugar, entra Nando Fernandes (Cavalo Vapor). Sou muito fã do vocal do Nando, pois o cara tem garra!
Estreando seu novo vocalista, o Hangar lança o magnífico "The Reason of Your Conviction" em 2007. A história do disco se desenrola na mente de um serial killer, desde seu primeiro assassinato. Magnífico, mais maduro e mais pesado que seus antescessores, "The Reason of Your Conviction" é, para mim, o melhor álbum da banda disparado! O instrumental alcança o peso exigido pelos vocais de Nando. Os arranjos estão mais complexos e mais bem trabalhados, e todas as músicas o prendem e o fazem até se impressionar se olhar de modo mais profundo. A faixa-título é a principal para fazê-lo viciar no álbum. Seu solo impressiona, toda a versatilidade e alternância dos instrumentos, o peso da distorção, tudo contribuiu para um álbum envolvente e exemplar. Além disso, o álbum conta com a bonus track "Breaking All The Rules", cover do Peter Frampton (e quem não conhece esse clássico?), que ficou igualmente pesado, e, no meu ponto de vista, melhor do que a versão original (e olha que sou bem conservador em relação a isso).
Em 2008 o Hangar chegou a abrir um show do Dream Theater no estacionamento do Credicard Hall em São Paulo, e a banda saiu em turnê pelo Brasil e América Latina. Nesse mesmo ano, por conflitos com o empresário do Angra, Antônio Pirani e com integrantes da banda, o baterista Aquiles Priester anuncia seu desligamento do Angra, para dedicar-se integralmente ao Hangar. Além disso, foi lançada uma remasterização do álbum independente "Last Time", lançado em 1999. A remasterização recebeu o nome "Last Time Was Just The Beginning...".
Logo no início de 2009, aconteceu uma coisa que realmente me entristeceu, pois na época eu já conhecia a banda havia bastante tempo, e acompanhei isso: o desligamento de Nando Fernandes do Hangar, alegando uma grande incompatibilidade de relacionamento com alguns integrantes da banda. Então, para substituí-lo, os caras promoveram em todo o Brasil um evento para testar vários candidatos, e o escolhido para substituir Nando Fernandes foi Humberto Sobrinho, conhecido por seu trabalho na banda amazonense Glory Opera. Com o novo vocalista, no mesmo ano foi lançado o álbum "Infallible", que foi aguardadíssimo pelo fato da banda já ter se firmado melhor no cenário nacional. Eu também aguardei muito o lançamento para saber qual é a do novo vocalista. De fato, um excelente álbum, que demonstra um Hangar ainda pesado mas com canções um pouco menos trabalhadas que em seu antecessor. Entretanto, Humberto prova ser um vocalista de qualidade e igualmente versátil. O que me deixou mais feliz foram as duas bonus tracks: uma é cover da faixa "'39" do Queen, que ficou excelente, e a outra é até a minha música preferida do disco: "Mais Uma Vez", cover do Legião Urbana. E a banda ainda contou com a participação especial do Roupa Nova nessa faixa.
Acabou que, em 2011, Humberto Sobrinho viria a sair da equipe. Seu último show junto a banda foi ao lado do Angra no dia 14 de maio, na Virada Cultural em Presidente Prudente, em São Paulo. Seu substituto foi um dos mais talentosos vocalistas do país, o André Leite (Iahweh), dono de uma voz potente e encorpada. Com ele, o Hangar lançou o lindíssimo "Acoustic, But Plugged In!", que chegou a dar um sabor na boca e uma expectativa de um grande vindouro álbum de estúdio. Infelizmente, por divergências musicais, a estada de André Leite durou apenas até 2012, quando saiu da banda.
A inconstância da função de vocalista da banda acabou se tornando algo incomodante aos fãs. Certamente à banda também. Eu mesmo passei a fazer piadas dizendo que vocalistas já entram na banda com etiqueta com data de vencimento. Espero que um dia isso mude.
De qualquer forma, a banda não pode parar. Por isso, novas audições foram abertas para a seleção de um novo vocalista. Apenas a peneira, um talentoso jovem vocalista foi selecionado. Um vocalista que já vinha tendo uma boa repercussão pelo YouTube cantando alguns covers interessantes, e que já dava pinta de que merecia um espaço de maior destaque no Metal brasileiro: me refiro a Pedro Campos. O cara é muito bom mesmo! Agora é aguardar o lançamento do primeiro álbum com o novo vocalista, e torcer para ele ficar mais tempo que os antecessores!
A formação atual da banda é a seguinte: Pedro Campos (vocal), Eduardo Martinez (guitarra), Cristiano Wortmann (guitarra), Nando Mello (baixo), Aquiles Priester (bateria) e Fábio Laguna (teclados).
Todos os álbuns do Hangar são, sem dúvidas, fodásticos, destacando o "The Reason of Your Conviction" que é foderoso. É mais uma banda que chega a dar orgulho do nosso Metal, por provar que contamos com excelentes músicos na cena!


 Last Time (1999)

01 - The Secrets of The Sea
02 - Like A Wind In The Sky
03 - Voices
04 - Absinth
05 - Last Time
06 - Angel of The Stereo
07 - Speed Limit
08 - Lost Dream

Download

 Inside Your Soul (2001)

01 - The Soul Collector
02 - Inside Your Soul
03 - The Massacre Trilogy, Pt I: Sailing The Sea of Sorrow
04 - The Massacre Trilogy, Pt II: To Tame A Land
05 - The Massacre Trilogy, Pt III: Five Hundred's Enough
06 - Savior
07 - The Vision
08 - Legions of Fate
09 - Living In Trouble - Part I
10 - Living In Trouble - Part II
11 - No Command
12 - Falling In Disgrace
13 - Perfect Strangers (Bonus Track)

Download

 The Reason of Your Conviction (2007)

01 - Just The Beginning
02 - The Reason of Your Conviction
03 - Hastiness
04 - Call Me In The Name of Death
05 - Forgive The Pain
06 - Captivity (A House With A Thousand Rooms)
07 - Forgotten Pictures
08 - Everlasting Is The Salvation
09 - One More Chance
10 - When The Darkness Takes You
11 - Your Skin and Bones (Japanese Bonus Track)
12 - Breaking All The Rules (Peter Frampton Cover - Japanese Bonus Track)

Download

 Last Time Was Just The Beginning... (2008)

01 - The Secrets of The Sea
02 - Like A Wind In The Sky
03 - Voices
04 - Absinth
05 - Last Time
06 - Angel of The Stereo
07 - Speed Limit 55
08 - Lost Dream
09 - Angel of The Stereo (2008 Version)

Download

 Infallible (2009)

01 - The Infallible Emperor (1956)
02 - Color Blind
03 - Solitary Mind
04 - Time To Forget
05 - A Miracle In My Life
06 - The Garden
07 - Dreaming of Black Waves
08 - Based On A True Story
09 - Handwritten
10 - Some Light To Find My Way
11 - 39' (Queen Cover) (Bonus Track)
12 - Mais Uma Vez (Legião Urbana Cover) (feat. Roupa Nova) (Brazilian Bonus Track)

Download

 Acoustic, But Plugged In! (2011)

01 - One More Chance
02 - Solitary Mind
03 - Haunted By Your Ghosts
04 - Based On A True Story
05 - The Infallible Emperor (1956)
06 - Angel of The Stereo
07 - Your Skin and Bones
08 - The Reason of Your Conviction
09 - Time To Forget
10 - Call Me In The Name of Death
11 - To Tame A Land
12 - Dreaming of Black Waves
13 - Colorblind
14 - Forgive The Pain
15 - Inside Your Soul

Download

 The Best of 15 Years... Based On A True Story (Compilation) (2014)

CD 1:
01 - Let Me Know Who I Am
02 - The Dark Passenger
03 - Denied
04 - Betrayer
05 - To Tame A Land
06 - Forgotten Pictures
07 - The Infallible Emperor (1956)
08 - Captivity (A House With A Thousand Rooms)
09 - A Miracle In My Life
10 - Forgive The Pain
11 - Some Light To Find My Way
12 - Hastiness
13 - When The Darkness Takes You
14 - Just The Beginning
15 - The Reason of Your Conviction

CD 2:
01 - Dreaming of Black Waves
02 - Base On A True Story (Acoustic Version)
03 - Call Me In The Name of Death
04 - Solitary Mind (Acoustic Version)
05 - Time To Forget
06 - One More Chance (Acoustic Version)
07 - Haunted By Your Ghosts
08 - Your Skin and Bones (Acoustic Version)
09 - Savior
10 - Colorblind
11 - Legions of Fate
12 - Angel of The Stereo
13 - Falling In Disgrace
14 - Like A Wind In The Sky
15 - Inside Your Soul

Download

3 comentários:

  1. Muito bom seu site, além de vc escrever toda a historia da banda ainda coloca o link pra download muito show.

    ResponderExcluir
  2. Não estou conseguindo baixar o ultimo álbum ta dando erro quando completa. Por favor olhem isso pra mim.

    ResponderExcluir