Social Icons

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nirvana - Discografia Comentada

O Nirvana surgiu em 1986, em Aberdeen (Washington), nos Estados Unidos. Símbolo de toda uma geração, o conjunto terá eternamente a cara de seu vocalista, Kurt Cobain como marca registrada. Kurt Donald Cobain nasceu em 20 de fevereiro de 1967, em Aberdeen (a aproximadamente 220 quilômetros ao sul de Seattle). Devido aos constantes problemas entre seus pais (um mecânico e uma secretária, que vieram a se separar definitivamente quando ele tinha 7 anos), ele morou em vários lugares diferentes, e desde cedo mostrou-se um garoto muito irriquieto, e com problemas de saúde que lhe obrigavam a tomar sedativos e outros remédios (como o Ritalin) para acalmar sua hiperatividade e fazê-lo concentrar-se na escola. Mas os esforços quanto aos seus estudos foram em vão, e logo ele se desligou da vida escolar.
Kurt chegou a formar uma banda (chamada Fecal Matter) com o baixista do Melvins, Dale Crover, mas foi o vocalista, Buzz Osbourne, quem lhe apresentou em 1985 o seu futuro melhor amigo, Krist Novoselic. Foi também Buzz quem lhe apresentou outras bandas que seriam mais tarde a influência Punk do Nirvana, como Stooges, Black Flag e Flipper.
O som explorado pelo Fecal Matter era uma mistura entre o Punk e o Heavy Metal, e logo se tornou uma referência para as bandas de Seattle, algo que resultou na sonoridade conhecida mais tarde como Grunge.
O conjunto formou em 1986, a banda Stiff Woodies. Cobain ficou com a bateria e Krist com o baixo, e os outros instrumentos ficavam com vários amigos diferentes, que entravam da banda para logo depois sair. Da mesma maneira que mudavam as formações, mudava o nome da banda: passaram também por Skid Row (!!!) e Sellouts.
No final de 1986, a banda estava com Cobain cantando e tocando guitarra, Krist ainda no baixo e Aaron Burkhart na bateria. Com a saída de Aaron, Chad Channing assume as baquetas, e a banda troca o nome definitivamente para Nirvana.
Com essa formação, rapidamente o conjunto começou a se destacar entre os jovens de Seattle. O som também era ainda bastante sujo, em comparação com o que viria depois. Por fim, Kurt se destacava por seu carisma e letras simples e honestas que escrevia, com as quais o público jovem que passou a admirá-lo se identificou imediatamente.
Foi através dessa relativa fama, que o conjunto conseguiu o seu primeiro contrato profissional com a gravadora Sub Pop.
O primeiro fruto dessa parceria foi o compacto Love Buzz - Big Chesse, que saiu em 1988.
Logo a fama da banda se expandiu para todo o país e também para a Europa, levando consigo o Grunge.
Logo o compacto se tornou pouco para a banda, e assim, um disco de estúdio era questão de tempo e algo muito aguardado para os fãs. Assim, Bleach foi lançado em 1989.
Bleach é um pequeno clássico. Estão lá as melodias grudentas (ainda que não tão grudentas), os riffs simples e criativos, a energia punk e os vocais ensandecidos de Cobain. Tudo ainda bastante tosco e primal. Vários são os destaques do disco, entre eles, About a Girl, Downer, Negative Creep, School e Floyd The Barber.
Durante a turnê de divulgação de Bleach, Chad Channing da banda alegando diferenças musicais com os outros dois integrantes, e para seu lugar inicialmente é chamado Dale Crover do Melvins e logo depois Dan Peters, do Mudhoney. Ambos os bateristas estavam apenas "quebrando o galho", e somente em outubro de 1990, eles finalmente acham um baterista definitivo: é Dave Grohl, que veio da banda de Hardcore Scream.
Este line-up, composto por Kurt Cobain (vocal e guitarra), Krist Novoseliv (baixo) e Dave Grohl (bateria) se tornaria clássico e marcaria definitivamente a história do Rock.
Nevermind, de 1991, colocou o conjunto definitivamente no topo das paradas, graças a sua ótima produção, que destaca bem as excelentes melodias criadas por Cobain, além de limpar bastante o som produzido pelo conjunto, que no final das contas acaba soando mais comercial e acessível do que em Bleach.
O que dizer de um disco que conta com Smells Like Teen Spirit, In Bloom, Drain You, On A Plain, Lounge Act, Come As You Are e Lithiun?
Até o momento estima-se que o disco tenha vendido mais de dez milhões de cópias! Algo que dispensa maiores comentários.
A explosão e o sucesso do nome Nirvana e consequentemente de Kurt Cobain, algo ainda maior trouxe para o vocalista, algo que o mesmo jamais poderia imaginar. Kurt mostra imediatamente ser incapaz de suportar e ser aquilo em que ele se transformou. Esse tipo de sucesso o incomodava, e o seus antigos problemas com as drogas voltam a atrapalhar sua carreira e o seu relacionamento com as pessoas próximas.
Fora da música, seu romance com a vocalista do conjunto Hole, Courtney Love, rendia fofocas e matérias para os inúmeros tablóides sensacionalistas (e mesmo para respeitadas revistas e jornais), que não cansavam de noticiar (e inventar) brigas e quaisquer outros acontecimentos relacionados à dupla. Eles se casaram em uma cerimônia realizada no Hawaii em fevereiro de 1992, e anunciaram que estavam esperando uma filha para agosto. Na imprensa, surgiram boatos de que Love e Cobain continuavam a consumir heroína e outras drogas mesmo estando ela grávida. Eles negavam tudo veementemente, apesar dos problemas de saúde de Cobain ficarem cada vez mais claros, chegando inclusive a obrigar o Nirvana a cancelar alguns shows.
Devido a impossibilidade de lançar material inédito ainda em 1992, decidem lançar uma coletânea de antigas gravações da banda, com músicas que só saíram em singles, raridades, demos e lados B, o que resultou no interessante Incesticide.
O estado de saúde de Cobain se agravava cada vez mais, algo que o levou várias vezes a parar no hospital. Em junho de 1993, Courtney Love chamou a polícia na casa do casal, pois Kurt supostamente estaria trancado no banheiro com uma de suas armas dizendo que iria se suicidar; ainda em junho, no final do mês, ele é vítima de uma nova overdose, em um hotel de New York, antes de uma apresentação da banda no Roseland Ballroom. Depois de superar esses acontecimentos, ele aceita se internar em um centro de recuperação, para ver se consegue se livrar definitivamente das drogas. Infelizmente não deu certo e logo o vocalista abandonou o tratamento.
Apesar dos acontecimentos, em setembro de 1993, In Utero é lançado. Mais um disco muito bom, que tem alguns momentos bem mais raivosos do que em Nevermind, mas também possui também seus momentos acessíves e feitos sob medida para virar hit de rádio, como Heart Shaped Box, que seria regravada no futuro por vários artistas, como o Evanescence.
Em Novembro de 1993, a banda é convidada pela MTV para a realização de uma de suas principais apresentações, o famoso concerto acústico Unplugged.
Para a decoração do ambiente, Kurt quis algo simples e aconchegante. Pediu flores brancas e velas, talvez já prevendo o seu fim trágico.
O show foi um grande sucesso, xendo exibido até a exaustão pela MTV, e sendo o Unplugged mais conhecido, a apresentação se tornou um clássico eternizado no mundo do rock, com ótimas vendas após seu lançamento, em novembro de 1994.
No começo de 1994, o conjunto excursiona em turnê pela Europa, sendo o último show do conjunto realizado em 1º de março na Alemanha. Cobain parece estafado, visivelmente com a voz desgastada, e ainda determina férias instantâneas.
Cobain vai para Roma, Itália, para descansar e se encontrar com Courtney Love. Courtney chega a Roma no dia 3 e encontra Kurt no Hotel Excelsior. O casal passou várias semanas sem se ver. As expectativas de Kurt pelo reencontro levam um banho de água gelada quando Courtney diz que está exausta e quer dormir. Quando acorda na manhã do dia 4, Kurt está no chão, com o nariz sangrando. Ele havia tomado champanhe e cerca de 50 pílulas do tranqüilizante Rohypnol. Kurt deixa uma carta de despedida com três folhas, caracterizando a tentativa de suicídio. Mas, oficialmente, o fato é divulgado como uma dose excessiva e acidental de medicamentos. Na carta, Kurt diz que Courtney não o ama mais, e que ele preferia morrer a passar por mais um divórcio (o primeiro foi o de seus pais). Internado no hospital Umberto I, Kurt sai do coma no dia 5 e é transferido para o American Hospital, também em Roma. Recebe alta no dia 8 e volta para os Estados Unidos no dia 12.
No final de março Kurt estava totalmente entregue as drogas, o consumo de heroína de estava nitidamente descontrolado. Ele perambula pela cidade para comprar droga e se injetar. Traficantes começam a mandar Kurt se aplicar em outra freguesia, com medo que ele morra de overdose e cause suas prisões. Familiares e amigos de Kurt fazem uma reunião para pressioná-lo a deixar seu vício. A reação de Kurt é achar que todos passaram a ser seus inimigos e ele não tem mais ninguém no mundo. Mesmo assim, ele acaba concordando em se internar na Exodus, uma clínica de desintoxicação em Los Angeles. No dia 30 daquele mesmo mês, Kurt pede que seu amigo Dylan Carlson compre um revólver para ele, dizendo que a polícia confiscou suas armas e ele queria ter uma proteção contra invasores. Depois da compra, Cobain viaja de Seattle para Los Angeles e se interna na clínica.
Infelizmente, o músico foge da clínica pulando o muro em primeiro de abril, após um telefonema de Courtney Love. O músico desaparece é encontrado morto dias depois. Sua morte foi data em 05 de abril. Kurt injetou uma dose tão grande de heroína que já bastaria para causar sua morte, mas completa o seu intento com um tiro na cabeça, utilizando a arma obtida através do amigo.
Muitos mistérios cercam a morte de Cobain, alguns acreditam que o músico não se matou, mas sim que foi assassinado. Alguns dos indícios disso seriam o fato da arma utilizada por Cobain, estar em sua mão direita, sendo que o músico era canhoto e ainda o que a quantidade de droga utilizada por Cobain naquela noite o impossibilitaria de puxar o gatilho. Enfim, várias lendas acabam tendo mortes suspeitas, basta lembrar de Elvis Presley ou Michael Jackson por exemplo.
Com a morte de Kurt, os demais membros membros seguiram na música, Krist fundou a banda Sweet 75 e depois o Eyes Adrift. Desde 2007 o baixista faz parte da banda Flipper.
Dave Grohl fundou o Foo Fighters e segue na ativa. Dave tem muitos méritos pois conseguiu alcançar o estrelado com duas bandas diferentes e em funções diferentes, vez que no Nirvana era baterista e no Foo Fighters é vocalista e guitarrista.


Love Buzz - Big Cheese - EP - 1988

01 - Love Buzz
02 - Big Cheese

Download

Bleach - 1989

01 - Blew
02 - Floyd The Barber
03 - About A Girl
04 - School
05 - Love Buzz
06 - Paper Cuts
07 - Negative Creep
08 - Scoff
09 - Swap Meet
10 - Mr. Moustache
11 - Sifting
12 - Big Cheese
13 - Downer

Download

Nevermind - 1991

01 - Smells Like Teen Spirit
02 - In Bloom
03 - Come As You Are
04 - Breed
05 - Lithium
06 - Polly
07 - Territorial Pissings
08 - Drain You
09 - Lounge Act
10 - Stay Away
11 - On A Plain
12 - Something In The Way
13 - Endless, Nameless

Download

Hormoaning - 1992

01 - Turnaround
02 - Aneurysm
03 - D-7
04 - Son Of A Gun
05 - Even In His Youth
06 - Molly's Lips

Download

Incesticide - 1992

01 - Dive
02 - Sliver
03 - Stain
04 - Been A Son (Mark Goodier Session)
05 - Turnaround (John Peel Session)
06 - Molly's Lips (John Peel Session)
07 - Son Of A Gun (John Peel Session)
08 - (New Wave) Polly (Mark Goodier Session)
10 - Downer
11 - Mexican Seafood
12 - Hairspray Queen
13 - Aero Zeppelin
14 - Big Long Now
15 - Aneurysm (Mark Goodier Session)

Download

In Utero - 1993

01 - Serve The Servants
02 - Scentless Apprentice
03 - Heart-Shaped Box
04 - Rape Me
05 - Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle
06 - Dumb
07 - Very Ape
08 - Milk It
09 - Pennyroyal Tea
10 - Radio Friendly Unit Shifter
11 - Tourette's
12 - All Apologies
13 - Gallons Of Rubbing Alcohol Flow Through The Strip
14 - Marigold
15 - Moist Vagina

Download

Unplugged In New York - 1994

01 - About A Girl
02 - Come As You Are
03 - Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam
04 - The Man Who Sold The World
05 - Pennyroyal Tea
06 - Dumb
07 - Polly
08 - On A Plain
09 - Something In The Way
10 - Plateau
11 - Oh Me
12 - Lake Of Fire
13 - All Apologies
14 - Where Did You Sleep Last Night

Download

From The Muddy Banks Of The Whiskah (Live) - 1996

01 - Intro
02 - School
03 - Drain You
04 - Aneurysm
05 - Smells Like Teen Spirit
06 - Been A Son
07 - Lithium
08 - Sliver
09 - Spank Thru
10 - Scentless Apprentice
11 - Heart-Shaped Box
12 - Milk It
13 - Negative Creep
14 - Polly
15 - Breed
16 - Tourette's
17 - Blew

Download

Singles - 1996

01 - Smells Like Teen Spirit (Edit)
02 - Even In His Youth
03 - Aneurysm
04 - Come As You Are
05 - Endless, Nameless
06 - School (Live)
07 - Drain You (Live)
08 - In Bloom
09 - Sliver (Live)
10 - Polly (Live)
11 - Lithium
12 - Been A Son (Live)
13 - Curmudgeon
14 - Heart-Shaped Box
15 - Milk It
16 - Marigold
17 - All Apologies
18 - Rape Me
19 - Moist Vagina

Download

Nirvana - 2002

01 - You Know You're Right
02 - About A Girl
03 - Been A Son
04 - Sliver
05 - Smells Like Teen Spirit
06 - Come As You Are
07 - Lithium
08 - In Bloom
09 - Heart-Shaped Box
10 - Pennyroyal Tea
11 - Rape Me
12 - Dumb
13 - All Apologies
14 - The Man Who Sold The World
15 - Where Did You Sleep Last Night

Download

With The Lights Out - 2004

Disc 01

01 - Heartbreaker - Live, 1987 (First Nirvana Show)
02 - Anorexorcit - Radio Performance, 1987
03 - White Lace And Strange - Radio Performance, 1987
04 - Help Me I'm Hungry - Radio Performance, 1987
05 - Mrs. Butterworth - Rehearsal Recording, 1988
06 - If You Must - Demo, 1988
07 - Pen Cap Chew - Demo, 1988
08 - Downer - Live, 1988
09 - Floyd The Barber - Live, 1988
10 - Raunchola Moby Dick - Live, 1988
11 - Beans - Solo Acoustic - Undated
12 - Don't Want It All - Solo acoustic, undated
13 - Clean Up Before She Comes - Solo acoustic, undated
14 - Polly - Demo, 1989
15 - About A Girl - Solo acoustic, 1988
16 - Blandest - Demo, 1988
17 - Dive - Demo, 1988
18 - They Hung Him On A Cross - Demo, 1989
19 - Grey Goose - Demo, 1989
20 - Ain't It A Shame - Demo, 1989
21 - Token Eastern Song - Demo, 1989
22 - Even In His Youth - Demo, 1989
23 - Polly - Solo Acoustic, 1988

Download

Disc 02

01 - Opinion - Solo acoustic, 1990
02 - Lithium - Solo acoustic, 1990
03 - Been A Son - Solo acoustic, 1990
04 - Sliver - Solo acoustic, 1990
05 - Where Did You Sleep Last Night - Solo acoustic, 1989
06 - Pay To Play - Demo, 1990
07 - Here She Comes Now - Demo, 1990
08 - Drain You - Demo, 1989
09 - Aneurysm - Demo, 1990
10 - Smells Like Teen Spirit - Butch Vig Mix - May, 1991
11 - Breed - Rough Mix, 1991
12 - Verse Chorus Verse - Outtake, 1991
13 - Old Age - Outtake, 1991
14 - Endless, Nameless - Radio appearance, 1991
15 - Dumb - Radio appearance, 1991
16 - D-7 - Radio appearance, 1990
17 - Oh The Guilt - B-side, 1992
18 - Curmudgeon - B-side, 1992
19 - Return Of The Rat - Outtake, 1992
20 - Smells Like Teen Spirit - Rehearsal Demo, 1991

Download

Disc 03

01 - Rape Me - Solo Acoustic, 1992
02 - Rape Me - Demo, 1992
03 - Scentless Apprentice - Demo
04 - Heart Shaped Box - Demo, 1993
05 - I Hate Myself And I Want To Die - B-side, 1993
06 - Milk It - Demo, 1993
07 - Moist Vagina - Demo, 1993
08 - Gallons Of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip
09 - The Other Improv - Demo Version
10 - Serve The Servants - Solo Acoustic, 1993
11 - Very Ape - Solo Acoustic, 1993
12 - Pennyroyal Tea - Solo Acoustic, 1993
13 - Marigold - B-side, 1993
14 - Sappy - Retitled 'Verse Chorus Verse' For Release - B-side, 1993
15 - Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam - Rehearsal Demo, 1994
16 - Do Re Mi - Solo Acoustic, 1994
17 - You Know You're Right - Solo Acoustic, 1994
18 - All Apologies - Solo Acoustic, Undated

Download

Sliver (The Best Of The Box) - 2005

01 - Spank Thru (1985 Fecal Matter Demo)
02 - Heartbreaker (Live)
03 - Mrs. Butterworth (Rehearsal Demo)
04 - Floyd The Barber (Live)
05 - Clean Up Before She Comes (Home Demo)
06 - About A Girl (Home Demo)
07 - Blandest (Studio Demo)
08 - Aint It A Shame (Studio Demo)
09 - Sappy (1990 Studio Demo)
10 - Opinion (Solo Acoustic Radio Appearance)
11 - Lithium (Solo Acoustic Radio Appearance)
12 - Sliver (Home Demo)
13 - Smells Like Teen Spirit (Home Demo)
14 - Come As You Are (Boom Box Version)
15 - Old Age (Nevermind Outtake)
16 - Oh The Guilt
17 - Rape Me (Home Demo)
18 - Rape Me (Band Demo)
19 - Heart Shaped Box (Band Demo)
20 - Do Re Mi (Home Demo)
21 - You Know Youre Right (Home Demo)
22 - All Apologies (Home Demo)

Download


Icon (Compilation) - 2010
01 - You Know You're Right
02 - Smells Like Teen Spirit
03 - Come As You Are
04 - Lithium
05 - In Bloom
06 - Heart Shaped Box
07 - Pennyroyal Tea
08 - Rape Me
09 - Dumb
10 - About A Girl (Acoustic)
11 - All Apologies (Acoustic)

Download

Feels Like The First Time: Broadcasts 1992-1993 (Compilation) - 2012

01 - Radio Friendly Unit Shifter
02 - Drain You
03 - Breed
04 - Serve The Servants
05 - Rape Me
06 - Heart Shaped Box
07 - Pennyroyal Tea
08 - Scentless Apprentice
09 - Lithium
10 - Endless Nameless
11 - About A Girl
12 - Come As You Are
13 - Breed
14 - Polly
15 - Lounge Act
16 - Love Buzz
17 - Lithium
18 - Smells Like Teen Spirit
19 - Territorial Pissings
20 - Rape Me
21 - Heart Shaped Box

Download


9 comentários:

  1. pq ai não tem o álbum Icon do nirvana ?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Nevermind ta off tb...

    ResponderExcluir
  4. Nirvana o responsavel pelo grunge.

    ResponderExcluir
  5. No arquivo do In Utero está faltando a primeira faixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Cú seu filho da puta

      Excluir
    2. ta mesmo, acabei de ver

      Excluir
  6. Banda muito animal. Infelizmente, acabou, mas nos deixou sua herança.
    + 1 X VLW WOTM... Obrigado.

    ResponderExcluir