Social Icons

terça-feira, 18 de maio de 2010

Carcass - Discografia Comentada

Carcass é uma banda única e importante para os estilos Grindcore/Goregrind e Melodic Death Metal. Uma banda que abriu horizontes pra bandas atuais dos gêneros. Uma banda considerada pioneira nesses estilos. Uma banda comum entre amantes de Metal Extremo. Um exemplo marcante entre bandas que receberam influência pesada do Carcass é o Arch Enemy. Primeiramente, por ter sido fundado por um integrante do Carcass, o guitarrista sueco Michael Amott, e, segundamente, porque o gutural da (a partir de 2014, ex) vocalista Angela Gossow é parecido demais com o de Jeff Walker do Carcass.
Particularmente, o estilo Grindcore/Goregrind não me agrada nem um pouco. Acho sujo demais, e nem forçando consigo gostar. Mas o Carcass em sua fase Melodic Death Metal é simplesmente brilhante, magnífico!
Os caras tiveram seu início em Liverpool, na Inglaterra, no ano de 1985, fazendo o estilo Grindcore/Goregrind, sob o nome Disattack, contando com Sanjiv nos vocais, Bill Steer na guitarra, Jeff Walker (não, não sou eu. xD) no baixo e Ken Owen nas baquetas. Após uma ano da formação da banda, o vocalista Sanjiv a deixou, sendo seu único registro a demo "Flesh Ripping Sonic Torment", que foi lançada em 1987, que foi o ano que a banda atualizou seu nome para Carcass.
Após isso, o guitarrista Bill Steer acabou fazendo parte também de outra banda do gênero, o famoso Napalm Death. Considerava o Napalm Death uma banda paralela, por isso não abandonou o Carcass. Mas, ainda assim, a banda sofreu "debilitações", digamos assim, ficando meio parada. Mas esse período de fraca atividade foi curto, e em 1987 a banda retorna à ativa com o trio, sem o vocalista Sanjiv. A parte dos vocais guturais fechados ficaram por conta do guitarrista Bill Steer, e os guturais rasgados ficaram por conta do baixista Jeff Walker.
Seu primeiro trabalho como um trio veio em 1988 com o lançamento de seu debut "Reek of Putrefaction". O álbum se tornou clássico e inovador no Grindcore/Goregrind, porém com uma qualidade que deixa a desejar. Mas isso não tirou o gosto dos amantes do estilo.
Depois disso, o baterista Ken Owen adquiriu um bumbo duplo para sua batera, permitindo então o uso de pedal duplo nas novas composições. O baixista Jeff Walker alegou que essa é uma das principais razões que o levaram a deixar o Napalm Death e se dedicar ao Carcass.
Então, em 1989, eis que é lançado o segundo álbum, intitulado "Symphonies of Sickness", com uma qualidade superior ao seu antescessor, não só sonoramente, mas em outros aspectos técnicos. Aqui, a banda já começa a apresentar uma leve queda ao Death Metal, com riffs mais complexos, lentos e solos de guitarra. Lá pra segunda metade da turnê desse álbum, um segundo guitarrista já havia começado a se apresentar na banda, um sueco foda chamado Michael Amott (quem não conhece, né?). Logo ele se tornou membro oficial.
Com a entrada de Michael Amott, a banda só teve a crescer, pois suas contribuições para a banda foram importantes. O lançamento do álbum "Necroticism - Descanting The Insalubrious", de 1991 é um bom exemplo disso. A partir daí, a banda demonstrou uma postura totalmente voltada ao Death Metal, abandonando seu estilo Grindcore/Goregrind. Além disso, Steer deixou de ser o guitarrista solo e passou a fazer a base, enquanto Amott esculachava nos solos.
Em 1993 sai o clássico Heartwork, até por sua mudança radical. Foram eliminados os vocais profundos de Steer e os sujas letras clínicas. Tudo mudou pra um excelente Death Metal de qualidade! Jeff Walker tomou conta dos vocais guturais fechados, Amott com seus solos bem característicos. Tudo mudou, e pra maioria das pessoas, pra melhor! Principalmente pra mim!
Nesse meio tempo, a banda tinha trocado de selo, indo da Earache Records para a Columbia/Sony. Mas devido aos contínuos problemas da Columbia que os levaram a adiar em um ano o lançamento do álbum "Swansong" (lançado e 1996), os cara voltaram ao seu antigo selo, e terminaram suas atividades antes mesmo de lançarem o álbum. O problema era que os caras haviam feito músicas para a Columbia para fazer dinheiro. Tudo deu certo. Mas no fim de 1994, a banda tinha 17 músicas prontas, usando seus $200.000 para gravar o álbum "Swansong". Durante as seis semanas de gravação, o selo começou a reduzir o apoio, dizendo que a banda não estava pronta pra gravar e precisavam criar mais músicas. O aviso foi ignorado, e foi sugerido à eles remixarem o álbum com Terry Date (PanteraProng, etc.), e a banda continuou. Então, numa entrevista com a revista UK's Metal Hammer, Jeff Walker alegou que o novo álbum era mais influenciado pelo Rock Clássico, com bateria, guitarra e baixo à lá Thin Lizzy. Mas acabou que Bill Steer largou as guitarras, e perdeu o interesse no Metal.
Então, a banda encerrou suas atividades, tendo lançado, após o "Swansong", apenas compilações.
Porém, o tempo passa, e em junho de 2006, em uma entrevista, Jeff Walker afirmou haver uma possibilidade de retorno da banda, mas sem o baterista Ken Owen, uma vez que ele não tinha mais sua antiga perfomance devido a problemas de saúde.
Em setembro de 2007, foi anunciado por Michael Amott que a banda estava ensaiando, na formação: ele na guitarra solo, Bill Steer na guitarra base, Jeff Walker nos vocais e baixo e um novo baterista, o sueco Daniel Erlandsson. A proposta era uma turnê de reunião, e tocar em vários festivais durante o verão, mas não conseguiram cumprir os prazos. Os caras voltaram com sucesso, tocando em vários festivais do mundo, e seguem fazendo shows. Os caras ficaram realmente impressionados com esse retorno, e, como disse Jeff Walker "nunca diga nunca"!
Infelizmente, Michael Amott deixou a banda em 2012. Como se não bastasse o tempo sem lançar novos discos dando o ar de que a banda dificilmente nos presentearia com algo mais, essa baixa pôs em dúvida a qualidade de qualquer possível trabalho futuro. Contudo, demonstrando que o Carcass queria seguir adiante, a vaga foi ocupada por Ben Ash em 2013, e um novo álbum foi anunciado.
Com a formação reestruturada, "Surgical Steel" saiu em 2013 à altura do que se espera da banda. Em meio a tantos lançamentos de outras bandas com alta produção e fazendo algo bombástico, o Carcass manteve a mesma pegada de seu antigo e pioneiro Melodic Death Metal, criando um álbum realmente cativante e á lá "Heartwork", isso se não for melhor. O que atrapalha a consideração de "Surgical Steel" como o melhor é o peso do classicismo de "Heartwork". Mas de fato, um álbum excelente e dentro de tudo que se espera deles, para matar a saudade, e principalmente: a falta de Michael Amott não foi sentida. Quem ainda não ouviu duvida dessa afirmação, mas quem ouviu sabe bem que isso é verdade. Puta álbum!


 Flesh Ripping Sonic Torment (Demo) (1987)

01 - Genital Grinder
02 - Regurgitation of Giblets
03 - Festerday
04 - Limb For Lim
05 - Pyosisified (Rotten To The Gore)
06 - Excreted Alive
07 - Malignant Defecation
08 - Fermenting Innards
09 - Necrocannibal Bloodfeast
10 - Psychopathologist
11 - Die In Pain
12 - Pungent Excruciation
13 - Face Meltaaardh

Download

 Reek of Putrefaction (1988)

01 - Genital Grinder
02 - Regurgitation of Giblets
03 - Maggot Colony
04 - Pyosisified (Rotten To The Gore)
05 - Carbonized Eyesockets
06 - Frenzied Detruncation
07 - Vomited Anal Tract
08 - Festerday
09 - Fermenting Innards
10 - Excreted Alive
11 - Suppuration
12 - Foeticide
13 - Microwaved Uterogestation
14 - Feast On Dismembered Carnage
15 - Splattered Cavities
16 - Psychopathologist
17 - Burnt To A Crisp
18 - Pungent Excruciation
19 - Manifestation of Verrucose Urethra
20 - Oxidised Razor Masticator
21 - Mucopurulence Excretor
22 - Malignant Defecation

Download

 Symphonies of Sickness (Demo) (1988)

01 - Reek of Putrefaction
02 - Slash Dementia
03 - Embryonic Necropsy and Devourment
04 - Cadaveric Incubator of Endoparasites
05 - Ruptured In Purulence
06 - Crepitating Bowel Erosion

Download

 Pathologic (EP) (1989)

01 - Genital Grinder II
02 - Hepatic Tissue Fermentation

Download

 Peel Sessions (EP) (1989)

01 - Crepitating Bowel Erosion (Live)
02 - Slash Dementia (Live)
03 - Cadaveric Incubator of Endo Parasites (Live)
04 - Reek of Putrefaction (Live)

Download

 Symphonies of Sickness (1989)

01 - Reek of Putrefaction
02 - Exhume To Consume
03 - Excoriating Abdominal Emanation
04 - Ruptured In Purulence
05 - Empathological Necroticism
06 - Embryonic Necropsy and Devourment
07 - Swarming Vulgar Mass of Infected Virulency
08 - Cadaveric Incubator of Endoparasites
09 - Slash Dementia
10 - Crepitating Bowel Erosion
11 - Genital Grinder II (Bonus Track)
12 - Hepatic Tissue Fermentation

Download

 Live St. George's Hall, Bradford 15.11.89 (EP) (1990)

01 - Embryonic Necropsy and Devourment (Live Bradford)
02 - Swarming Vulgar Mass of Infected Virulency (Live Bradford)
03 - Pungent Excruciation (Live London)

Download

 Necroticism - Descanting The Insalubrious (1991)

01 - Inpropagation
02 - Corporeal Jigsore Quandary
03 - Symposium of Sickness
04 - Pedigree Butchery
05 - Incarnate Solvent Abuse
06 - Carneous Cacoffiny
07 - Lavaging Expectorate of Lysergide
08 - Forensic Clinicism: The Sanguine Article

Download

 Rock Hard Presents: Gods Of Grind (Split) (1991)

01 - Entombed: Severe Burns
02 - Carcass: Pedigree Butchery
03 - CathedralSoul Sacrifice
04 - Confessor: Condemned


 Gods of Grind (Split) (1992)

01 - Entombed: Stranger Aeons
02 - Carcass: Incarnated Solvent Abuse
03 - Cathedral: Soul Sacrifice
04 - Confessor: Condemned
05 - Carcass: Tools Of The Trade
06 - Entombed: Dusk
07 - Cathedral: Golden Blood (Flooding)
08 - Carcass: Pyosified (Still Rotten To The Gore)
09 - Entombed: Shreds Of Flesh
10 - Cathedral: Autumn Twilight
11 - Confessor: Last Judgement (Trouble Cover)
12 - Carcass: Hepatic Tissue Fermentation II
13 - Cathedral: Frozen Rapture
14 - Confessor: Endtime (Trouble Cover)


 Tools of The Trade (EP) (1992)

01 - Tools of The Trade
02 - Incarnated Solvent Abuse
03 - Pyosified (Still Rotten To The Core)
04 - Hepatic Tissue Fermentation II

Download

 Heartwork (1993)

01 - Buried Dreams
02 - Carnal Forge
03 - No Love Lost
04 - Heartwork
05 - Embodiment
06 - This Mortal Coil
07 - Arbeit Macht Fleisch
08 - Blind Bleeding the Blind
09 - Doctrinal Expletives
10 - Death Certificate

Download

 Swansong (1996)

01 - Keep On Rotting In The Free World
02 - Tomorrow Belongs To Nobody
03 - Black Star
04 - Cross My Heart
05 - Child's Play
06 - Room 101
07 - Polarized
08 - Generation Hexed
09 - Firm Hand
10 - Rock The Vote
11 - Don't Believe A Word
12 - Go To Hell

Download

 Wake Up and Smell The Carcass (1996)

01 - Edge of Darkness
02 - Emotional Flatline
03 - Ever Increasing Circles
04 - Blood Spattered Banner
05 - I Told You So (Corporate Rock Really Does Suck)
06 - Buried Dreams (Live)
07 - No Love Lost (Live)
08 - Rot 'N' Roll (Live)
09 - Edge of Darkness (Live)
10 - This Is Your Life
11 - Rot 'N' Roll
12 - Tools of The Trade
13 - Pyosisified (Still Rotten To The Gore)
14 - Hepatic Tissue Fermentation II
15 - Genital Grinder II
16 - Hepatic Tissue Fermentation
17 - Exhume To Consume

Download

 Best of Carcass (1997) 

CD 1:

01 - Genital Grinder
02 - Regurgitation of Giblets
03 - Reek of Putrefaction
04 - Exhume To Consume
05 - Embryonic Necropsy and Devourment
06 - Inpropagation
07 - Corporeal Jigsore Quandar
08 - Incarnated Solvent Abuse
09 - Buried Dreams
10 - Heartwork
11 - This Mortal Coile
12 - Death Certificate
13 - Rot 'N' Roll
14 - Keep On Rotting In The Free World
15 - Tomorrow Belongs To Nobody
16 - Polarised
17 - Generation Hexed
18 - R**k The Vote

CD 2:
01 - Edge of Darkness
02 - Emotional Flat Line
03 - Ever Increasing Circles
04 - Blood Splatterd Banner
05 - I Told You So (Corporate Rock Really Does Suck)
06 - Buried Dreams
07 - No Love Lost
08 - Rot 'n' Roll
09 - Edge of Darkness
10 - Corporeal Jigsore Quandar (Live)
11 - Incarnated Solvent Abuse (Live)
12 - Exhume To Consume (Live)
13 - Carnal Forge (Live)
14 - Heartwork (Live)

Download

 Requiems of Revulsion - A Tribute To Carcass (2001)

01 - Regurgitate: Genital Grinder
02 - Rotten Sound: Reek of Putrefaction
03 - Haemorrhage: Pyosisified (Rotten To The Gore)
04 - Nasum: Tools of The Trade
05 - Cattle Decapitation: Burnt To A Crisp
06 - Exhumed: Exhume To Consume
07 - Disgorge: Hepatic Tissue Fermentation
08 - Suppuration
09 - General Surgery: Empathological Necroticism
10 - Pungent Excruciation
11 - Impaled: Carneous Cacoffiny
12 - Pig Destroyer: Genital Grinder/Regurgitation of Giblets
13 - Vulgar Pigeons: Corporeal Jigsore Quandary
14 - Bodies Lay Broken: Microwaved Uterogestation
15 - Engorged: Swarming Vulgar Mass of Infected Virulency
16 - Dead Infection: Pungent Excruciation
17 - Avulsed: Embryonic Necropsy and Devourment
18 - Regurgitate: Psychopathologist

Download

 Choice Cuts (2004)

01 - Genital Grinder
02 - Maggot Colony
03 - Exhume To Consume
04 - Swarming Vulgar Mass of Infected Virulency
05 - Tools of The Trade
06 - Corporeal Jigsore Quandary
07 - Incarnated Solvent Abuse
08 - Buried Dreams
09 - No Love Lost
10 - Heartwork
11 - Keep On Rotting In The Free World
12 - R**k The Vote
13 - This Is Your Life
14 - Crepitating Bowel Erosion
15 - Slash Dementia
16 - Cadaveric Incubator of Endoparasites
17 - Reek of Putrefaction
18 - Empathological Necroticism
19 - Foeticide
20 - Fermenting Innards
21 - Exhume To Consume

Download

 Live At St. George's Hall, 1988 (2011)

01 - Genital Grinder, Exhume To Consume
02 - Ruptured In Purulence, Empathological Necroticism
03 - Embryonic Necropsy and Devourment
04 - Swarming Vulgar Mass of Infected Virulency
05 - Reek of Putrefaction

Download

 Surgical Steel (2013)

01 - 1985
02 - Thrasher's Abattoir
03 - Cadaver Pouch Conveyor System
04 - A Congealed Clot of Blood
05 - The Master Butcher's Apron
06 - Noncompliance To ASTM F 899-12 Standard
07 - The Granulating Dark Satanic Mills
08 - Unfit For Human Consumption
09 - 316 L Grade Surgical Steel
10 - Captive Bolt Pistol
11 - Mount of Execution
12 - A Wraith In The Apparatus
13 - Intensive Battery Brooding (Bonus Track)

Download

 Surgical Remission/Surplus Steel (EP) (2014)

01 - A Wraith In The Apparatus
02 - Intensive Battery Brooding
03 - Zochrot
04 - Livestock Marketplace
05 - 1985 (Reprise)

Download

Um comentário: