Social Icons

sábado, 31 de julho de 2010

Helix - Discografia Comentada


Helix é uma banda de Hard Rock, formada em 1984 em Kietchener, Ontario, Canadá, e melhor conhecida por sua single "Rock You" de 1984.

Tudo começou com o baterista Bruce Arnold, que formou a banda para participar de uma batalha de bandas naquele ano realizado na cidade natal dos caras. Para a banda ele contou com o vocalista Brian Vollmer, os guitarristas Rob Watson e Rick "Minstrel" Trembley, o baixista Keith "Bert" Zurbrigg e o tecladista Don Simmons sob o nome "The Helix Field Band", mas logo foi diminuído para apenas "Helix". O guitarrista Trembley logo saiu da banda, deixando a banda com cinco membros. Entretanto, o line-up original foi dissolvido em 1976, e três novos membros entraram na banda. Substituindo o tecladista Don Simmons, o guitarrista Rob Watson e o vocalista Bruce Arnold, vieram os guitarristas Brent "The Doctor" Doerner e Paul Hackman, que ambos permaneceram no Helix através dos anos 80, e o baterista Brian Doerner, irmão gêmeo de Brent. Brian apenas permaneceu na banda por quatro anos, mas retornou como um membro ou como convidado especial várias vezes antes de entrar na banda de Progressive Rock Saga em 2005.
Então a banda finalmente conseguiu algum maior progresso, lançando dois álbuns independentes em seu próprio estúdio, o H&S Records. Os álbuns foram "Breaking Loose" em 1979 e "White Lace & Black Leather", de 1981. Durante as sessões de gravação do "Breaking Loose", a banda gravou um cover da faixa "Thinkin' It Over" de Del Shannon, mas nunca foi lançada até o a compilação "B-Sides" em 1999. Para o "White Lace & Black Leather", a banda passou por mais mudanças no line-up, com o baixista Mike Uzelac substituindo Keith Zurbrigg, e o baterista Leo Niebudek substituindo Brian Doerner. Com Zurbrigg saindo, o vocalista Brian Vollmer era o único integrante original da banda.
Os tempos de ouro vieram então nos anos 80, mudando sua imagem de banda que toca em bares para se tornar uma banda mais séria, assinando com a Capitol Records depois de ser rejeitada três vezes.
Em 1983 veio o terceiro álbum "No Rest For The Wicked" com Greg "Fritz" Hinz (ex-Starchild) na bateria. A turnê do álbum foi problemática devido ao fato do baixista Mike Uzelac ter tido problemas com consumo de drogas, e logo saiu da banda, e Peter Guy entrou em seu lugar. Porém, Uzelac acabou voltando para terminar a turnê, mas tudo ficou difícil novamente, e quem entrou em seu lugar foi Mark Rector por meio de aluguel até o fim da turnê. Enfim o baixista Daryl Gray entra, completando o lineup clássico da banda nos anos 80.
Foi aí que o clássico "Walkin' The Razor's Edge" foi lançado, em 1984, que vendeu mais de 100.000 cópias só no Canadá, e 400.000 internacionalmente. O álbum incluiu sua mais famosa canção "Rock You" e um cover do A Foot In Coldwater, "(Make Me Do) Anything You Want".
Em 1985 veio o quinto álbum "Long Way To Heaven". O álbum fez a banda se tornar a primeira banda canadense de Rock a fazer uma turnê sueca extensiva. O resultado foi o número 1 de álbuns mais vendidos na Suécia.
"Long Way To Heaven" foi seguido do lançamento de "Wild In The Streets" em 1987, contendo um cover da faixa "Dream On" do Nazareth. A música "She's Too Tough" foi escrita por Joe Elliot, do Def Leppard.
A banda iniciou os anos 90 com o lançamento de "Back For Another Taste" em 1990, que Doerner contribuiu vividamente na composição das letras e das linhas de guitarra. Durante a turnê, o Helix trouxe seu primeiro membro estadunidense, Denny Balicky, mas era somente um membro de turnê, que não apareceu em nenhum vídeo, mas fez apresentação significativa no MuchMusic "Walzing With Helix". Ele só volta então a aparecer no documentário retrospectivo "30 Years of Helix: No Rest For The Wicked" após mudar seu nome para Denny Blake.
Em 1992, uma turnê no oeste do Canadá estava agendada, com Brian Doerner na bateria para o indisponível Greg Hinz, e Brent Doerner na guitarra ocupando o lugar de Denny Balicky. Foi durante essa turnê que um grande desastre ocorreu:
No dia 5 de julho de 1992, o guitarrista Paul Hackman, que não estava usando o cinto de segurança, morreu quando a van que a banda estava sofreu um acidente após um show em Vancouver. Após se recuperar do choque, o vocalista Brian Vollmer se reuniu com Brent Doerner novamente, e também recrutou o guitarrista Greg Fraser, do Brighton Rock, além de Brian Doerner ter ocupado o cargo de baterista novamente. Com isso, Vollmer as músicas de seu projeto solo e as lançou como sendo do Helix no álbum "It's A Business Doing Pleasure", lançado em 1993. Ele incluiu a música "The Day Is Gonna Come" como um tributo ao falecido Hackman, e a música teve videoclipe. Segundo Greg Fraser, todas as músicas foram compostas por Vollmer, como um álbum solo.
Brent Doerner veio a sair da banda pela segunda vez após alguns shows apoiando a turnê do "It's A Business Doing Pleasure". A banda foi forçada a continuar com trocas rápidas de guitarristas, um atrás do outro, sendo eles Gary Borden (ex-Ray Lyell), Mark Chuchkan (ex-Mindstorm), e Rick Mead (ex-Sire), que tocaram nos shows sempre que disponíveis.
Em 1996, o guitarrista Greg Fraser e o baterista Greg Hinz deixam a banda também. Brian Vollmer e Daryl Gray então continuaram com o baterista Glen "Archie" Gamble em 1997.
Com o intuito de manter o Helix vendendo, cinco novas canções foram gravadas e lançadas em 1998 no álbum "half-ALIVE", que as compilaram com faixas de turnês anteriores. A banda se manteve fazendo shows naquele período, recrutando guitarristas sempre que disponíveis. Várias vezes, Mike Hall e Grey Finn, que ambos estavam no Killer Dwarfs, entraram no Helix durante a estrada, assim como Darren Smith, ex-baterista do Harem Scarem, que tocou guitarra no Helix. Periodicamente, os membros sobreviventes do line-up clássico dos anos 80 foi se dissolvendo.
No início do novo século, a banda teve que passar por pesadas alterações no line-up novamente. Daryl Gray deixou a banda em 2002 devido ao relacionamento difícil com o Brian Vollmer, deixando-o como o único sobrevivente do line-up clássico. Com a ajuda do novo baterista Glen Gamble, Vollmer adicionou três novos membros pra trazer alguma estabilidade de volta à formação: Jeff "Stan" Fountain substituindo Daryl Gray no baixo, e Dan Fawcett e Shaun Sanders nas guitarras.
O ano de 2004 era o ano do aniversário de 30 anos da banda, e com isso, lançaram bastante títulos. O primeiro álbum com material 100% inédito da década veio. Se trata do álbum "Rockin' In My Outer Space", além de duas compilações lançadas juntas: "Never Trust Anyone Over 30" nos EUA, e "Rockin' You For 30 Years" no Canadá. Esses novos lançamentos marcaram o Helix com uma formação de seis membros novamente, coisa que só havia acontecido no início da banda em 1974: Brian Vollmer nos vocais, Jeff Fountain no baixo, Glen Gambler na bateria, e os novos membros Jim Lawson (ex-Cherry Smash) na guitarra, e os marido e mulher Rainer e Cindy Wiechmann, na guitarra e guitarra acústica e backing vocals, respectivamente.
A banda então fez um show comemorativo ao aniversário da banda, que incluiu os membros da formação original da banda, como Rob Watson, Bruce Arnold, Keith "Bert" Zurbrigg e Don Simmons, além dos que já passaram por ela, como Brent Doerner, Brian Doerner, Leo Niebudek e Greg "Fritz" Hinz. O show foi lançado no DVD "30th Anniversary Concert", junto com o documentário retrospectivo "30 Years of Helix".
Em julho de 2005, Vollmer anunciou que o Helix estaria entrando em estúdio para gravar um novo álbum, além de um álbum cover. Era pro álbum cover ter saído em 2006, consistindo em covers de bandas de Rock canadenses, e o nome era "Many Are Cold But Few Are Frozen", mas ele nunca saiu. Nesse mesmo ano, Glen Gamble deixou a banda, sendo substituído por Brian Doerner, que novamente voltou à banda, deixando Vollmer como o único responsável pela banda, sendo aquele que gerenciava cada aspecto do Helix, agendava shows, e distribuía mercadorias.
Mais mudanças vieram no line-up em 2006, com Brian Doerner saindo de novo, dessa vez para tocar no Saga, e foi substituído por Brent "Ned" Niemi, que era veterano da banda de Progressive Metal THD. Os marido e mulher Rainer (guitarra) e Cindy Wiechmann (guitarra acústica e backing vocals) amigavelmente deixaram o Helix para formar sua própria banda Nail. Rail foi substituído por Rick VanDyk, e o baixista Jeff Fountain, que também deixou a banda, foi substituído por Paul Fonseca. Os três novos membros já haviam tocado no tributo do Metallica chamado Sandman, o que contribuiu com riffs mais pesados para a banda, e a gravação para um novo álbum começou.
Em 2007, sai o novo álbum "The Power of Rock and Roll", que teve boa repercussão e os fez tocar no Sweden Rock Festival, tendo sua nova faixa "Fill Your Head With Rock" como trilha sonora do festival.
Em outubro de 2008 saiu o álbum natalino "A Heavy Mental Christmas", o primeiro trabalho do tipo da banda. No fim daquele ano, a banda começou a trabalhar em seu 12º álbum, que, o que já não é novidade nenhuma depois de tantos anos, contou com um novo line-up: o guitarrista Brent Doerner, que entrou na banda pela terceira vez, Sean Kelly no baixo, e Sven Gali na bateria são as meias-novas adições, só restando o vocalista Brian Vollmer e o guitarrista Jim Lawson desde o último lançamento.
Em 2009, a banda não contava com a saída de mais um membro; Sean Kelly anunciou amigavelmente sua saída da banda para ser guitarrista da banda de Nelly Furtado. Depois de sua saída, Vollmer reuniu os membros do line-up clássico dos anos 80 Daryl Gray, Greg "Fritz" Hinz e Brent Doerner. No seu primeiro ensaio juntos, Hinz declarou "...foi como se a gente nunca tivesse saído da banda. Caímos na rotina". Daryl Gray foi o primeiro a se apresentar ao vivo com a banda, e o guitarrista Jim Lawson logo deixou a banda, e logo os membros clássicos estavam de volta.
O resultado foi o álbum que era pra ser chamado "It's Rock Science, NOT Rocket Science!", mas logo recebeu o nome que conhecemos: Vagabond Bones, lançado em 2009, que tem as músicas co-escritas por Sean Kelly, mesmo que não estivesse na banda.
Vollmer pretende continuar escrevendo ao lado de Kelly futuras músicas para o Helix, demonstrando não se importar com o fato de que o rapaz não esteja na banda, contando que continuem escrevendo juntos.
Em agosto de 2010, Vollmer anunciou dois novos álbuns: o primeiro é "Smash Hits... Unplugged!", que contém regravações dos clássicos da banda em versão acústica. O segundo é uma compilação chamada "Running Wild In The 21st Century", contendo materiais solo de Vollmer junto com materiais do próprio Helix de 1999 a 2010, incluindo faixas não-lançadas. Os álbuns eram para terem sido lançados em outubro de 2010, mas acabaram sendo adiados para 2011, devido a problemas para conseguirem permissão para incluir a faixa cover "It's A Long Way To The Top" do AC/DC.
Eu sinceramente nunca vi uma banda com tantas mudanças no line-up, mas o que importa, é que os caras ainda estão vivos, e interessados em continuar na estrada. Com certeza, novos lançamentos virão futuramente!


 Breaking Loose (1979)

01 - I Could Never Leave
02 - Don't Hide Your Love
03 - Gimme Gimme Good Lovin'
04 - Crazy Women
05 - Billy Oxygen
06 - Here I Go Again
07 - You're A Woman Now
08 - Wish I Could Be There

Download

 White Lace & Black Leather (1981)

01 - Breaking Loose
02 - It's Too Late
03 - Long Distance Heartbreak
04 - Time For A Change
05 - Hangman's Tree
06 - It's What I Wanted
07 - Mainline
08 - Women, Whiskey & Sin
09 - Thoughts That Bleed

Download

 No Rest For The Wicked (1983)

01 - Does A Fool Ever Learn
02 - Let's All Do It Tonight
03 - Heavy Metal Love
04 - Check Out The Love
05 - No Rest For The Wicked
06 - Don't Get Mad, Get Even
07 - Ain't No High Like Rock 'n Roll
08 - Dirty Dog
09 - Never Want To Lose You
10 - White Lace & Black Leather

Download

 Walkin' The Razor's Edge (1984)

01 - Rock You
02 - Young & Wreckless
03 - Animal House
04 - Feel The Fire
05 - When The Hammer Falls
06 - Gimme Gimme Good Lovin'
07 - My Kind of Rock
08 - (Make Me Do) Anything You Want (A Foot In Coldwater Cover)
09 - Six Strings, Nine Lives
10 - You Keep Me Rockin'

Download

 Long Way To Heaven (1985)

01 - The Kids Are All Shakin'
02 - Deep Cuts The Knife
03 - Ride The Rocket
04 - Long Way To Heaven
05 - House On Fire
06 - Christine
07 - Without You (Jasmine's Song)
08 - School of Hard Knocks
09 - Don't Touch The Merchandise
10 - Bangin' Off-A-The Bricks

Download

 Wild In The Streets (1987)

01 - Wild In The Streets
02 - Never Gonna Stop The Rock
03 - Dream On (Nazareth Cover)
04 - What Ya Bringin' To The Party
05 - High Voltage Kicks
06 - Give 'Em Hell
07 - Shot Full of Love
08 - Love Hungry Eyes
09 - She's Too Tough
10 - Kiss It Goodbye

Download

 Back For Another Taste (1990)

01 - The Storm
02 - Running Wild In The 21st Century
03 - That's Life
04 - Breakdown
05 - Heavy Metal Cowboys
06 - Wild In The Streets
07 - Back For Another Taste
08 - Rockin' Rollercoaster
09 - Midnight Express
10 - Good To The Last Drop
11 - Give It To You
12 - Wheels of Thunder

Download

 It's A Business Doing Pleasure (1993)

01 - That Day Is Gonna Come
02 - Tug O' War
03 - Wrong Side of Bed
04 - Can't Even Afford To Die
05 - Misery Loves Company
06 - Look Me Straight In The Heart
07 - Trust The Feeling
08 - Love Is A Crazy Game
09 - Sleepin' In The Doghouse Again
10 - Mad Mad World

Download

 half-ALIVE (1998)

01 - Shock City Psycho Rock
02 - Wrecking Ball
03 - The Pusher
04 - Big Bang Boom
05 - The Same Room
06 - No Rest For The Wicked (Live)
07 - Dirty Dog (Live)
08 - Running Wild In The 21st Century (Live)
09 - Animal House (Live)
10 - When The Hammer Falls (Live)
11 - Deep Cuts The Knife (Live)
12 - Smile (Live)
13 - Good To The Last Drop (Live)
14 - Heavy Metal Love (Live)
15 - Wild In The Streets (Live)
16 - Rock You (Live)

Download

 B-Sides (Compilation) (1999)

01 - Jaws of The Tiger
02 - Danger Zone
03 - S-E-X-Rated
04 - Wanting You
05 - You Got Me Chained
06 - Devil's Gate
07 - Love Is A Crazy Game
08 - Take It Or Leave It
09 - You've Got The Love That I Like
10 - Let The Good Times Roll
11 - Like Taking Candy From A Baby
12 - Thinking It Over

Download

 Live! In Buffalo (Live 1983) (2001)

01 - No Rest For The Wicked
02 - 6 Strings 9 Lives
03 - Let's All Do It Tonite
04 - Never Want To Lose You
05 - Everybody Pays The Price
06 - You Keep Me Rocking
07 - White Lace & Black Leather
08 - Check Out The Love
09 - Hot On The Heels of Love
10 - Heavy Metal Love
11 - Dirty Dog
12 - No High Like Rock and Roll
13 - My Kind of Rock

Download

 Rockin' In My Outer Space (2004)

01 - Space Junk
02 - Rockin' In My Outer Space
03 - It's Hard To Feel The Sunshine When Your Heart Is Filled With Rain
04 - Six Feet Underground
05 - Lint and Pennies
06 - Everybody's Got Their Cross To Bear
07 - Stumblin' Blind
08 - King of The Hill
09 - The Ballad of Sam & Mary
10 - Panic
11 - Sunny Summer Days

Download

 The Power of Rock and Roll (2007)

01 - Fill Your Head With Rock
02 - Get Up
03 - Nickels and Dimes
04 - The Past Is Back
05 - Eat My Dust
06 - Baby Likes To Ride
07 - Boomerang Lover
08 - Cyberspace Girl
09 - Living Life Large
10 - The Power of Rock and Roll
11 - Heavy Metal Love

Download

 A Heavy Mental Christmas (2008)

01 - Rudolph The Red Nosed Reindeer
02 - Rockin' Around The Christmas Tree
03 - Santa Claus Is Back In Town
04 - A Wonderful Christmas Time
05 - Jingle Bell Rock
06 - Happy Xmas (War Is Over)
07 - Sock It To Me Santa
08 - Jingle Bells
09 - Silent Night
10 - Christmas Time Is Here Again

Download

 Vagabond Bones (2009)

01 - The Animal Inside (Won't Be Denied)
02 - Go Hard Or Go Home
03 - Vagabond Bones
04 - Monday Morning Meltdown
05 - When The Bitter's Got The Better of You
06 - Hung Over But Still Hangin' In
07 - Best Mistake I Never Made
08 - Make 'Em Dance
09 - Jack It Up

Download

 Smash Hits... Unplugged! (2011)

01 - Gimme Gimme Good Lovin'
02 - The Kids Are All Shakin'
03 - Heavy Metal Love
04 - That Day Is Gonna Come
05 - Dream On (Nazareth Cover)
06 - Deep Cuts The Knife
07 - Make Me Do (Anything You Want) (A Foot In Coldwater Cover)
08 - Good To The Last Drop
09 - Wild In The Streets/No Rest For The Wicked
10 - Touch of Magic
11 - Rock You

Download

 Skin In The Game (EP) (2011)

01 - William Tell Overture
02 - Skin In The Game
03 - The Bitch Is A Bullet
04 - Angelina
05 - Champagne Communist

Download

 Best of 1983-2012 (Compilation) (2013)

01 - Danger Zone
02 - Running Wild In The 21st Century
03 - Give It To You
04 - Jaws of The Tiger
05 - Deep Cuts The Knife
06 - Skin In The Game
07 - You Got The Love That I Like
08 - Good To The Last Drop
09 - The Same Room
10 - Heavy Metal Love
11 - Fill Your Head With Rock
12 - Get Up!
13 - Wild In The Street
14 - Six Feet Underground
15 - Rock You
16 - Champagne Communist
17 - Animal Inside
18 - Make'em Dance
19 - I'm A Live Frankenstein
20 - Axe To Grind (Bonus Track)
21 - All I Want For Christmas In The Leafs To Win The Cup (Bonus Track)

Download (Ulozto)
Download (4shared)

 Bastard of The Blues (2014)

01 - Bastard of The Blues
02 - Even Jesus (Wasn't Loved In His Hometown)
03 - Winning Is The Best Revenge
04 - Screaming At The Moon
05 - Metal At Midnight
06 - Hellbound For A Heartbreak
07 - When All The Love Is Gone
08 - Axe To Grind
09 - Skin In The Game
10 - The Bitch Is A Bullet
11 - Sticks & Stones

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário