Social Icons

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Freddie Mercury - Discografia Comentada

Farrock Bulsara nasceu em 5 de setembro de 1946 na ilha de Zanzibar, uma colônia britânica no Oceano Índico. Devido ao trabalho de seu pai, a família foi obrigada a se mudar para a Índia 1951. Lá Farrock foi matriculado na escola britânica local, a St. Peter College, e logo ganhou o apelido de Freddie. Este colégio se tornou muito importante para a vida de Freddie, pois nele começou a desenvolver seus dons artísticos. Assim os anos se passaram até que, em 1963, os Bulsara se viram forçados a uma nova mudança, desta vez por questões políticas devido a instabilidade da Índia e perigo iminente aos imigrantes. Seu novo destino? Inglaterra! Na cidade de Feltham, Farrock concluiu o curso de artes e no ano seguinte iniciou o estudo em ilustração gráfica. Nesta época o jovem começou a amplicar suas influências musicas, passando desde Elvis Presley até Lisa Minnelli, artista cuja o cantor tinha uma adoração especial, a considerando a grande diva.
Por volta de 1968, Freddie tenta contantemente entrar para a banda Smile, de seus amigos Brian May, Roger Taylor e Tim Staffel. Finalmente, em 1970, após a saída de Staffel, Freddie realiza o seu sonho, e entra para o Smile. Antes, Freddie participara da banda Ibex, de Liverpool. Não tardou para que o vocalista, sugerisse a alteração do nome da banda, algo que foi recusado de início pelos companheiros, mas com uma personalidade forte, e muita persistência, Freddie os convence da mudança, surge então o Queen. Embalado pela mudança, Freddie percebe que Bulsara não combinava com a banda, a troca seu sobrenome para Mercury, em homenagem a Mercúrio, ascendente de seu signo (virgem).
Logo nos primeiros shows da banda, o estilo visionário e pomposo do vocalista já chamavam a atenção. E nos palcos, além da exuberância visual, logo ganharam a fama de envolventes e bombásticos. Com lançamento do primeiro álbum (Queen), o sucesso já era esperado. E isto foi só aumentando a medida que outros trabalhos eram lançados. Nesta época, o vocalista termina o relacionamento amoroso com Mary Austin. Com o aumento da fama, casos do vocalista com amantes do sexo masculino começaram e se tornar freqüentes, e o seu namoro não suportou isso. Porém, ficou uma grande amizade entre Mary e Freddie, que durou até seus últimos dias.
O ínicio dos anos 80 ficou marcado com um atrito entre Freddie e seus fãs. Tudo causado pela mudança em seu visual. Muitos fãs não aceitavam a idéia do vocalista, com cabelos curtos e bigode (talvez por este visual ser mais masculinizado). Mas no fim todos tiveram que aceitar a mudança, afinal Freddie não era do tipo de pessoa que se abalava tão facilmente.
Os anos foram passando e Freedie Mercury, era cada vez mais respeitado no cenário musical, tanto que em 1985, lança seu primeiro trabalho solo: Mr. Bad Guy. Nesta época, com o crescente número de casos de AIDS, e que de forma errônea, era associada os homossexuais, Freddie se afasta definitivamente do circuito gay. E, em abril de 1987, Freddie teve a notícia que estava contaminado com o vírus, algo que o deixou em choque. Os tratamentos foram prontamente iniciados, e como forma de motivação, Freddie se dedicou ao trabalho como nunca. Porém a doença avançava cada vez mais rápido. No início dos anos 80, o Queen havia feito as trilhas sonoras dos filmes Flash Gordon e Highlander, e com este curriculum, Freddie é convidado a cantar com Montserrat Caballé a música Barcelona, que poderia vir a ser a trilha sonora das Olimpíadas de 1992. No início de 1990, já haviam vários boatos sobre a doença do cantor, algo que nunca era confirmado. Freddie, sabendo que se tempo era curto, reuniu todos os seus companheiros de banda, e os disse que estava mal de saúde (não revelando quais eram estes problemas), e pediu para que compusessem o maior número de músicas possível e partiu para um estúdio localizado em Montreux, Suíça. Neste período é gravando Innuendo, que viria a ser o último trabalho da banda com aquela formação.
No início de novembro de 1991, o estado de saúde de Freddie se agrava, e contrariando os médicos, o cantor resolve encarar a morte de frente, abandonando o tratamento. No dia 23 daquele mês, Freddie lançou o seguinte comunicado a imprensa: "devido aos inúmeros rumores na imprensa nestas últimas duas semanas, eu gostaria de confirmar que fui testado como HIV positivo e tenho AIDS. Senti correto manter esta informação em segredo até hoje, com a finalidade de proteger todos ao meu redor. Agora chegou a hora dos meus amigos e fãs pelo mundo saberem da verdade e espero que todos se juntem aos meus médicos e a todos na luta contra esta terrível doença ao redor do globo. A minha privacidade sempre foi importante para mim e sou famoso pelo pequeno número de entrevista concedidas. Por favor, entendam que a política vai continuar". No dia seguinte, Freddie faleceu ás sete da noite, dormindo em seu quarto, deixando um legado um número de fãs que jamais o esquecerão.


 Mr. Bad Guy - 1985

01 - Let's Turn It On
02 - Made In Heaven
03 - I Was Born To Love You
04 - Foolin' Around
05 - Your Kind Of Lover
06 - Mr. Bad Guy
07 - Man Made Paradise
08 - There Must Be More To Life Than This
09 - Living On My Own
10 - My Love Is Dangerous
11 - Love Me Like There's No Tomorrow

Download

 The Great Pretender - 1987

01 - The Great Pretender
02 - Foolin' Around
03 - Time
04 - Your Kind Of Lover
05 - Exercises In Free Love
06 - In My Defence
07 - Mr. Bad Guy
08 - Let's Turn It On
09 - Living On My Own
10 - My Love Is Dangerous
11 - Love Kills
12 - Living On My Own (Techno Mix)

Download

 Freddie Mercury & Montserrat Caballe - Barcelona - 1988

01 - Barcelona
02 - La Japonaise
03 - The Fallen Priest
04 - Ensueño
05 - The Golden Boy
06 - Guide Me Home
07 - How Can I Go On
08 - Overture Piccante

Download

 The Freddie Mercury Album - 1992

01 - The Great Pretender
02 - Foolin' Around
03 - Time
04 - Your Kind Of Lover
05 - Exercises In Free Love
06 - In My Defense
07 - Mr. Bad Guy
08 - Let's Turn It On
09 - Living On My Own
10 - Love Kills
11 - Barcelona

Download

3 comentários: