Social Icons

sábado, 16 de outubro de 2010

Hypocrisy - Discografia Comentada

Mais um Melodic Death Metal aqui no blog, do melhor, do foda, do poderoso, da Suécia! Mais um exemplo de banda do estilo que vale e muito a pena ouvir, pela sua técnica, seu peso, suas composições, suas letras... Hypocrisy é muito foda!
Tudo começou por volta de 1990, quando o sueco Peter Tägtgren tinha um projeto solo chamado "Seditious". Na época, ele visitou a Flórida, nos EUA, e percebeu como o Death Metal estava dando certo, com bandas como Morbid AngelObituaryDeath, entre outras, o que o deixou bastante empolgado. Então, ele prometeu a Phil Fasciana (Malevolent Creation) que da próxima vez que ele voltasse aos EUA, teria uma banda de Brutal Death Metal e um contrato em mãos.
Então, Peter voltou à Suécia e se concentrou em compôr, compôr e compôr. Com isso, ele gravou em 1991 sua primeira demo, intitulada "Rest In Pain", mas nunca a entregou a nenhuma gravadora porque os vocais não o agradavam, e ele queria membros para tocar ao vivo.
Logo, ele convidou o vocalista Masse Broberg (Votary) para fazer parte da banda, e ele aceitou. Então, ele regravou as três músicas da demo de 1991, e adicionaram mais duas, e então lançaram a segunda fita demo "Rest In Pain" de 1992 para a Nuclear Blast, gravadora que conseguiram contrato. Para completar o time, vieram o guitarrista Jonas Osterberg, o baixista Mikael Hedlund e o baterista Lars Szoke. Com a banda completa, fizeram seu primeiro show ao vivo no mesmo ano.
No mesmo ano saiu o debut "Penetralia", que rendeu à banda boas críticas, e uma turnê com a banda Brutality.
No ano de 1993, a banda teve dois lançamentos: o EP "Pleasure of Molestation" e, mostrando o ritmo e a empolgação da banda, o lançamento do álbum "Osculum Obscenum", que não mais conta com o guitarrista Jonas Osterberg, fazendo com que Peter assuma também a segunda guitarra. O álbum conta com uma faixa cover do Venom, chamada "Black Metal", e nesse álbum a banda aparece mais, se mostra "mais ela", com influências de Death e Black Metal, deixando de ser só mais uma banda de Death Metal.
Em 1994, uma mudança radical ocorreu: o vocalista Masse Broberg deixa a banda, fazendo com que Peter Tägtgren assuma também os vocais. Com esas formação, a banda lançou o EP "Inferior Devoties", o primeiro lançamento da banda como um trio. No mesmo ano sai o álbum "The Fourth Dimension". O álbum teve mais um redirecionamento da banda. Já começou a apresentar vocais limpos, teclados e influências de Doom Metal, o que fez com que os fãs mais conservadores criticassem a banda.
Dois anos depois, em 1996, sai o álbum que moldaria o estilo e a individualidade da banda desde então: o álbum "Abducted", com influências atmosféricas, uma musicalidade mais melódica, e uma banda bem mais madura, com vocais limpos, guturais fechados e rasgados. O álbum também apresenta uma temática que a banda se agarraria bastante desde então: alienígenas e ficção científica.
O ano de 1997 foi crítico para a banda pois Peter estava muito ocupado com seu próprio estúdio, que muitas bandas na época o requisitavam pois estava difícil conseguir isso em termos de Metal Extremo na época, e Peter tinha que assumir todas as responsabilidades referentes ao Hypocrisy, como entrevistas, composição de músicas, letras, produção, gravação, mixagem. Somando isso ao estúdio, que vinha sendo o seu real sustento financeiro, à família, ele começou a anunciar nas entrevistas que vinha realizando, que o próximo álbum seria o último do Hypocrisy, que depois do lançamento e dos shows, não haveria mais banda, e ele viria a se dedicar somente aos seus outros projetos.
É... digamos que "deu tudo errado", mas num bom sentido. Nesse mesmo ano saiu o então "último álbum da banda" intitulado "The Final Chapter", que viria a ser, até então, o mais bem sucedido álbum da banda. O mundo inteiro resenhou muito bem o álbum, a Nuclear Blast fez seu excelente trabalho de divulgação e a banda acabou por participar dos principais festivais europeus, incluindo o Wacken Open Air, onde a banda gravou seu show e o lançou como seu primeiro álbum ao vivo intitulado "Hypocrisy Destroys Wacken" em 1998. Por isso tudo "deu errado" em um bom sentido, rsrs... então Peter se reuniu com Mikael Hedlund e Lars Szoke e os fez prometer que iriam se dedicar mais à banda, ao instrumento que toca, ou qualquer coisa relacionada à banda. Ficou decidido também que a banda não mais lançaria álbum todos os anos, mas dariam intervalo para boas turnês e melhores álbuns.
Com isso, dois anos, em 1999 depois sai o sexto álbum do trio, intitulado "Hypocrisy". Ia se chamar "Clone", mas várias bandas da época estavam fazendo o mesmo, e por isso Peter mudou de ideia. O álbum é mais experimental, mais leve, mas ainda assim pesado, com tudo que a banda tem direito: vocais rasgados, guturais, limpos, guitarras limpas, letras depressivas, teclados... tudo.
A banda então se tornou assídua nos principais festivais europeus, e em 2000, mais um trabalho é lançado: "Into The Abyss". Aqui, a banda retorna às suas origens de Death Metal, além de incluir orquestrações em canções como "Fire In The Sky".
Em 2001, nada inédito foi lançado, mas como presente para os fãs, houve o lançamento do best of "10 Years of Chaos and Confusion". Só em 2002 sai algo novo, e é mais um álbum diferente: "Catch-22". O álbum tem riffs mais modernos que lembram até o Slipknot. Peter não entende por que os fãs não o receberam tão bem, dizendo até que foi um álbum "à frente de sua época, incompreendido". Peter tem muito orgulho desse álbum. Porém, ao vivo, as músicas pareciam funcionar, ficando bem foda.
Em 2004, mais um excelente trabalho é lançado, com temas extraterrestres, novamente: "The Arrival". Aqui a banda retorna às suas características que a definem como Hypocrisy: Músicas cativantes, com andamentos cadenciados, riffs e melodias marcantes, e os vocais tradicionais de Peter. 2004 também marcou uma coisa rara na banda: mudança de formação. Após 13 anos tocando como baterista na banda, Lars Szoke a deixa, sem declarar motivos. Para seu lugar é chamado o baterista Horgh, que havia ficado famoso por ter feito parte da até então extinta banda norueguesa de Black Metal Immortal (e hoje em dia a banda está de volta, com Hogh fazendo parte de ambas as bandas). A banda também voltou a ser um quarteto, tendo declarado o guitarrista de apoio Andreas Holma como membro oficial da banda.
O ano de 2005 chega com mais um fodástico lançamento da banda: "Virus". Para mim, o álbum mais cativante da banda, com uma qualidade invejável, e um peso que toca banda de Death Metal deve ter, sem nada exagerado, mas também nada fraco. A temática também é voltada para temas mais exigidos pelo Death Metal.
Em 2008, uma regravação do álbum "Catch-22" foi lançada, e recebeu o nome "Catch 22 (V2.0.08)". O álbum é o mesmo, mas remasterizado e regravado, mas com os vocais regravados e uma faixa bonus chamada "Nowhere To Run".
Continuando sua volta à tendência temática e mais agressiva do Death Metal, em 2009, mais um álbum porradeiro e fodaço é lançado: "A Taste of Extreme Divinity". Nesse álbum, a banda já não conta mais com o segundo guitarrista Andreas Holma, sabe-se lá porquê. Mas vale ressaltar que o álbum é tão foda quanto seu antecessor "Virus".
Entretanto, é possível notar mudança no álbum "End of Disclosure", de 2013. O Hypocrisy sempre foi uma banda de Melodic Death Metal, porém sempre com riffs avassaladores, pesados, assim como o Amon Amarth. Porém, nesse álbum a banda assume uma postura mais leve, mais próxima de outras bandas que definem de forma mais generalizada esse gênero, como o Dark Tranquillity, por exemplo. Não que seja de todo ruim, embora não seja minha preferência. Mas o Hypocrisy esmagador á lá "Virus" cai mais em conta, pelo menos pra mim. Ainda assim, de forma superficial, mostrou-se um bom disco.


 Rest In Pain (Demo) (1991)

01 - God Is A Lie
02 - Suffering Souls
03 - To Escape Is To Die

Download

 Rest In Pain (Demo) (1992)

01 - Nightmare
02 - Left To Rot
03 - Suffering Souls
04 - God Is A Lie
05 - To Escape Is To Die
06 - Turn The Page (Bonus Track)

Download

 Penetralia (1992)

01 - Impotent God
02 - Suffering Souls
03 - Nightmare
04 - Jesus' Fall
05 - God Is A Lie
06 - Left To Rot
07 - Burn By The Cross
08 - To Escape Is To Die
09 - Take The Throne
10 - Penetralia
11 - Untitled

Download

 Pleasure of Molestation (EP) (1993)

01 - Pleasure of Molestation (Demo Version)
02 - Exclamation of A Necrofag (Demo Version)
03 - Necronomicon (Demo Version)
04 - Attachment To The Ancestor (Demo Version)

Download

 Osculum Obscenum (1993)

01 - Pleasure of Molestation
02 - Exclamation of A Necrofag
03 - Osculum Obscenum
04 - Necronomicon
05 - Black Metal (Venom Cover)
06 - Inferior Devoties
07 - Infant Sacrifices
08 - Attachment To The Ancestor
09 - Althotas

Download

 Inferior Devoties (EP) (1994)

01 - Inferior Devoties
02 - Symbol of Baphomet
03 - Mental Emotions
04 - God Is A Lie
05 - Black Magic

Download

 The Fourth Dimension (1994)

01 - Apocalypse
02 - Mind Corrution
03 - Reincarnation
04 - Reborn
05 - Black Forest
06 - Never To Return
07 - Path To Babylon
08 - Slaughtered
09 - Orgy In Blood
10 - The North Wind
11 - T.E.M.P.T.
12 - The Fourth Dimension
13 - The Arrival of The Demons

Download

 Hypocrisy/Meshuggah (Split) (1996)

01 - Hypocrisy: Roswell 47
02 - Meshuggah: Future Breed Machine

Download

 Abducted (1996)

01 - The Bathering
02 - Roswell 47
03 - Killing Art
04 - The Arrival of The Demons (Part II)
05 - Buried
06 - Abducted
07 - Paradox
08 - Point of No Return
09 - When The Candle Fades
10 - Carved Up
11 - Reflections
12 - Slippin' Away
13 - Drained

Download

 Maximum Abduction (EP) (1996)

01 - Roswell 47
02 - Carved Up
03 - Request Denied
04 - Strange Ways (Kiss Cover)

Download

 The Final Chapter (1997)

01 - Inseminated Adoption
02 - A Coming Race
03 - Dominion
04 - Inquire Within
05 - Last Vanguard
06 - Request Denied
07 - Through The Window of Time
08 - Shamateur
09 - Adjusting The Sun
10 - Lies
11 - Evil Invaders
12 - The Final Chapter

Download

 Hypocrisy Destroys Wacken (Live) (1999)

01 - Roswell 47
02 - Inseminated Adoption
03 - A Coming Race
04 - Apocalypse
05 - Osculum Obscenum
06 - Buried
07 - Left To Rot
08 - The Fourth Dimension
09 - Pleasure of Molestation
10 - Killing Art
11 - The Final Chapter
12 - Time Warp
13 - Unkill The End
14 - Fuck U
15 - Beginning of The End

Download

 Hypocrisy (1999)

01 - Fractured Millennium
02 - Apocalyptic Hybrid
03 - Fusion Programmed Minds
04 - Elastic Inverted Visions
05 - Reversed Reflections
06 - Until The End
07 - Paranormal Mysterio
08 - Time Warp
09 - Disconnected Magnetic Corridors
10 - Paled Empty Sphere
11 - Selfinflicted Overload (Bonus Track)

Download

 Into The Abyss (2000)

01 - Legions Descend
02 - Blinded
03 - Resurrected
04 - Unleash The Beast
05 - Digital Prophecy
06 - Fire In The Sky
07 - Total Eclipse
08 - Unfold The Sorrow
09 - Sodomized
10 - Deathrow (No Regrets)

Download

 Nuclear Blast Festivals 2000 (Split) (2001)

01 - Raise Hell: Dance With The Devil
02 - Raise Hell: Babes
03 - Raise Hell: Soulcollector
04 - Kataklysm: 1999:6661:2000
05 - Kataklysm: Laments of Fear
06 - Kataklysm: The Awakener
07 - Hypocrisy: Fractured Millenium
08 - Hypocrisy: Legions Descend
09 - Hypocrisy: Fire In The Sky
10 - Hypocrisy: Elastic Inverted Visions
11 - Destruction: The Butcher Strikes Back
12 - Destruction: Tears of Blood
13 - Destruction: Mad Butcher
14 - Destruction: Total Desaster
15 - Crematory: Endless
16 - Crematory: I Never Die
17 - Crematory: Away

Download

 10 Years of Chaos and Confusion (Compilation) (2001)

01 - Penetralia (Re-recorded)
02 - The Fourth Dimension (Re-recorded)
03 - Osculum Obscenum (Re-recorded)
04 - Apocalypse (Re-recorded)
05 - Killing Art
06 - Deathrow (No Regrets)
07 - Left To Rot (Re-recorded)
08 - Until The End
09 - Pleasure of Molestation (Re-recorded)
10 - A Coming Race
11 - Fracured Millennium
12 - Return To Hangar
13 - Roswell 47
14 - Fire In The Sky
15 - The Final Chapter

Download

 Catch-22 (2002)

01 - Don't Judge Me
02 - Destroyed
03 - Edge of Madness
04 - A Public Puppet
05 - Uncontrolled
06 - Turn The Page
07 - Hatred
08 - Another Dead End (For Another Dead Man)
09 - Seeds of The Chosen One
10 - All Turns Black

Download

 The Arrival (2004)

01 - Born Dead, Buried Alive
02 - Erased
03 - Stillborn
04 - Slave To The Parasites
05 - New World
06 - The Abyss
07 - Dead By Dawing
08 - The Departure
09 - War Within

Download

 Virus (2005)

01 - XVI
02 - War-Path
03 - Scrutinized
04 - Fearless
05 - Carving For Another Killing
06 - Let The Knife Do The Talking
07 - A Thousand Lies
08 - Incised Before I've Ceased
09 - Blooddrenched
10 - Compulsive Psychosis
11 - Living To Die

Download

 Catch 22 (V2.0.08) (2008)

01 - Don't Judge Me
02 - Destroyed
03 - Edge of Madness
04 - A Public Puppet
05 - Uncontrolled
06 - Turn The Page
07 - Hatred
08 - Another Dead End (For Another Dead Man)
09 - Seeds of The Chosen One
10 - All Turns Black
11 - Nowhere To Run (Bonus Track)

Download

 A Taste of Extreme Divinity (2009)

01 - Valley of The Damned
02 - Hang Him High
03 - Solar Empire
04 - Weed Out The Weak
05 - No Tomorrow
06 - Global Domination
07 - Taste The Extreme Divine
08 - Alive
09 - The Quest
10 - Tamed (Filled With Fear)
11 - Sky's Falling Down

Download

 Valley of The Damned/Hordes of War (Split) (2009)

01 - Hypocrisy: Valley of The Damned
02 - Immortal: Hordes of War

Download

 Hell Over Sofia: 20 Years of Chaos and Confusion (Live) (2011)

CD 1:
01 - Valley of The Damned
02 - Hang Him High
03 - Fractured Millennium
04 - Adjusting The Sun
05 - Eraser
06 - Pleasures of Molestation
07 - Osculum Obscenum
08 - Penetralia
09 - Apocalypse
10 - Fourth Dimension
11 - Killing Art

CD 2:
01 - A Coming Race
02 - Let The Knife Do The Talking
03 - Weed Out The Weak
04 - Fire In The Sky
05 - The Final Chapter
06 - War-Path
07 - Roswell 47

Download

 Beast of Hypocrisy (Compilation) (2012)

01 - Valley of The Damned
02 - Hang Him High
03 - Fractured Millennium
04 - Adjusting The Sun
05 - Eraser
06 - Pleasure of Molestation
07 - Osculum Obscenum
08 - Penetralia
09 - Apocalypse
10 - The Fourth Dimension
11 - Killing Art
12 - A Coming Race
13 - Let The Knife Do The Talking
14 - Weed Out The Weak
15 - Fire In The Sky
16 - The Final Chapter
17 - War-Path
18 - Roswell 47

Download

 End of Disclosure (2013)

01 - End of Disclosure
02 - Tales of Thy Spineless
03 - The Eye
04 - United We Fall
05 - 44 Double Zero
06 - Hell Is Where I Stay
07 - Soldier of Fortune
08 - When Death Calls
09 - The Return

Download

 Party.San Metal Open Air: Hell Is Here-Sampler (Split) (2013)

01 - Carcass: Captive Bolt Pistol
02 - Hypocrisy: Too Drunk To Fuck (Demo) (Dead Kennedys Cover)
03 - Hypocrisy: They Lie (The Exploited Cover)
04 - Legion of The Damned: Mountain Wolves Under A Crescent Moon
05 - Legion of The Damned: Summon All Hate

Download

 Penetralia/Osculum Obscenum (Compilation) (2013)

CD 1 - Penetralia:
01 - Impotent God
02 - Suffering Souls
03 - Nightmare
04 - Jesus Fall
05 - God Is A Lie
06 - Left To Rot
07 - Burn By The Cross
08 - To Escape Is To Die
09 - Take The Throne
10 - Penetralia
11 - Left To Rot (Live)
12 - God Is A Lie (Live)

CD 2 - Osculum Obscenum:
01 - Pleasure of Molestation
02 - Exklamation of A Necrofag
03 - Osculum Obscenum
04 - Necronomicon
05 - Black Metal
06 - Inferior Devoties
07 - Infant Sacrifices
08 - Attachment To The Ancestor
09 - Althotas
10 - Pleasure of Molestation (Live)
11 - Osculum Obscenum (Live)
12 - Necronomicon (Live)

Download

 Too Drunk To Fuck (EP) (2013)

01 - Too Drunk To Fuck (Dead Kennedys Cover)
02 - They Lie (The Exploited Cover)


Nenhum comentário:

Postar um comentário