Social Icons

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Therion - Discografia Comentada


Estes dias eu estava ouvindo Therion e me perguntei, porque eu não postei essa banda ainda, já que é uma das que eu mais curto?
Corrigindo este pecado, tá aí a discografia do Therion!
O conjunto surgiu na Suécia em 1987 com o nome de Blitzkrieg (que significa algo como uma guerra relâmpago, um ataque repentino) e após o lançamento de duas demos mudou seu nome para Therion (que em hebraíco significa Dragão, a Grande Besta).
A formação original contava com o baixista Christofer Johnsson, o guitarrista Peter Hansson, o baterista Oskar Forss e o vocalista Matti Kärki. Influenciados por bandas como Venom, Metallica, Slayer e o Motörhead, o conjunto exibia nesta época uma sonoridade voltada para o Thrash e principalmente o Death Metal.
Com a saída de Matti, Christofer Johnsson, líder da banda, assume os vocais e as guitarras. Com isso, Erik Gustafsson assumiu o baixo.
Depois do excelente sucesso das Demos Paroxysmal Holocaust (1989), Beyond The Darkest Veils Of Inner Wickedness (1989) e Time Shall Tell (1990), a banda conseguiu um contrato com a gravadora Deaf Records filiada ao Peaceville Records na Inglaterra.
Assim, em 1991 veio o primeiro disco de estúdio Of Darkness... que contava com o trabalho escrito e gravado pela banda anteriormente, mostrando um death metal com vocais rasgados e ríspidos, típicos do estilo. Com este trabalho, o Therion ficou conhecido como uma das melhores banda de Death da Suécia, mas isto iria mudar e muito!
O segundo álbum, Beyond Sanctorum, saiu em 1992 e mostrou um progresso no estilo musical em relação ao início da banda. Haviam elementos novos, como teclados, vocais femininos, ritmos folk e até música persa em uma das canções. Este estilo que viria a consagrar a banda no futuro não foi bem aceito por seus fãs no início, pois estavam habituados a sonoridade extrema do conjunto.
Após um período difícil, que culminou quase com o fim da banda, o conjunto lançou seu terceiro disco com uma formação totalmente renovada, o único membro que permaneceu foi Christofer Johnsson, que recrutou os músicos Magnus Barthelson na guitarra, Andreas Wallan Wahl no baixo e Piotr Wawrzeniuk (Carbonized) na bateria.
Symphony Masses: Ho Drakon Ho Megas, lançado em 1993 traz uma mistura de Death Metal com influências sinfônicas, música árabe, Industrial e Heavy Metal. Provavelmente pelo período turbulento que a banda atravessou, este disco não é tão bom quanto os dois primeiros, embora tenha concebido uma boa vendagem.
Ainda assim, acontecerem novos problemas com a formação: tanto Magnus quanto Andreas deixaram a banda por motivos financeiros e foi contratado o baixista Fredrik Isaksson.
Buscando novos horizontes e principalmente renda para o conjunto, a banda assinou com a gravadora Nuclear Blast Records, e em 1995 lançaram seu primeiro Single, The Beauty In Black, e logo em seguida Lepaca Kliffoth, que começou a apresentar influências sinfônicas, bem como cantos de ópera parcialmente executados pelos sopranos Hans Groning e Claudia Maria Mokri.
Contando com as entradas de Lars Rosenberg (Carbonized / Entombed) e Jonas Mellberg - guitarra e baixo respectivamente, a banda mais estabilizada, partiu para as gravações de um disco ainda mais sinfônico e que desse menos destaque para as guitarras, visando as orquestrações. Para isso foram contratadas a orquestra sinfônica de Barmbek e dois corais completos: um deles foi o North German Radio Choir, que contribuiu com os vocais de ópera e o outro era um coral de Rock profissional, chamado The Siren Choir. Desta forma, saiu o álbum Theli (que significa dragão em hebraico) em 1996. Eu considero este o primeiro álbum com qualidade indiscutível do Therion, pois apresenta o estilo que a banda seguiria dali em diante, um gênero único que une os arranjos clássicos, as vozes operísticas e as mudanças de andamentos mostram uma mistura surpreendente e muito poderosa com o Heavy Metal. Destaque para as atuações de Piotr Wawrzeniuk (Carbonized) e Dan Swanö (Nightingale) com seus vocais góticos. Este é um trabalho indispensável para qualquer fã de Heavy Metal!
Completando a primeira década da banda, o Therion lança A'Arab Zaraq Lucid Dreaming, disco que contém algumas faixas foram compostas para Theli, mas não combinavam com a proposta do álbum, além destas havia ainda alguns covers muito interessantes, como o Here Comes The Tears do Judas Priest. Estes trabalhos com regravações, covers e sobras de outros álbuns são verdadeiros caça níqueis, mas como Therion foi diferente, pois o disco conseguiu demonstrar o quanto a banda evoluiu e também a diversidade de estilos que conseguiu apresentar.
Quando tudo caminhava bem, o conjunto apresentou novos problemas, com as saídas de Dan Swanö e Piotr Wawrzeniuk, que saiu da banda para se dedicar à dar aulas de história (!!!). Lars e Jonas que bebiam excessivamente, tinham sérios problemas de alcoolismo, também deixam o Therion.
Para superar as dificuldade, nada melhor que um novo disco, assim o conjunto lançou Vovin (que também significa dragão, mas em Enochian, linguagem utilizada pela magia negra) em 1998. Para auxiliar Christofer Johnsson nas gravações, o músico contou a ajuda de Martina Hornbacher nos vocais, Tommy Erisson na guitarra, Wolf Simons na bateria e Jan Kazda no baixo. O álbum é melhor tocado e um pouco mais clássico. As músicas são bem mais estruturadas, todas executadas com corais de ópera tradicional como soprano, alto, tenor, bass, enquanto os arranjos clássicos feitos em Theli foram orquestrações desempenhadas por teclados. Contando com o auxílio de músicos profissionais, o disco foi gravado com instrumentos reais de cordas e sopros, assim a orquestração soou muito mais original e expressiva. Destaque para a participação de Ralf Scheepers (Primal Fear) na faixa mais metálica do álbum The Wild Hunt.
Com o sucesso de Vovin, Christofer Johnsson manteve a mesma formação no trabalho seguinte, Crowning Of Atlantis (1999), que era pra ser apenas um mini-cd, mas acabou ganhando força e virou um álbum completo. Mantendo as características do trabalho anterior, o conjunto acertou a mão mais uma vez. Destaque neste trabalho novamente para a participação de Ralf Scheepers, o cover de Thor: The Powerhead do Manowar e também para Martina Hornbacker e Sarah Jezebel Deva (Cradle Of Filth) no cover de Seawinds do Accept.
Para ganhar corpo de uma banda completa e não ficar na depedência de músicos contratados, o conjunto se reorganiza com Kristian Niemann nas guitarras, Johan Niemann no baixo e Sami Karpinnen na bateria.
Em 2000, vem Deggail, mais uma obra-prima que contou com a participação de 27 músicos, num trabalho grandioso (em todos os sentidos! rs!). Para este disco, Christofer Johnsson teve influências dos compositores alemães como Wagner e Strauss e do russo Mussurgosky. Neste trabalho o destaque fica para a participação de Hansi Kursch (Blind Guardian), nos vocais de Flesh Of The Gods.
Era hora de um álbum conceitual, coisa que a banda já tinha demonstrado que tinha potencial para realizar, assim vem Secrets Of The Runes de 2001, que teve como referência a Mitologia Nórdica, tema amplamente explorado por outras tantas bandas Secrets Of The Runes recebeu ótimas críticas por todo o mundo, elevando ainda mais o status da banda.
O primeiro álbum duplo e ao vivo da banda, Live In Midgard, foi lançado em 2002, sendo o resultado da bem sucedida turnê de seu último disco Secrets Of The Runes.
Em 2004, o conjunto traz dois lançamentos simultânoes, Sirius B e Lemuria, mais dois álbuns primorosos, que aproximaram o conjunto do grande público, devido à sonoridade ter se tornado mais acessível.
Gothic Kabbalah, marca a estréia de Snowy Shaw no conjunto, dividindo as linhas vocais ao lado de Mats Levén e das cantoras Katarina Lilja e Hannah Holgersson. Com tanta gente boa nos vocais, Christofer Johnsson não participou dos vocais no Therion pela primeira vez. O disco está ainda mais acessível, apresentando uma maior infiltração do som gótico e folclórico europeus em sua música.
O sucesso de Gothic Kabbalah, resultou em dois excelentes discos ao vivo, Live Gothic em 2008 e The Miskolc Experience em 2009.


 Paroxysmal Holocaust - Demo - 1989

01 - Morbid Reality
02 - The Return
03 - Bells Of Doom

Download


 Beyond The Darkest Veils Of Inner Wickedness - Demo - 1989

01 - Macabre Declension
02 - Megalomania
03 - Paroxysmal Holocaust

Download


 Time Shall Tell - Demo - 1990

01 - Time Shall Tell
02 - Dark Eternity
03 - Asphyxiate With Fear
04 - A Suburb To Hell

Download


 Rehearsal - Demo - 1990

01 - Genocidal Raids
02 - Future Concious

Download


 Of Darkness... - 1991

01 - The Return
02 - Asphyxiate With Fear
03 - Morbid Reality
04 - Megalomania
05 - A Suburb To Hell
06 - Genocidal Raids
07 - Time Shall Tell
08 - Dark Eternity
09 - Asphyxiate With Fear (Demo Version)
10 - A Suburb To Hell (Demo Version)
11 - Time Shall Tell (Unreleased Version)
12 - Dark Eternity (Unreleased Version)

Download


 Beyond Sanctorum - 1992

01 - Future Consciousness
02 - Pandemonic Outbreak
03 - Cthulhu
04 - Symphony Of The Dead
05 - Beyond Sanctorum
06 - Enter The Depths Of Eternal Darkness
07 - Illusions Of Life
08 - The Way
09 - Paths
10 - Tyrants Of The Damned

Download


 Symphony Masses - Ho Drakon Ho Megas - 1994

01 - Baal Reginon
02 - Dark Princess Naamah
03 - A Black Rose
04 - Symphoni Draconis Inferni
05 - Dawn Of Perishness
06 - The Eye Of Eclipse
07 - The Ritualdance Of The Yezidis
08 - Powerdance
09 - Procreation Of Eternity
10 - Ho Drakon Ho Megas (Part 1)
11 - Ho Drakon Ho Megas (Part 2)

Download


 Lepaca Kliffoth - 1995

01 - The Wings Of The Hydra
02 - Melez
03 - Arrival Of The Darkest Queen
04 - The Beauty In Black
05 - Riders Of Theli
06 - Black
07 - Darkness Eve
08 - Sorrows Of The Moon
09 - Let The New Day Begin
10 - Lepaca Kliffoth
11 - Evocation Of Vovin

Download


 The Beauty In Black - Single - 1995

01 - Arrival Of The Darkest Queen
02 - The Beauty In Black
03 - Evocation Of Vovin
04 - The Veil Of Golden Spheres

Download


 Theli - 1996

01 - Preludium
02 - To Mega Therion
03 - Cults Of The Shadow
04 - In The Desert Of Set
05 - Interludium
06 - Nightside Of Eden
07 - Opus Eclipse
08 - Invocation Of Naamah
09 - The Siren Of The Woods
10 - Grand Finale, Postludium

Download


 Siren Of The Woods - Single - 1996

01 - The Siren Of The Woods (Single Version)
02 - Cults Of The Shadow (Edited Version)
03 - Babylon

Download


 A'arab Zaraq Lucid Dreaming - 1997

01 - In Remembrance
02 - Black Fairy
03 - Fly To The Rainbow (Scorpions Cover)
04 - Children Of The Damned (Iron Maiden Cover)
05 - Under Jolly Roger (Running Wild Cover)
06 - Symphony Of The Dead
07 - Here Comes The Tears (Judas Priest Cover)
08 - Enter Transcendental Sleep
09 - The Quiet Desert
10 - Down The Oliphothic Tunnel
11 - Up To Netzach , Floating Back
12 - The Fall Into Eclipse
13 - Enter Transcendental Sleep
14 - The Gates To A'arab Jaraq Are Open
15 - The Quiet Desert
16 - Down The Oliphothic Tunnel
17 - Up To Getzach
18 - Floating Back

Download


 Vovin - 1998

01 - The Rise Of Sodom And Gomorrah
02 - Birth Of Venus Illegitima
03 - Wine Of Aluqah
04 - Clavicula Nox
05 - The Wild Hunt
06 - Eye Of Shiva
07 - Black Sun
08 - Draconian Trilogy - Part I - The Opening
09 - Draconian Trilogy - Part II - Morning Star
10 - Draconian Trilogy - Part III - Black Diamonds
11 - Raven Of Dispersion
12 - The King (Bonus)

Download


 Eye Of Shiva - Single - 1998

01 - Eye Of Shiva (Radio Edit)
02 - Birth Of Venus Illegitima (Radio Edit)
03 - The Rise Of Sodom And Gomorrah (Album Version)
04 - Eye Of Shiva (Album Version)

Download


 Crowning Of Atlantis - 1999

01 - Crowning Of Atlantis
02 - Mark Of Cain
03 - Clavicula Nox
04 - Crazy Nights
05 - From The Dionysian Days
06 - Thor
07 - Seawinds
08 - To Mega Therion (Live)
09 - The Wings Of The Hydra (Live)
10 - Black Sun (Live)

Download


 Deggial - 2000

01 - Seven Secrets Of The Sphinx
02 - Eternal Return
03 - Enter Vril-Ya
04 - Ship Of Luna
05 - The Invincible
06 - Deggial
07 - Emerald Crown
08 - The Flight Of The Lord Of Flies
09 - Flesh Of The Gods
10 - Via Nocturna (Part 1- The Path, Part 2- Hexentanz)
11 - O Fortuna


Download


 Secret Of The Runes - 2001

01 - Ginnungagap (The Black Hole) (Prologue)
02 - (Old) Midgård
03 - Asgård (The Bifrost Bridge)
04 - (Call Of) Jotunheim
05 - Schwarzalbenheim (Svartalfheim) (Gold Der Unterwelt)
06 - Ljusalfheim (The Shining Ones)
07 - Muspelheim (Gudaskymning)
08 - Nifelheim (Dimmornas Värld)
09 - Vanaheim (Seed Of Ing)
10 - Helheim (Den Dimhöljda)
11 - Secret Of The Runes (Epilogue)
12 - Crying Days
13 - Summernight City

Download


 Live In Midgård - 2002

CD 1:
01 - Ginnungagap
02 - Invocation Of Naamah
03 - Birth Of Venus Illegitima
04 - Enter Vril-Ya
05 - Riders Of Theli
06 - Symphony Of The Dead
07 - A Black Rose
08 - The Return
09 - Baal Reginon
10 - Flesh Of The Gods
11 - Seawinds
12 - Schwarzalbenheim
13 - In The Desert Of Set

CD 2:

01 - The Wings Of The Hydra
02 - Asgård
03 - The Secret Of The Runes
04 - The Rise Of Sodom And Gomorrah
05 - Summernight City
06 - Beauty In Black
07 - Seven Secrets Of The Sphinx
08 - The Wine Of Aluqah
09 - The Raven Of Dispersion
10 - To Mega Therion
11 - Cults Of The Shadow

Download


 Sirius B - 2004

01 - The Blood Of Kingu
02 - Son Of The Sun
03 - The Khlysti Evangelist
04 - Dark Venus Persephone
05 - Kali Yuga (Part I)
06 - Kali Yuga (Part II)
07 - The Wondrous World Of Punt
08 - Melek Taus
09 - Call Of Dagon
10 - Sirius B
11 - Voyage Of Gurdjieff (The Fourth Way)

Download


 Lemuria - 2004

01 - Typhon
02 - Uthark Runa
03 - Three Ships Of Berik (Part 1)
04 - Three Ships Of Berik (Part 2)
05 - Lemuria
06 - Quetzalcoatl
07 - The Dreams Of Swedenbord
08 - An Arrow From The Sun
09 - Abraxas
10 - Feuer Overture-Prometheus Entfesselt


Download


 Celebrators Of Becoming - Live In Mexico - 2006

CD 1:
01 - Intro
02 - Blood Of Kingu
03 - Uthark Runa
04 - Seven Secrets Of The Sphinx
05 - Asgård
06 - Son Of The Sun
07 - Invocation Of Naamah
08 - Typhon
09 - Draconian Trilogy
10 - Flesh Of The Gods
11 - Schwarzalbenheim
12 - Ginnungagap (Prologue)

Download


CD 2:
01 - In Remembrance
02 - The Wild Hunt
03 - The Invincible
04 - Melez
05 - The Rise Of Sodom And Gomorrah
06 - The Khlysti Evangelist
07 - Opus Eclipse
08 - Quetzalcoatl
09 - Wine Of Aluqah
10 - Cults Of The Shadow
11 - To Mega Therion
12 - Iron Fist

Download


 Gothic Kabbalah - 2007

CD 1:
01 - Der Mitternachtslöwe
02 - Gothic Kabbalah
03 - The Perennial Sophia
04 - Wisdom And The Cage
05 - Son Of The Staves Of Time
06 - Tuna 1613
07 - Trul
08 - Close Up The Streams

Download


CD 2:
01 - The Wand Of Abaris
02 - Three Treasures
03 - The Path Of Arcady
04 - T.O.F. - The Trinity
05 - Chain Of Minerva
06 - The Falling Stone
07 - Adulruna Redivivia

Download


 Live Gothic - 2008

CD 1:
01 - Der Mitternachtlöwe
02 - Scharzalbenheim
03 - The Blood Of Kingu
04 - The Falling Stone
05 - An Arrow From The Sun
06 - Deggial
07 - Wine Of Aluqah
08 - The Perennial Sophia
09 - Son Of The Sun
10 - Son Of The Staves Of Time
11 - Birth Of Venus Illegitima
12 - Tuna 1963
13 - Drum Solo
14 - Muspelheim

Download


CD 2:
01 - The Rise Of Sodom And Gomorrah
02 - Ginnungagap
03 - Grand Finale
04 - Lemuria
05 - The Wand Of Abaris
06 - Nightside Of Eden
07 - To Mega Therion
08 - Thor (The Powerhead)

Download


 The Miskolc Experience - 2009

CD 1:
01 - Clavicula Nox
02 - Dvorak - Excerpt From Symphony No. 9
03 - Verdi - Vedi! Le Fosche Notturne Spotigle From Il Trovatore
04 - Mozart - 'Dies Irae' From Reqiuem
05 - Saint -Saens - Excerpt From Symphony No. 3
06 - Wagner - 'Notung! Notung! Niedliches Schwert!' From The Ring
07 - Wagner - Excerpt From The Overture From Rienzi
08 - Wagner - Second Part Of 'Der Tag Ist Da' From Rienzzi
09 - Wagner- First Part Of 'Herbei! Herbei!' From Rienzi

Download


CD 2:
01 - Blood Of Kingu
02 - Sirius B
03 - Lemuria
04 - Eternal Return
05 - Draconian Trilogy
06 - Schwartsalbenheim
07 - Via Nocturna
08 - The Rise Of Sodom And Gomorrah
09 - Grand Finale

Download


 Sitra Ahra - 2010

01 - Introduction: Sitra Ahra
02 - Kings of Edom
03 - Unguentum Sabbati
04 - Land of Canaan
05 - Hellequin
06 - 2012
07 - Cu Chulainn
08 - Kali Yuga III
09 - The Shells Are Open
10 - Din
11 - Children of The Stone: After The Inquisition

Download


 Les Fleurs Du Mal - 2012


01 - Poupée De Cire, Poupée The Son
02 - Une Fleur Dans Le Coeur
03 - Initials B.B
04 - Mon Amour, Mon Ami
05 - Polichinelle
06 - La Maritza
07 - Soeur Angelique
08 - Dis-Moi Poupée
09 - Lilith
10 - En Alabama
11 - Wahala Manitou
12 - Je N'al Besoin Que De Tendresse
13 - La Licorne D'or
14 - J'al Le Mal De Toi
15 - Poupée De Cire, Poupée The Son
16 - Les Sucettes

Download

10 comentários:

  1. parabens pelo seu blog, gostei do seu resumo sobre a banda.
    Essa banda macou minha vida, deu inicio a minha vida culta que tenho hoje, so ganhei com isso, eu comecei com live in midgard, tinha o cd, era bom de mais, ate hoje eu curto muito e melhor trabalho ao vivo que ja vi depois de tanto tempo, fora os outros albuns que são esplendidos, pena que a anda não vai bem nos dias de hoje.
    Eternamente THERION!

    ResponderExcluir
  2. O blog está muito bom, com muito conteudo! Mas não te perdoa a falta de Ayreon e dos outros projectos do Arjen, que são os melhores albuns feitos nos ultimos 10 anos no cenário do metal progressivo, a par de dream teather claro...

    www.retrocritica.wordpress.com
    http://cantinhodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. muito massa o seu blog, beixo tudo q tenho dele pois é muito goda e o therion não é diferente!

    ResponderExcluir
  4. Therion é a Melhor Banda de Rock/Metal Contemporaneo além do mais sou fã da banda
    O seu blog é otimo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa banda!!!!
    obrigado por postar!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Em minha humilde opinião, a banda mais original que ja conheci

    ResponderExcluir