Social Icons

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Nightwish - Discografia Comentada

Não é fácil para qualquer conjunto carregar o fardo de ser considerado o maior de seu país. Apesar do rótulo ser uma grande honraria, ela traz consigo uma série cobranças, pressões e comparações, essas últimas não apenas com outras bandas, mas mesmo com fases e membros de outras formações.
Imagine só o quanto essa pressão aumenta quando a tal banda é a maior da Finlândia? País que há anos se destaca no cenário do Metal, não somente pela quantidade, mas pela qualidade de seus músicos e bandas.
E, no caso do Nightwish, ao se tornar referência não apenas em seu país, mas em nível mundial, o conjunto experimentou (e ainda experimenta) tudo o que sucesso pode trazer, tanto pro lado positivo, quanto negativo.
A história do conjunto teve seu início em 1996, ano que o tecladista e compositor tecladista Tuomas Holopainen, decidiu deixar as duas bandas em que tocava,  Darkwoods My Betrothed e Nattvindens Gråt, para iniciar um novo projeto em que pudesse compor suas próprias músicas. Esse projeto era o Nightwish.
Para isso, chamou dois antigos amigos dos tempos de colégio, Emppu Vuorinen (guitarra) e Tarja Turunen (vocais), com os quais gravou uma demo contendo três faixas: Etiäinen, Forever Moments e Nightwish. Naquele momento, o recém criado conjunto focava seu som em faixas acústicas, com uma pegada Folk, mas logo Tuomas percebeu que poderia explorar melhor os ótimos vocais líricos de Tarja e passou a compor um material mais pesado e para isso recrutou o baterista Jukka Nevalainen, que se juntou ao conjunto em 1997.
As influências do quarteto acabaram sendo decisivas para o som o que passariam a produzir. Enquanto Tuomas e Tarja eram mais voltados para a música clássica e trilhas sonoras, Emppu e Jukka preferiam um som mais direto e pesado, sendo que o último é um grande fã de Thrash Metal, em especial de Slayer.
Com esse time, o Nightwish conseguiu seu primeiro contrato, assinando com a Spinefarm Records, uma gravadora grande, o que demonstrava o tamanho de seu potencial, o qual já aparecia na demo.
Em novembro de 1997, vem o primeiro álbum, Angels Fall First. O disco tornou-se um marco, pois definiu as bases de uma sonoridade que seria conhecida como Symphonic Metal. Era evidente que o Nightwish havia evoluído, como demonstram as faixas Elvenpath, The Carpenter e Tutankhamen. Apesar disso, ainda haviam momentos mais acústicos e voltados para a música finlandesa, como na marcante Lappi, dividida em quatro partes e que é um verdadeiro tributo à Finlândia, sendo que até é canta em suomi, idioma dos finlandeses. Aliás, em Angels Fall First, a influência Folk e as partes acústicas são muito mais evidentes do que em qualquer outro álbum do conjunto.
Como não havia baixista na banda, Emppu gravou o instrumento em estúdio. Além do disco ser o único em que Emppu tocava baixo, ainda haviam faixas em que Tuomas fazia os vocais, sendo elas Beauty And The Beast, Astral Romance, Once Upon A Troubadour e The Carpenter. Essa última acabou se tornando um grande sucesso, algo surpreendente para a própria banda e gravadora, pois atingiram ótimas colocações nas paradas finlandesas.
Apesar do sucesso, poucas apresentações ao vivo foram realizadas, pois Tarja ainda tinha de terminar seus estudos e Tuomas e Emppu tinham obrigações militares a cumprir no exército.
Em 1998, o conjunto recruta o baixista Sami Vänskä e lança seu segundo álbum, o ótimo Oceanborn, considerado até o hoje o disco mais obscuro de sua discografia. O disco foca ainda mais no Symphonic Metal, algo que agradou não apenas os fãs, como a mídia especializada. Dessa vez, os vocais masculinos ficaram a cargo de Tapio Wilska (Finntroll) , nas faixas Devil & The Deep Dark Ocean e The Pharaoh Sails To Orion. Os integrantes Tuomas Holopainen, Jukka Nevalainen e o próprio Wilska contribuíram com alguns vocais de fundo para Moondance, sendo a única música da banda a conter a voz de Jukka.
O álbum trouxe grandes sucessos, sendo eles Stargazers, Sacrament Of Wilderness, Passion And The Opera, Swanheart, Walking In The Air (cover de Howard Blake) e Sleeping Sun. Curiosamente, essa última saiu apenas como faixa bônus em algumas versões e se tornou um dos maiores êxitos comerciais da banda.
A arte da capa, obra de Maria Sandell, também é digna de elogios.
Mais uma vez o álbum atingiu ótimos resultados, mas dessa vez não ficou limitado apenas à Finlândia, obtendo boas vendas em outros países europeus, em especial na Alemanha.
Com isso, a banda iniciou uma série de apresentações, sendo contratada para atuar como banda de abertura para o Rage, em uma tour pela Europa.
Em maio de 2000, o conjunto lança seu terceiro disco, Wishmaster, o qual já vai logo para topo das paradas de sucesso em seu país, além de atingir ótimas vendas em toda a Europa e também ao redor do mundo.
O Nightwish tornava-se mais pesado, mas sem se afastar do lado sinfônico, o que lhe rendeu um som que agradava até pessoas que não gostavam de Metal e também os headbangers mais extremos.
A voz de Tarja se mostrava melhor a cada disco, enquanto a parte instrumental também evoluía, principalmente Tuomas, que criava belas linhas em seus teclados e grande orquestrações.
E Wishmaster é perfeito, sendo difícil destacar faixas específicas, mas os destaques vão para a faixa-título, com seu refrão forte, que passou a ser marca registrada nos shows, Deep Silent Complete, que expõe todo o talento de Tarja numa das composições mais marcantes do conjunto, The Kinslayer, que passou a ser inclusive a música de abertura nas apresentações da turnê e Dead Boy's Poem, uma faixa épica, muito sentimental e que trazia um dos melhores solos de Emppu.
Naquele momento a Europa tornou-se pequena para o quinteto e o Nightwish fez sua primeira grande turnê mundial, chamada Wishmaster World Tour, passando inclusive pela América do Sul, com três apresentações no Brasil (Curitiba, São Paulo e Porto Alegre).
Foi durante essa turnê que Tarja conheceu o empresário argentino Marcelo Cabuli, que futuramente passaria a ser seu marido e acabaria tendo uma participação importante no carreira da vocalista e próprio Nightwish.
Em 2001, o conjunto lança seu primeiro trabalho ao vivo, From Wishes To Eternity, que havia sido gravado no final de 2000, na cidade de Tampere (Finlândia).
Ainda em 2001, a banda lançou seu compacto Over The Hills And Far Away, cuja faixa-título era um cover de Gary Moore, sendo incontestável que a nova versão deixou a original no chinelo.
O compacto trazia ainda Astral Romance (com Tony Kakko do Sonata Arctica), 10ht Man Down (com Tapio Wilska) e Away, outra grande composição sentimental.
Após o último concerto da turnê, Sami Vänskä deixou o conjunto em razão de diferenças musicais com os outros membros.
O que parecia ser um problema, acabou se mostrando algo positivo para o conjunto, pois Tuomas já estava compondo o material do próximo álbum e planeja que ele tivesse mais vocais masculinos. Assim, o tecladista acabou contratando o baixista Marco Hietala, que já era um músico bem sucedido, tocando em bandas representativas como Tarot e Sinergy.
Marco também era um ótimo vocalista, algo que fez com que Tuomas pudesse dar continuidade no processo de composição, já voltado para os vocais de Marco.
Nessa época, Tarja deixou a Academia Sibelius e mudou-se para a Alemanha, onde passou a frequentar a Universidade de Música de Karlsruhe. Enquanto esteve lá, ela gravou os vocais para o próximo álbum, além de uma participação no também bem sucedido projeto Infinity do baixista argentino Beto Vázquez.
Com o ingresso de Marco, um Tuomas inspirado, os vocais soberbos de Tarja e várias composições impactantes, Century Child, quarto álbum do conjunto foi lançado em 2002.
O trabalho já começa com a ótima Bless The Child, Ever Dream, que foi eleita como primeira single, trazia Tarja em sua melhor forma, enquanto Dead To The World mostrava que Marco poderia ser ainda melhor explorado, pois seus vocais "casaram" muito bem com os de Tarja e com o som da banda.
The Phantom Of The Opera (clássico de Andrew Lloyd Webber) é outra faixa marcante, assim como a épica Beauty Of The Beast. Lagoon também é uma ótima faixa, mas que curiosamente, saiu apenas como bonus track, apesar de ser uma das melhores do disco.
Novamente iniciou uma grande turnê pelo mundo, chamada World Tour Of The Century, a qual teve seis apresentações no Brasil e também as primeiras datas nos Estados Unidos.
Century Child atingiu vendas ainda maiores que seu antecessor e a banda acabou tornando-se um fenômeno da música mundial e Tarja passou a ser considerada como a maior personalidade da Finlândia. A popularidade foi tão grande, que até mesmo no Brasil seus vídeos passaram a ser exibidos à exaustão pela finada MTV.
Não bastasse os trabalhos com a banda, ainda em 2002, Tarja excursionou pela América do Sul com o concerto Noche Escandinava I, um projeto de música clássica da vocalista com as cantoras Marjut Paavilainen e Ingvild Storhaug juntamente com a pianista japonesa Izumi Kawakatsu e o baritono Juha Koskela.
No início de 2003, acontece o casamento de Tarja com Marcelo Cabuli.
A mudança para a Alemanha, a dedicação ao projeto Noche Escandinava I e o casamento com Marcelo, acabaram afastando Tarja do restante dos músicos.
Também em 2003, a banda lança o documentário End Of Innocence, em que Tuomas e Jukka contavam a história da banda.
O ápice do conjunto vem 2004, com Once, disco que se tornaria um grande sucesso comercial, quebrando todos os recordes de Century Child. O disco também é o maior feito de Tuomas como compositor, que apresentou uma grande diversidade de temas. Nemo foi a primeira música de trabalho e trouxe grande resultados, assim como Wish I Had An Angel, que chegou a fazer parte da trilha-sonora do filme Alone In The Dark.
Kuolema Tekee Taiteilijan, retornava às origens, pois era cantada em Suomi. Apesar da língua, foi outro grande hit do disco, que ainda tinha Planet Hell, The Siren e Ghost Love Score (a minha favorita do álbum). E se isso não fosse suficiente, temos também Creek Mary's Blood, com a participação do índio americano John Two-Hawks, que fala sobre o assassinato de índios e nativo-americanos e Higher Than Hope, que Tuomas que ele fez para seu amigo, Marc Brueland, que morreu vítima de câncer em 2003.
Once também foi muito bem recebida pela crítica, que destacava a originalidade e qualidade das composições, além do talento dos músicos.
A turnê denominada Once Upon A Tour, teve os maiores públicos para os quais o conjunto já havia tocado e os levou para ainda mais países, tocando pela primeira vez em locais como Portugal e Japão.
O conjunto alcançava um sucesso que talvez sequer sonhasse em algum momento e foi justamente nessa época que ocorreu o golpe mais duro, o qual mudaria significativamente o seu caminho e ocorreu no dia 21 de outubro de 2005. Naquela data, a banda fazia a última apresentação da turnê, tocando na cidade de Helsinque, Finlândia. A apresentação foi gravada para ser lançada mais tarde. Tudo ocorreu bem e a banda fez um grande show, o qual mostrava o quanto haviam evoluído em comparação com o ao vivo anterior.
Logo após o show terminar, Tarja foi comunicada de sua demissão, através de uma carta escrita por Tuomas e assinada pelos demais membros. A saída de Tarja pegou todos de surpresa, inclusive a vocalista. No dia seguinte a carta foi publicada na página oficial da banda e dizia que Tarja vinha tendo um comportamento que não combinava mais com o conjunto, que eles não concordavam com Tarja querer sempre mais dinheiro pelos concertos e também falava que ela andava distante demais do resto grupo, e apontava o marido e empresário dela, Marcelo Cabuli, como responsável por essa mudança de atitude.
Tarja jamais perdoou os antigos colegas por tal atitude, principalmente pela decisão já ter sido tomada anteriormente e isso ter sido escondido dela. Além disso, reprovou a exposição do assunto, com a publicação da carta e disse que jamais solicitou mais dinheiro e que a sua dispensa era resultado do amor não correspondido que Tuomas nutria por ela.
A banda entrou em hiato, enquanto buscava encontrar uma substituta para Tarja. Diversas especulações surgiram, com grande parte dos fãs determinando que o conjunto iria acabar, pois não havia como substituir a vocalista. Entre as favoritas do público, estavam Simone Simons (Epica) e Floor Jansen (After Forever).
Em seu site, o Nightwish anunciou que aquelas que se interessassem pela vaga, deveria enviar seu material. Mais de duas mil candidatas tentaram a sorte. Após um longo processo de seleção, a sueca Anette Olzon (ex-Alyson Avenue) foi a escolhida. Tal decisão foi mantida em segredo, até que o próximo trabalho fosse finalizado.
O disco foi gravado entre setembro de 2006 a março de 2007.
Antes de lançar o disco, a banda pretendia divulgar a nova vocalista com o lançamento da single Eva, que sairia em junho de 2007. Porém, a faixa vazou antes e para coibir dos downloads, o trabalho saiu antes e, em maio de 2007, o nome de Anette Olzon foi divulgado.
Logo que a vocalista foi divulgada, surgiram inevitáveis e injustas comparações com Tarja Turunen.
O Nightwish havia atingido um padrão tão alto, que os fãs não esperava nada menos do que o mesmo padrão de excelência de Anette.
O que logo se tornou evidente era o fato de que nova vocalista não tinha quaisquer semelhanças com Tarja. Enquanto a finlandesa se destacava pelos vocais líricos, a novata tinha uma vertente mais para o Pop Rock. Assim, para se adaptar, o som do conjunto passou por grandes mudanças.
E as comparações foram muito prejudiciais para Anette, que se mostrou não lidar bem com a pressão e as críticas geralmente não levavam em consideração que a nova vocalista tinha uma bela voz.
Ainda assim, quando Dark Passion Play foi lançado, a banda já estava novamente entre as mais vendidas, graças às singles Eva e Amaranth, que colocaram em evidência. E se alguns fãs torceram o nariz para o novo som, a banda angariou novos admiradores, pois era claro que a sonoridade estava mais acessível.
Além da épica The Poet And The Pendulum, que Tuomas se refere como uma composição sobre a sua própria vida, o disco ainda tem a acústica The Inslander, que explora de maneira positiva a voz suave de Anette e que traz a participação do músico Troy Donockley que toca uma espécie de gaita, Bye Bye Beautiful uma composição mais pesada e For The Heart I Once Had, que é uma balada muito agradável.
Logo em setembro de 2007, saíram em uma grande turnê, a Dark Passion Play World Tour, na qual tocaram novamente no Brasil. As apresentações duraram até setembro de 2009 e foram um grande sucesso, apesar de inúmeros clássicos terem sido deixados de lado e outros terem o arranjo modificado para Anette dar conta.
Prova das diferenças foi que no ao vivo Made In Hong Kong (And In Various Other Places), sequer temos composições da época de Tarja.
Em 2010, Tuomas voltou para sua casa na Finlândia e começou a compor canções para um novo álbum, que logo teve seu nome divulgado: Imaginaerum. Cada vez mais absorvido pelos sons orquestrais e pelas trilhas-sonoras, Tuomas teve a intenção de que o próximo disco fosse uma grandiosa trilha-sonora.
Isso fez com que a sonoridade do conjunto perdesse o seu peso e o lado sinfônico ficasse mais evidente. Se em Wishmaster a banda havia chegado o mais próximo do Power Metal, Imaginaerum ia na direção oposta.
E se idéia era criar uma trilha-sonora, os sonhos do tecladista foram realizados, pois a banda fechou um contrato para produzir um filme que levaria o mesmo nome do álbum e que seria baseado em suas letras.
O disco saiu em novembro de 2011 e teve ótima recepção, sendo sucesso de crítica e de vendas. Contando com as ótimas Storytime, I Want My Tears Back, The Crow, The Owl And The Dove e Last Ride Of The Day, o álbum manteve o ótimo nível dos trabalhos anteriores. Ainda assim, muitos criticavam a ausência de peso e culpavam erroneamente Anette por isso. Se Imaginaerum é um disco sem peso, isso se deve exclusivamente à Tuomas, pois o cara compõe e produz todo. Aliás, nesse álbum, os demais músicos sequer fizeram colaborações, exceto Marco em The Owl And The Dove.
Outra crítica constante era o fato de várias faixas que faziam parte da história do Nightwish estarem ausentes dos shows.
Por fim, até mesmo os músicos estavam de saco cheio de sempre terem que defender Anette, mesmo após a vocalista mostrar ter qualidade em dois discos.
Essas cobranças acabaram trazendo um clima ruim para o conjunto e a coisa só ficou ainda pior em 28 de setembro de 2012. Antes de uma apresentação em Denver (EUA), Anette passou mal e foi internada, sendo substituída às pressas por Elize Ryd (Amaranthe) e Alissa White-Gluz, (na época no The Agonist, hoje no Arch Enemy).
Após saber da troca, Anette manisfestou publicamente a sua insatisfação, pois sequer ainda sido informada e isso só serviu para acirrar ainda mais os ânimos.
E se Tuomas foi frio o suficiente para dispensar da Tarja no momento de maior sucesso do Nightwish, era evidente que ele poderia fazer o mesmo com Anette, e fez!
Logo no dia 01 de outubro de 2012, no meio da turnê, a banda divulgou um comunicado oficial dizendo que, em comum acordo, a cantora e o restante do grupo decidiram se separar, sendo anunciada sua substituição por Floor Jansen.
Futuramente, Anette disse que a sua saída não foi tão amistosa assim e que foi posta pra fora da banda de uma maneira insensível e desrespeitosa. Assim como Tarja, após sua saída, Anette iniciou uma carreira solo.
A entrada de Floor Jansen fez que com a vocalista tivesse que aprender grande parte do repertório às pressas, mas logo que vídeos dos primeiros shows começaram a pintar na internet, ficou evidente que a substituição foi acertada. Aliás, com a ingresso da holandesa, Tuomas corrigiu um erro cometido lá em 2006, quando havia contratado uma vocalista que não tinha com qualquer identificação com o som do conjunto.
Quando indagado se Floor estava presente no próximo álbum, Tuomas afirmava não ter decidido e que, quando a turnê terminasse iria analisar a situação. Mas a sua permanência era evidente, pois além de ter um enorme carisma, Floor tem um talento e uma voz maiores ainda e versatilidade para cantar qualquer composição da discografia do conjunto.
Em outubro de 2013, foi comunicada a efetivação de Floor Jansen e também do multi-instrumentista Troy Donockley, que estava se apresentando com a banda desde os tempos de Dark Passion Play.
Naquele mesmo ano, veio o ao vivo Showtime, Storytime, gravado no Wacken Open Air e que serviu para apresentar a "nova" formação.
Em 2014, Tuomas anunciou que já estava trabalhando no próximo álbum, porém, antes mesmo de iniciar o processo de gravação, Jukka Nevalainen foi forçado a deixar a banda temporariamente devido à um problema de insônia, que o impediria de trabalhar no disco e também de sair em turnê.
Isso fez com que o baterista Kai Hahto (Wintersun), fosse contratado como substituto temporário, o qual deve permanecer com a banda até o fim da turnê mundial em 2016.
O novo álbum foi denominado Endless Forms Most Beautiful e logo que foi confirmado, criou-se uma expectativa muito grande, pois com o ingresso de Floor, o conjunto poderia voltar às composições da sua fase de maior sucesso, dando mais ênfase no canto lírico e um instrumental mais pesado.
Mas antes do disco ser lançado, a single Élan já deixava claro que não bastava apenas uma mudança nos vocais para a banda retornar às origens. As partes sinfônicas continuavam em destaque e deu-se a impressão de que estava-se ouvindo as faixas dos tempos da Anette, mas com a Tarja nos vocais.
E quando Endless Forms Most Beautiful foi lançado, isso se confirmou. O álbum é outro trabalho soberbo, não há como questionar tanto a parte de composição, quanto execução, mas o disco deixa uma sensação de poderia ser melhor. Ainda assim, sendo uma continuação natural de Imaginaerum, o disco cumpriu bem o seu papel e mostrou que a banda não se preocupa apenas em agradar o ouvinte, mas de expor aquilo que gostam de fazer, mantendo sua identidade.
Faixas como Élan, Edema Ruh, a faixa-título e a longa (até demais) The Greatest Show On Earth, comprovam que o Nightwish segue em evidência.
A expectativa é que, mais familiarizados com os vocais de Floor, os mesmo sejam melhor explorados em um eventual próximo álbum.
Por enquanto, temos a felicidade de ver a banda em um dos seus melhores momentos, o qual poderá render ótimos frutos no futuro.
Vida longa ao Nightwish, que ainda é o maior representante da música na Finlândia, algo que por si só, demonstra o quanto aquele projeto idealizado por Tuomas em 1996 chegou longe!


 Demo (Demo) (1996)

01 - The Forever Moments
02 - Nightwish
03 - Etiäinen

Download

 The Carpenter (Split CD) (1997)

01 - Nightwish: The Carpenter
02 - Children Of Bodom: Red Light In My Eyes, Part II
03 - Thy Serpent: Only Dust Moves…

Download

 Angels Fall First (1997)

01 - Elvenpath
02 - Beauty And The Beast
03 - The Carpenter
04 - Astral Romance
05 - Angels Fall First
06 - Tutankhamen
07 - Nymphomaniac Fantasia
08 - Know Why The Nightingale Sings
09 - Lappi I: Erämaajärvi
10 - Lappi II: Witchdrums
11 - Lappi III: This Moment Is Eternity
12 - Lappi IV: Etiainen
13 - A Return To The Sea (Bonus Track)
14 - Once Upon A Troubadour (Bonus Track)

Download

 Sacrament of Wilderness (Split CD) (1998)

01 - Nightwish - Sacrament Of Wilderness
02 - Eternal Tears Of Sorrow - Burning Flames' Embrace
03 - Darkwoods My Betrothed - The Crow And Warrior

Download

 Oceanborn (1998)

01 - Stargazers
02 - Gethsemane
03 - Devil And The Deep Dark Ocean (Feat. Tapio Wilska)
04 - Sacrament Of Wilderness
05 - Passion And The Opera
06 - Swanheart
07 - Moondance
08 - The Riddler
09 - The Pharaoh Sails To Orion (Feat. Tapio Wilska)
10 - Walking In The Air (Howard Blake Cover)
11 - Sleeping Sun (Bonus Track)
12 - Nightquest (Bonus Track)

Download

 Sleeping Sun (4 Ballads Of The Eclipse) (EP) (1999)

01 - Sleeping Sun
02 - Walking In The Air
03 - Swanheart
04 - Angels Fall First

Download

 Wishmaster (2000)

01 - She Is My Sin
02 - The Kinslayer (Feat. Ike Vil)
03 - Come Cover Me
04 - Wanderlust
05 - Two For Tragedy
06 - Wishmaster
07 - Bare Grace Misery
08 - Crownless
09 - Deep Silent Complete
10 - Dead Boy's Poem
11 - FantasMic
12 - Sleepwalker (Bonus Track)

Download

 Wishmastour 2000 (Live EP) (2000)

01 - Wishmaster
02 - Sleepwalker (Heavy Version)
03 - Passion And The Opera (Edit Version)
04 - Nightquest
05 - A Return To The Sea
06 - Once Upon A Troubadour

Download

 Over The Hills And Far Away (EP) (2001)

01 - Over The Hills And Far Away
02 - 10th Man Down
03 - Away
04 - The Kinslayer (Live)
05 - She Is My Sin (Live)
06 - Sacrament Of Wilderness (Live)
07 - Walking In The Air (Live)
08 - Astral Romance (Remake 2001)
09 - Beauty and The Beast (Live)
10 - Wishmaster (Live)

Download

 Over The Hills And Far Away - Drakkar Version (EP) (2001)

01 - Over The Hills And Far Away
02 - 10th Man Down
03 - Away
04 - Astral Romance (Remake 2001)
05 - The Kinslayer (Live)
06 - She Is My Sin (Live)
07 - Sacrament of Wilderness (Live)
08 - Walking In The Air (Live)
09 - Beauty & The Beast (Live)
10 - Wishmaster (Live)

Download

 From Wishes To Eternity (Live) (2001)

01 - The Kinslayer
02 - She Is My Sin
03 - Deep Silent Complete
04 - The Pharaoh Sails To Orion
05 - Come Cover Me
06 - Wanderlust
07 - Crimson Tide/Deep Blue Sea (Hans Zimmer Cover)
08 - Swanheart
09 - Elvenpath
10 - FantasMic Part III
11 - Dead Boy's Poem
12 - Sacrament of Wilderness
13 - Walking In The Air
14 - Wishmaster
15 - Beauty And The Beast (Feat. Tony Kakko)

Download

 Century Child (2002)

01 - Bless The Child
02 - End Of All Hope
03 - Dead To The World
04 - Ever Dream
05 - Slaying The Dreamer
06 - Forever Yours
07 - Ocean Soul
08 - Feel For You
09 - The Phantom of The Opera
10 - Beauty Of The Beast
11 - The Wayfarer (Bonus Track)
12 - Lagoon (Bonus Track)
13 - Bless The Child (Single Edit - Bonus Track)
14 - End Of All Hope (Live At Summer Breeze Open Air - Bonus Track)
15 - Dead To The World (Live At Summer Breeze Open Air - Bonus Track)

Download

 Bless The Child (EP) (2002)

01 - Bless The Child
02 - The Wayfarer
03 - Come Cover Me
04 - Dead Boy's Poem
05 - Once Upon A Troubadour
06 - A Return To The Sea
07 - Sleepwalker (Heavy Edition)
08 - Nightguest

Download

 End Of Innocence (Live At Summer Breeze Open Air) (2003)

01 - End of All Hope
02 - Dead To The World
03 - 10th Man Down
04 - Slaying The Dreamer
05 - Over The Hills and Far Away
06 - Sleeping Sun
07 - The Kinslayer
08 - Come Cover Me

Download

 Once (2004)

01 - Dark Chest Of Wonders
02 - Wish I Had An Angel
03 - Nemo
04 - Planet Hell
05 - Creek Mary's Blood
06 - The Siren
07 - Dead Gardens
08 - Romanticide
09 - Ghost Love Score
10 - Kuolema Tekee Taireilijan
11 - Higher Than Hope
12 - White Night Fantasy (Bonus Track)
13 - Live To Tell The Tale (Bonus Track)
14 - Symphony Of Destruction (Megadeth Cover - Bonus Track)
15 - Wish I Had An Angel (Demo Version - Bonus Track)

Download

 The Siren (EP) (2005)

01 - The Siren (Edit)
02 - The Siren (Album Version)
03 - The Siren (Live Version)
04 - Symphony of Destruction (Live Version)
05 - Kuolema Tekee Taiteilijan (Live Version)

Download

 Highest Hopes: The Best Of Nightwish (Compilation) (2005)

01 - Wish I Had An Angel
02 - Stargazers
03 - The Kinslayer
04 - Ever Dream
05 - Elvenpath
06 - Bless The Child
07 - Nemo
08 - Sleeping Sun 2005
09 - Dead To The World
10 - Over The Hills And Far Away
11 - Deep Silent Complete
12 - Sacrament Of Wilderness
13 - Walking In The Air
14 - Wishmaster
15 - Dead Boy's Poem
16 - High Hopes

Download

 Tales From The Elvenpath (Compilation) (2005)

01 - Wishmaster
02 - Sacrament Of Wilderness
03 - End Of All Hope
04 - Bless The Child
05 - Sleeping Sun
06 - She Is My Sin
07 - Walking In The Air
08 - Stargazers
09 - Over The Hills And Far Away
10 - The Kinslayer
11 - Dead Boy's Poem
12 - Sleepwalker
13 - Nightquest
14 - Lagoon
15 - The Wayfarer

Download

 Best Wishes (Compilation) (2005)

01 - Stargazers
02 - The Kinslayer
03 - She Is My Sin
04 - Ever Dream
05 - Come Cover Me
06 - Know Why The Nightingale Sings
07 - Bless The Child
08 - End Of All Hope
09 - The Riddler
10 - Sleepwalker (Original Mix)
11 - Crownless
12 - Sacrament Of Wilderness
13 - Walking In The Air
14 - Beauty And The Beast
15 - Wishmaster
16 - Over The Hills And Far Away
17 - Sleeping Sun

Download

 End Of An Era (Live) (2006)

CD 1:
01 - Dark Chest Of Wonders
02 - Planet Hell
03 - Ever Dream
04 - The Kinslayer
05 - The Phantom of The Opera
06 - Siren
07 - Sleeping Sun
08 - High Hopes
09 - Bless The Child
10 - Wishmaster

CD 2:
01 - Slaying The Dreamer
02 - Kuolema Tekee Taiteilijan
03 - Nemo
04 - Ghost Love Score
05 - Stone People
06 - Creek Mary's Blood
07 - Over The Hills and Far Away
08 - Wish I Had An Angel

Download

 Dark Passion Play (2007)

01 - The Poet and The Pendulum
02 - Bye Bye Beautiful
03 - Amaranth
04 - Cadence of Her Last Breath
05 - Master Passion Greed
06 - Eva
07 - Sahara
08 - Whoever Brings The Night
09 - For The Heart I Once Had
10 - The Islander
11 - Last of The Wilds
12 - 7 Days To The Wolves
13 - Meadows of Heaven
14 - Escapist (Bonus Track)

Download

 Amaranth (EP) (2007)

CD 1:
01 - Amaranth
02 - Reach (Amaranth Demo Version)
03 - Eva (Orchestral Version)
04 - While Your Lips Are Still Red

CD 2:
01 - Amaranth (Orchestral Version)
02 - Eva (Demo Version)

Download

 The Sound of Nightwish Reborn (Compilation) (2008)

01 - Eva (Pre-Anette Olzon Demo Version)
02 - Reach (Amaranth Pre-Anette Olzon Demo Version)
03 - While Your Lips Are Still Red (B-Side)
04 - The Escapist (B-Side)
05 - The Poet And The Pendulum (Pre-Anette Olzon Demo Version)
06 - Bye Bye Beautiful (DJ Orkidea Remix)
07 - Meadows Of Heaven (Orchestral Version)
08 - Amaranth (Orchestral Version)
09 - The Escapist (Instrumental Version)

Download

 Made In Hong Kong (And Various Other Places) (Live) (2009)

01 - Bye Bye Beautiful (Live)
02 - Whoever Brings The Night (Live)
03 - Amaranth (Live)
04 - The Poet And The Pendulum (Live)
05 - Sahara (Live)
06 - The Islander (Live)
07 - Last Of The Wilds (Live)
08 - 7 Days To The Wolves (Live)
09 - Escapist (Album Version)
10 - While Your Lips Are Still Red
11 - Cadence Of Her Last Breath (Demo Version)

Download

 Imaginaerum (2011)

CD 01

01 - Taikatalvi
02 - Storytime
03 - Ghost River
04 - Slow, Love, Slow
05 - I Want My Tears Back
06 - Scaretale
07 - Arabesque
08 - Turn Loose The Mermaids
09 - Rest Calm
10 - The Crow, The Owl and The Dove
11 - Last Ride Of The Day
12 - Song Of Myself
13 - Imaginaerum

CD 02 (Instrumental - Bonus CD)

01 - Taikatalvi
02 - Storytime
03 - Ghost River
04 - Slow, Love, Slow
05 - I Want My Tears Back
06 - Scaretale
07 - Arabesque
08 - Turn Loose The Mermaids
09 - Rest Calm
10 - The Crow, The Owl And The Dove
11 - Last Ride Of The Day
12 - Song Of Myself
13 - Imaginaerum

CD 03 (Exclusive CD)

01 - Rest Calm (Demo Version) (Exclusive Track)

Download

 Imaginaerum: The Score (2012)

01 - Find Your Story
02 - Orphanage Airlines
03 - Undertow
04 - Spying In The Doorway
05 - A Crackling Sphere
06 - Sundown
07 - Wonderfields
08 - Hey Buddy
09 - Deeper Down
10 - Dare To Enter
11 - I Have To Let You Go
12 - Heart Lying Still
13 - From G To E Minor

Download

 Trials Of Imaginaerum (EP) (2012)

01 - Storytime (Demo)
02 - The Crow, The Owl And The Dove (Demo)
03 - I Want Tears Back (Demo)
04 - Slow, Love, Slow (Demo)

Download

 Showtime, Storytime (Live) (2013)

01 - Dark Chest Of Wonders
02 - Wish I Had An Angel
03 - She Is My Sin
04 - Ghost River
05 - Ever Dream
06 - Storytime
07 - I Want My Tears Back
08 - Nemo
09 - Last of The Wilds
10 - Bless The Child
11 - Romanticide
12 - Amaranth
13 - Ghost Love Score
14 - Song Of Myself
15 - Last Ride Of The Day
16 - Imaginaerum (Outro)

Download (4shared)
Download (Ulozto)

 Elan (Single) (2015)

01 - Elan (Album Version)
02 - Sagan
03 - Elan (Alternative Version)
04 - Elan (Radio Edit)

Download

 Endless Forms Most Beautiful (2015)

CD 1:
01 - Shudder Before The Beautiful
02 - Weak Fantasy
03 - Élan
04 - Yours Is An Empty Hope
05 - Our Decades In The Sun
06 - My Walden
07 - Endless Forms Most Beautiful
08 - Edema Ruh
09 - Alpenglow
10 - Eyes Of Sharbat Gula
11 - The Greatest Show On Earth

Download (Ulozto)
Download (Zippyshare)

CD 2 (Instrumental Version):
01 - Shudder Before The Beautiful
02 - Weak Fantasy
03 - Élan
04 - Yours Is An Empty Hope
05 - Our Decades In The Sun
06 - My Walden
07 - Endless Forms Most Beautiful
08 - Edema Ruh
09 - Alpenglow
10 - Eyes Of Sharbat Gula
11 - The Greatest Show On Earth

CD 3 (Orchestral Version):
01 - Shudder Before The Beautiful
02 - Weak Fantasy
03 - Élan
04 - Yours Is An Empty Hope
05 - Our Decades In The Sun
06 - Endless Forms Most Beautiful
07 - Alpenglow
08 - The Eyes Of Sharbat Gula
09 - The Greatest Show On Earth

Download (CD 2 e CD 3 - Ulozto)

 Endless Forms Most Beautiful (Single) (2015)

01 - Endless Forms Most Beautiful
02 - Sagan (Instrumental)
03 - Endless Forms Most Beautiful (Alternative Version)
04 - Endless Forms Most Beautiful (Radio Edit)

Download (Ulozto)
Download (Zippyshare)

16 comentários:

  1. Cara essa banda eh Super maneira,
    Uma das Melhores Bandas de Gothic Metal, Tarja Forever , UHUuul

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por postar esta coletania, com certeza eh uma das melhores bandas! assim posso lotar meu mp3 de musicas de qualidade agora... pena que no brasil não lugares de qualidade para nós curtimos um som e enchermos a cara!

    ResponderExcluir
  3. Oi novamente. To adorando o site e to conhecendo bastante coisa por ele. Mt bom, principalmente agora q to baixando a discografia do Nightwish mt bom, mas to triste pq o link End Of Innocence - 2003 so fica carregando e não consigo baixar esse cd por favor vcs poderiam arrumar por favor. Obrigado Abraço pra todos Valeu

    ResponderExcluir
  4. obrigada ao WARRIORS OF THE METAL por fazer eu ter quase todas as músicas da minha banda preferida, NIGHTWISH!!!
    O problem é que eu disse "quase": alguns links não funcionaram e não consegui fazer todos os downloads.
    São eles:

    Over The Hills And Far Away - EP - Drakkar Version - 2001
    From Wishes To Eternity - 2001
    Bless The Child - Single - 2002
    Highest Hopes - The Best Of Nightwish - 2005
    The Sound Of Nightwish Reborn - 2008
    Made In Hong Kong (And Various Other Places) - 2009

    Espero que voce possam concertar isso e que eu possa baixar! :D
    E, de novo, obrigada MESMO!!! :*

    ResponderExcluir
  5. obrigada, galera, por disponibilizar esse material perfeito do Nightwish! :D
    nao consegui baixar esses EPS e singles:

    . Over The Hills And Far Away - EP - Drakkar Version - 2001
    . From Wishes To Eternity - 2001
    . Bless The Child - Single - 2002
    . Highest Hopes - The Best Of Nightwish - 2005
    . The Sound Of Nightwish Reborn - 2008
    . Made In Hong Kong (And Various Other Places) - 2009

    o link quebrou? sera que voces poderiam concertar? adoraria completar minha coleção da banda que mais curto no mundo! :B

    ResponderExcluir
  6. Galera, vocÊs são demais! Adoro o blog... xD
    Mas o link do Oceanborn e Wishmaster não estão funcionando... =/
    (Foram o que eu testei... xD)

    Nunca parem com esse blog, por favor... *-*

    ResponderExcluir
  7. Só para dizer que vcs são ótimos =)

    ResponderExcluir
  8. o Link de Kuolema Tekee Taiteilijan tá quebrado, ajeita lá pf =)

    ResponderExcluir
  9. Atualmente quem assumiu o vocal da banda é a ex-vocalista do After Forever e Revamp FLOOR JANSEN , que na minha opnião fica mais no padrão do Nightwish do que a Anette!

    ResponderExcluir
  10. Gracias estaba buscando algunos de esos discos desde hace un tiempo
    Por cierto te falta 2004 - Wish I Had An Angel (Single) dime como te lo puedo hacer llegar.

    ResponderExcluir
  11. Nightwish tem uma essência muito unica, Tuomas Hollopainen não deve ser desse mundo. Achei que com a saída da Tarja muito coisa se perderia, mas de Ellan em diante eu voltei a amar a banda. S2

    ResponderExcluir
  12. Pow kra, parabéns pelo site! Sofri pra achar um lugar pra baixar o endless forms e só achei aqui! Site top!!

    ResponderExcluir
  13. A banda é da terra dos VIKINGS! Precisa de algo mais para se ter RAÇA,FORÇA, a beleza das mulheres, proteção dos DEUSES... tudo isso junto à competência, tem um nome: NIGHTWISH. Com certeza, está entre as 10 melhores bandas do mundo.Já tomou ácido ? ... NÃO ??? ... nem precisa, ouça esses caras, que vc vai entender !!!!!!! ... VLW WOTM + 1 X. Rudão, obrigado. Discografia completa.
    Ei, cá enter nós, aqui do WOTM. Temos o maior e melhor festival do mundo, mas como sempre, precisamos CAGAR. os caras colocam Motley Crue, CPM 22, Faith No More, que estava no ostracismo, Lulu Santos, Lulu Santos,acredita nisso ???? no palco Mundo, e Nightwish lá nos cafundó do outro palco. Ah, tmb fizeram isso com o mestre, Steve Vai. O que se ''qué'' do BRAZIL ?????????

    ResponderExcluir
  14. Comecei a escutar Nightwish mais ou menos quando eu tinha uns 18 anos... Fiquei encantado com o som da banda. Tornei-me rapidamente apaixonado pelo trabalho deles; decepcionei-me quando começaram os problemas; e fiquei muito triste ao saber da saída da Tarja... Pensava que, de fato, o cenário musical, pelo menos o meu em particular, havia sido reduzido quando vi os discos seguintes à saída da Tarja estarem tão abixos da média... E finalmente, quando foi anunciada a entrada de Floor na banda, voltei a me animar. Uma vocalista que eu já admirava dos tempos do After Forever... Talvez o que de melhor exista neste último trabalho, seja a possibilidade de podermos ver os bons tempos do velho Nightwish de volta... E sim, esta é uma das maiores bandas do mundo!!

    ResponderExcluir
  15. Estou radiante com esse blog, sou fã da banda faz anos e me faltava alguns singles. VocÊs são nota mil.
    mas peço por gentileza verificar o album Trials of imaginaerum ep 2012 ele direciona para outro link
    desde ja agradecida

    ResponderExcluir